Liturgia Diária – 2ª Semana da Páscoa – Terça-feira (09/04/2024)

Salmo de Hoje

Liturgia Diária de Terça-feira, 9 de abril de 2024.

Receba diariamente a Liturgia do Dia em nosso site. Confira as Leituras das Homilias de Hoje e Evangelho do dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (At 4,32-37)

Leitura dos Atos dos Apóstolos

32 A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava como próprias as coisas que possuía, mas tudo entre eles era posto em comum.

33 Com grandes sinais de poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus. E os fiéis eram estimados por todos. 34 Entre eles ninguém passava necessidade, pois aqueles que possuíam terras ou casas, vendiam-nas, levavam o dinheiro, 35 e o colocavam aos pés dos apóstolos. Depois, era distribuído conforme a necessidade de cada um.

36 José, chamado pelos apóstolos de Barnabé, que significa filho da consolação, levita e natural de Chipre, 37 possuía um campo. Vendeu e foi depositar o dinheiro aos pés dos apóstolos.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 92 (93)

— Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.

— Deus é Rei e se vestiu de majestade, revestiu-se de poder e de esplendor!

— Vós firmastes o universo inabalável, vós firmastes vosso trono desde a origem, desde sempre, ó Senhor, vós existis!

— Verdadeiros são os vossos testemunhos, refulge a santidade em vossa casa, pelos séculos dos séculos, Senhor!

Evangelho do Dia

Evangelho (Jo 3,7b-15)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— O Filho do homem há de ser levantado, para que, quem nele crer, possua a vida eterna. (Jo 3,14b.15)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 7b “Vós deveis nascer do alto. 8 O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.

9 Nicodemos perguntou: “Como é que isso pode acontecer?” 10 Respondeu-lhe Jesus: “Tu és mestre em Israel, mas não sabes estas coisas? 11 Em verdade, em verdade, te digo, nós falamos daquilo que sabemos e damos testemunho daquilo que temos visto, mas vós não aceitais o nosso testemunho. 12 Se não acreditais, quando vos falo das coisas da terra, como acreditareis se vos falar das coisas do céu? 13 E ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. 14 Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15 para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Como refletimos ontem, Nicodemos é um dos únicos fariseus que finalmente se converteu, tornou-se seguidor de Jesus e hoje é considerado um santo. Os únicos outros fariseus registrados nominalmente como convertidos ao cristianismo foram São Paulo e Gamaliel. Atos 15:5 também indica que alguns outros fariseus finalmente se converteram.

Quando os muitos encontros entre Jesus e os fariseus são considerados como um todo, fica claro que houve grande resistência entre eles em relação a Jesus e ao Seu ensino. Eles procuravam constantemente prendê-Lo e, claro, foram responsáveis ​​pela Sua morte, juntamente com outros líderes religiosos importantes do Sinédrio. Por essa razão, é fácil compreender que deve ter havido grande pressão sobre todos os fariseus para rejeitarem Jesus. Cada um deles teria sentido o poder da pressão dos colegas para agir de acordo com a visão geral da condenação de Jesus. Este é o contexto da passagem acima em que Nicodemos questiona Jesus. Esta passagem continua a conversa do evangelho de ontem, na qual Jesus diz claramente a Nicodemos que o caminho para o céu é “nascer do alto”. Nicodemos questiona como alguém pode “nascer de novo”, e então Jesus faz esta aparente crítica a Ele citada acima.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

É útil compreender que a crítica de Jesus não foi uma condenação de Nicodemos. Não estava no tom normal de Suas declarações “Ai de você…”; antes, foi um desafio gentil, mas muito direto, a Nicodemos, de modo a movê-lo das suas perguntas para a fé. E essa é a chave. Nicodemos não foi até Jesus para prendê-lo e condená-lo como os outros fariseus fizeram. Nicodemos veio porque estava confuso. E muito provavelmente, ele estava confuso porque sentiu uma grande pressão dos seus colegas fariseus para condenar Jesus.

A compreensão deste contexto deve ajudar-nos a compreender não só a bondade e a coragem de Nicodemos, mas também a ousadia amorosa de Jesus. Jesus sabia que Nicodemos estava aberto. Ele sabia que Nicodemos poderia ser conquistado. Mas Jesus também sabia que Nicodemos precisava ser desafiado de forma direta e firme. Ele precisava de um “empurrão santo” para entrar no dom da fé. É claro que o desafio de Jesus acabou conquistando Nicodemos.

Reflita hoje sobre como você também precisa de um “empurrão sagrado” de nosso Senhor. Que forma de pressão mundana você experimenta na vida? Amigos, vizinhos, familiares ou colegas de trabalho impõem sobre você de alguma forma uma pressão de grupo que é contrária à vida de verdadeira santidade? Se for assim, pondere sobre a coragem suprema de Nicodemos, São Paulo e Gamaliel. Deixe que o testemunho deles o inspire e permita que o nosso Senhor o desafie onde você mais precisa, para que você também receba o “empurrão sagrado” de que precisa para ser um seguidor mais fiel de Jesus.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

Oração do Dia

Meu Senhor de todas as forças, Tu és inabalável em Sua determinação de me desafiar na área em que mais preciso. Ajude-me a receber Suas gentis repreensões de amor quando estiver fraco, para que eu tenha a coragem e a força necessárias para ser um seguidor fiel de Ti. Dê-me clareza e compreensão, querido Senhor, e ajude-me a superar as pressões enganosas do mundo. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.

Dessa forma, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *