Liturgia Diária – 23ª Semana do Tempo Comum, Sábado (10/09/2022)

Homilia

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 23ª Semana do Tempo Comum, Sábado, 10 de setembro de 2022.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Veja a Leitura e Homilia de Hoje do evangelho do dia e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Coríntios 10,14-22

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

Meus caríssimos, fugi da idolatria. 15Eu vos falo como a pessoas esclarecidas. Então, ponderai bem o que eu digo: 16O cálice da bênção, o cálice que abençoamos, não é comunhão com o sangue de Cristo? E o pão que partimos, não é comunhão com o corpo de Cristo? 17Porque há um só pão, nós todos somos um só corpo, pois todos participamos desse único pão. 18Considerai os filhos de Israel: Os que comem as vítimas sacrificais não estão em comunhão com o altar? 19Então, o que dizer? Que a carne de um sacrifício idolátrico tem algum valor? Ou que o ídolo vale alguma coisa? 20- Nada disso. O que eu digo é que os idólatras oferecem seus sacrifícios aos demônios e não a Deus. Ora, eu não quero que entreis em comunhão com os demônios. 21Vós não podeis beber do cálice do Senhor e do cálice dos demônios; vós não podeis participar da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. 22Ou, quem sabe, queremos excitar o zelo santo do Senhor? Somos porventura mais fortes do que ele?

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 115 (116)

Oferto ao Senhor um sacrifício de louvor

– Que poderei retribuir ao Senhor Deus por tudo aquilo que ele fez em meu favor? Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor.

– Por isso oferto um sacrifício de louvor, invocando o nome santo do Senhor. Vou cumprir minhas promessas ao Senhor na presença de seu povo reunido.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 6,43-49

– Aleluia, Aleluia, Aleluia

– Quem me ama, realmente, guardará minha palavra e meu Pai o amará, e a ele nós viremos (Jo 14,23)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43Não existe árvore boa que dê frutos ruins, nem árvore ruim que dê frutos bons. 44Toda árvore é reconhecida pelos seus frutos. Não se colhem figos de espinheiros, nem uvas de plantas espinhosas. 45O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração. Mas o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, pois sua boca fala do que o coração está cheio. 46Por que me chamais: ‘Senhor! Senhor!’, mas não fazeis o que eu digo? 47Vou mostrar-vos com quem se parece todo aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as põe em prática. 48É semelhante a um homem que construiu uma casa: cavou fundo e colocou o alicerce sobre a rocha. Veio a enchente, a torrente deu contra a casa, mas não conseguiu derrubá-la, porque estava bem construída. 49Aquele, porém, que ouve e não põe em prática, é semelhante a um homem que construiu uma casa no chão, sem alicerce. A torrente deu contra a casa, e ela imediatamente desabou;
e foi grande a ruína dessa casa.’

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Como é a sua base? É rocha sólida? Ou é areia? Esta passagem do Evangelho revela a importância de uma base sólida para a vida.

Muitas vezes não se pensa ou se preocupa com uma fundação, a menos que ceda. Isso é importante para refletir. Quando uma fundação é sólida, muitas vezes passa despercebida e há pouca preocupação durante as tempestades a qualquer momento.

O mesmo se aplica ao nosso fundamento espiritual. O fundamento espiritual que somos chamados a ter é uma profunda fé fundamentada na oração. Nosso fundamento é nossa comunicação diária com Cristo. Nessa oração, o próprio Jesus se torna o fundamento de nossa vida. E quando Ele é o fundamento de nossa vida, nada pode nos prejudicar e nada pode nos impedir de cumprir nossa missão de vida.

Compare isso com uma base fraca. Um alicerce fraco é aquele que confia em si mesmo como fonte de estabilidade e força em tempos de dificuldades. Mas a verdade é que nenhum de nós é forte o suficiente para ser nosso próprio alicerce. Aqueles que tentam essa abordagem são tolos que aprendem da maneira mais difícil que não podem suportar qualquer tempestade que a vida jogue sobre eles.

Reflita, hoje, sobre quão bem a fundação de sua vida foi construída. Quando é forte, você pode dar atenção a muitos outros aspectos de sua vida. Quando estiver fraco, você estará continuamente fazendo controle de danos enquanto procura evitar que sua vida desmorone. Comprometa-se novamente a uma vida de profunda oração para que Cristo Jesus seja a base sólida de sua vida.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

Oração do Dia

Senhor, Tu és minha rocha e minha força. Só você me apoia em todas as coisas da vida. Ajuda-me a confiar ainda mais em Ti, para que eu possa realizar diariamente tudo o que Tu me chamas a fazer. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como sendo um rito que traz uma certa formalização da missa, mas o verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia vem para fazer com que os cristãos reflitam as palavras e busquem trazê-las para a sua vida e para os seu dia a dia como forma de viver a Palavra de Deus não apenas na missa mas também na vida cotidiana.

A liturgia vem mostrar o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A liturgia vem nos trazer orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *