Liturgia Diária – 29ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira (24/10/2023)

Salmo de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Terça-feira, 24 de outubro de 2023.

Receba aqui diariamente o Evangelho de Hoje Comentado da Liturgia em nosso site. Acompanhe o Evangelho do dia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Romanos 5, 12.15.17-21

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

Irmãos: 12O pecado entrou no mundo por um só homem. Através do pecado, entrou a morte. E a morte passou para todos os homens, porque todos pecaram. 15bA transgressão de um só levou a multidão humana à morte, mas foi de modo bem mais superior que a graça de Deus, ou seja, o dom gratuito concedido através de um só homem, Jesus Cristo, se derramou em abundância sobre todos. 17Por um só homem, pela falta de um só homem, a morte começou a reinar. Muito mais reinarão na vida, pela mediação de um só, Jesus Cristo, os que recebem o dom gratuito e superabundante da justiça. 18Como a falta de um só acarretou condenação para todos os homens, assim o ato de justiça de um só trouxe, para todos os homens, a justificaçóo que dá a vida. 19Com efeito, como pela desobediência de um só homem a humanidade toda foi estabelecida numa situaçóo de pecado, assim também, pela obediência de um só, toda a humanidade passará para uma situação de justiça. 20bPorém, onde se multiplicou o pecado, aí superabundou a graça. 21Enfim, como o pecado tem reinado pela morte, que a graça reine pela justiça, para a vida eterna, por Jesus Cristo, Senhor nosso.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 39 (40)

– Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

– Sacrifício e oblação não quisestes, mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados, E então eu vos disse: ‘Eis que venho!’

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (19/04/2024)

– Sobre mim está escrito no livro: ‘Com prazer faço a vossa vontade, guardo em meu coração vossa lei!’

– Boas-novas de vossa justiça anunciei numa grande assembléia; vós sabeis: não fechei os meus lábios!

– Mas se alegre e em vós rejubile todo ser que vos busca, Senhor! Digam sempre: ‘É grande o Senhor!’ os que buscam em vós seu auxílio.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 12, 35-38

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Vigiai e orai para ficardes de pé ante o Filho do homem! (Lc 21,36);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 35Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. 36Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrir em, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater. 37Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. 38E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar!

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

O que significa “vossos rins estejam cingidos?” Esta frase, que não é comumente usada hoje, significa literalmente “aperte o cinto”. Tradicionalmente, refere-se a alguém que usa um manto longo que dificulta a movimentação rápida e fácil. Assim, cingir os rins significa enfiar o manto longo e apertar o cinto para estar preparado para alguma atividade física. Também era comumente usado para exortar aqueles que se preparavam para a batalha a se prepararem. Simbolicamente, então, esta frase significa simplesmente estar pronto para algo difícil ou desafiador. Significa estar vigilante e preparado. Espiritualmente falando, Jesus está dizendo aos Seus discípulos para estarem prontos para a batalha espiritual que os espera.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (18/04/2024)

Jesus então diz aos Seus discípulos para acenderem suas lâmpadas. Essa frase pode ter vários significados, como “Não permaneça nas trevas do pecado ou da ignorância” ou “Deixe a luz da caridade brilhar enquanto você navega pela vida” ou “Permita que a luz da verdade brilhe em sua mente”. .” Portanto, à luz da fé, devem estar preparados e vigilantes, prontos para fazer tudo o que o Senhor os manda fazer.

O Evangelho de hoje termina com Jesus dizendo que os discípulos serão verdadeiramente bem-aventurados se permanecerem vigilantes até à segunda ou terceira vigília da noite. Alguns Padres da Igreja veem isto como uma referência a três períodos da vida de uma pessoa: a infância sendo a primeira vigília, a meia-idade sendo a segunda e a velhice sendo a terceira vigília.

Compreendidos estes significados, uma mensagem que podemos tirar deste Evangelho é que Jesus está nos chamando a estar vigilantes em nossa fé em todos os momentos de nossas vidas. Para aqueles que já viveram muitos anos, pode ser útil relembrar o quão fiel você foi em todos os períodos da sua vida. Deus quer usá-lo de muitas maneiras durante a infância, na meia-idade e até na velhice. A jornada da fé nunca deve terminar. Em vez disso, deve aprofundar-se continuamente à medida que envelhecemos. Mas isso só será possível se vocês “cingirem os rins” e “acenderem as suas lâmpadas”. Você deve estar continuamente vigilante, continuamente atento à luz da fé e estar continuamente pronto para agir sempre que Deus o inspirar a agir.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Sábado (20/04/2024)

Reflita hoje sobre a jornada de fé e serviço a Deus ao longo da vida para a qual você foi chamado. Ser cristão não é simplesmente algo em que você nasce. Se você nasceu na fé, pondere especialmente o que você fez ao longo da vida para aprofundar e fortalecer diariamente essa fé. Pense se você respondeu diligentemente às inúmeras inspirações do Espírito Santo para espalhar a luz da fé a outras pessoas. Se você foi verdadeiramente fiel durante toda a sua vida, então dê graças a Deus e comprometa-se novamente com essa fidelidade pelo resto da vida. Se lhe faltou fé e atenção vigilante à vontade de Deus, então coloque isso nas mãos da misericórdia de Deus e resolva, a partir de hoje, fazer tudo o que puder para responder à vontade de Deus no momento em que Deus chamar.

Oração do Dia

Meu misericordioso Senhor, agradeço-te pelas inúmeras maneiras ao longo da minha vida com que falaste comigo, chamando-me a cumprir a minha missão de fé e amor neste mundo. Comprometo-me com Você, neste dia, a permanecer sempre vigilante e atento a Ti sempre que Você ligar. Use-me, querido Senhor, para que eu possa levar a luz do Seu Evangelho salvador a um mundo necessitado. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada em todas as missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outros momentos ou celebrações católicas.

A igreja celebra o Mistério de Cristo todos os dias do ano, e seu ponto mais importante é o domingo. Neste dia, os católicos vão à missa como maneira de cumprir um dos Cinco Mandamentos.

Sendo assim, a Liturgia é a ação em unidade do povo de Deus. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária costuma ser comentada por seu celebrante.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *