Liturgia Diária – 29ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira (24/10/2023)
Liturgia Diária de Terça-feira, 24 de outubro de 2023.
Receba aqui diariamente o Evangelho de Hoje Comentado da Liturgia em nosso site. Acompanhe o Evangelho do dia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira leitura: Romanos 5, 12.15.17-21
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:
Irmãos: 12O pecado entrou no mundo por um só homem. Através do pecado, entrou a morte. E a morte passou para todos os homens, porque todos pecaram. 15bA transgressão de um só levou a multidão humana à morte, mas foi de modo bem mais superior que a graça de Deus, ou seja, o dom gratuito concedido através de um só homem, Jesus Cristo, se derramou em abundância sobre todos. 17Por um só homem, pela falta de um só homem, a morte começou a reinar. Muito mais reinarão na vida, pela mediação de um só, Jesus Cristo, os que recebem o dom gratuito e superabundante da justiça. 18Como a falta de um só acarretou condenação para todos os homens, assim o ato de justiça de um só trouxe, para todos os homens, a justificaçóo que dá a vida. 19Com efeito, como pela desobediência de um só homem a humanidade toda foi estabelecida numa situaçóo de pecado, assim também, pela obediência de um só, toda a humanidade passará para uma situação de justiça. 20bPorém, onde se multiplicou o pecado, aí superabundou a graça. 21Enfim, como o pecado tem reinado pela morte, que a graça reine pela justiça, para a vida eterna, por Jesus Cristo, Senhor nosso.
– Palavra do Senhor
– Graças a Deus
Salmo
Salmo 39 (40)
– Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!
– Sacrifício e oblação não quisestes, mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados, E então eu vos disse: ‘Eis que venho!’
– Sobre mim está escrito no livro: ‘Com prazer faço a vossa vontade, guardo em meu coração vossa lei!’
– Boas-novas de vossa justiça anunciei numa grande assembléia; vós sabeis: não fechei os meus lábios!
– Mas se alegre e em vós rejubile todo ser que vos busca, Senhor! Digam sempre: ‘É grande o Senhor!’ os que buscam em vós seu auxílio.
Evangelho do Dia
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 12, 35-38
– Aleluia, Aleluia, Aleluia!
– Vigiai e orai para ficardes de pé ante o Filho do homem! (Lc 21,36);
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 35Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. 36Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrir em, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater. 37Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. 38E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar!
– Palavra da Salvação
– Glória a Vós, Senhor
Reflexão da Liturgia Diária
O que significa “vossos rins estejam cingidos?” Esta frase, que não é comumente usada hoje, significa literalmente “aperte o cinto”. Tradicionalmente, refere-se a alguém que usa um manto longo que dificulta a movimentação rápida e fácil. Assim, cingir os rins significa enfiar o manto longo e apertar o cinto para estar preparado para alguma atividade física. Também era comumente usado para exortar aqueles que se preparavam para a batalha a se prepararem. Simbolicamente, então, esta frase significa simplesmente estar pronto para algo difícil ou desafiador. Significa estar vigilante e preparado. Espiritualmente falando, Jesus está dizendo aos Seus discípulos para estarem prontos para a batalha espiritual que os espera.
Jesus então diz aos Seus discípulos para acenderem suas lâmpadas. Essa frase pode ter vários significados, como “Não permaneça nas trevas do pecado ou da ignorância” ou “Deixe a luz da caridade brilhar enquanto você navega pela vida” ou “Permita que a luz da verdade brilhe em sua mente”. .” Portanto, à luz da fé, devem estar preparados e vigilantes, prontos para fazer tudo o que o Senhor os manda fazer.
O Evangelho de hoje termina com Jesus dizendo que os discípulos serão verdadeiramente bem-aventurados se permanecerem vigilantes até à segunda ou terceira vigília da noite. Alguns Padres da Igreja veem isto como uma referência a três períodos da vida de uma pessoa: a infância sendo a primeira vigília, a meia-idade sendo a segunda e a velhice sendo a terceira vigília.
Compreendidos estes significados, uma mensagem que podemos tirar deste Evangelho é que Jesus está nos chamando a estar vigilantes em nossa fé em todos os momentos de nossas vidas. Para aqueles que já viveram muitos anos, pode ser útil relembrar o quão fiel você foi em todos os períodos da sua vida. Deus quer usá-lo de muitas maneiras durante a infância, na meia-idade e até na velhice. A jornada da fé nunca deve terminar. Em vez disso, deve aprofundar-se continuamente à medida que envelhecemos. Mas isso só será possível se vocês “cingirem os rins” e “acenderem as suas lâmpadas”. Você deve estar continuamente vigilante, continuamente atento à luz da fé e estar continuamente pronto para agir sempre que Deus o inspirar a agir.
Reflita hoje sobre a jornada de fé e serviço a Deus ao longo da vida para a qual você foi chamado. Ser cristão não é simplesmente algo em que você nasce. Se você nasceu na fé, pondere especialmente o que você fez ao longo da vida para aprofundar e fortalecer diariamente essa fé. Pense se você respondeu diligentemente às inúmeras inspirações do Espírito Santo para espalhar a luz da fé a outras pessoas. Se você foi verdadeiramente fiel durante toda a sua vida, então dê graças a Deus e comprometa-se novamente com essa fidelidade pelo resto da vida. Se lhe faltou fé e atenção vigilante à vontade de Deus, então coloque isso nas mãos da misericórdia de Deus e resolva, a partir de hoje, fazer tudo o que puder para responder à vontade de Deus no momento em que Deus chamar.
Oração do Dia
Meu misericordioso Senhor, agradeço-te pelas inúmeras maneiras ao longo da minha vida com que falaste comigo, chamando-me a cumprir a minha missão de fé e amor neste mundo. Comprometo-me com Você, neste dia, a permanecer sempre vigilante e atento a Ti sempre que Você ligar. Use-me, querido Senhor, para que eu possa levar a luz do Seu Evangelho salvador a um mundo necessitado. Jesus eu confio em vós.
A Liturgia Diária para os Católicos
Utilizada em todas as missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outros momentos ou celebrações católicas.
A igreja celebra o Mistério de Cristo todos os dias do ano, e seu ponto mais importante é o domingo. Neste dia, os católicos vão à missa como maneira de cumprir um dos Cinco Mandamentos.
Sendo assim, a Liturgia é a ação em unidade do povo de Deus. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária costuma ser comentada por seu celebrante.
Sobre o Autor
0 Comentários