Liturgia Diária – 2ª Semana do Advento, Sexta-feira (09/12/2022)

Salmo de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Sexta-feira, 9 de dezembro de 2022.

Receba diariamente a Liturgia do Dia em nosso site. Confira as Leituras das Homilias de Hoje e Evangelho do dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Isaías 48, 17-19

Leitura do livro do Profeta Isaías:

17Isto diz o Senhor, o teu libertador, o Santo de Israel: Eu, o Senhor teu Deus, te ensino coisas úteis, te conduzo pelo caminho em que andas. 18Ah, se tivesses observado os meus mandamentos! Tua paz teria sido como um rio e tua justiça como as ondas do mar; 19tua descendência seria como a areia do mar e os filhos do teu ventre como os grãos de areia; este nome não teria desaparecido nem teria sido cancelado de minha presença.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 1

Senhor, quem vos seguir, terá a luz da vida.

– Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus a medita, dia e noite, sem cessar.

– Eis que ele é semelhante a uma árvore, que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.

– Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5º Domingo da Páscoa (28/04/2024)

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 11, 16-19

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– O Senhor há de vir, acorrei-lhe ao encontro; é o príncipe da paz.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

Naquele tempo, disse Jesus às multidões: l6Com quem vou comparar esta geração? São como crianças sentadas nas praças, que gritam para os colegas, dizendo: 17’Tocamos flauta e vós não dançastes. Entoamos lamentações e vós não batestes no peito!’ 18Veio João, que não come nem bebe, e dizem: ‘Ele está com um demônio’. 19Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: ‘É um comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e de pecadores’. Mas a sabedoria foi reconhecida com base em suas obras.’

– Palavra da Salvação.

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

O que Jesus quer dizer quando diz “Tocamos flauta para vocês…” e “cantamos um canto fúnebre…?” Os Padres da Igreja identificam claramente esta “flauta” e “canto fúnebre” como a palavra de Deus que foi pregada pelos profetas antigos. Muitos vieram antes de Jesus para preparar o caminho, mas muitos falharam em ouvir. João Batista foi o último e maior profeta e chamou as pessoas ao arrependimento, mas poucos ouviram. Assim, Jesus aponta esta triste verdade.

Em nossos dias, temos muito mais do que os profetas do Antigo Testamento. Temos o incrível testemunho dos santos, o ensinamento infalível da Igreja, o dom dos Sacramentos e a vida e ensinamento do próprio Filho de Deus registrado no Novo Testamento. No entanto, infelizmente, muitos se recusam a ouvir. Muitos falham em “dançar” e “chorar” em resposta ao Evangelho.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (29/04/2024)

Devemos “dançar” no sentido de que o dom de Cristo Jesus, por Sua vida, morte e ressurreição, deve ser a causa de nossa alegria sincera e adoração eterna. Aqueles que verdadeiramente conhecem e amam o Filho de Deus estão cheios de alegria! Além disso, devemos “chorar” por causa dos inúmeros pecados em nossas próprias vidas e nas vidas daqueles ao nosso redor. O pecado é real e predominante, e uma santa tristeza é a única resposta apropriada. A salvação é real. Inferno é real. E ambas as verdades exigem uma resposta total de nós.

Em sua própria vida, até que ponto você permitiu que o Evangelho o afetasse? Quão atento você está à voz de Deus, conforme ela foi falada por meio da vida dos santos e de nossa Igreja? Você está sintonizado com a voz de Deus enquanto Ele fala com você nas profundezas de sua consciência em oração? Você está ouvindo? Respondendo? Seguindo? E dar toda a sua vida a serviço de Cristo e de sua missão?

Reflita, hoje, sobre as palavras e a presença claras, inconfundíveis, transformadoras e vivificantes do Salvador do mundo. Reflita sobre como você tem estado atento na vida a tudo o que Ele falou claramente e à Sua própria presença. Se você não se encontra “dançando” pela glória de Deus e “chorando” pelos pecados evidentes de sua vida e em nosso mundo, então renove seu compromisso com um seguimento radical de Cristo. No final, a Verdade que Deus falou ao longo dos tempos e Sua santa e divina presença são tudo o que importa.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

Oração do Dia

Meu glorioso Senhor Jesus, reconheço Tua presença divina em minha vida e no mundo ao meu redor. Ajude-me a estar mais atento às inúmeras maneiras pelas quais você fala comigo e vem a mim todos os dias. Ao descobrir você e sua santa palavra, encha-me de alegria. Ao ver meu pecado e os pecados do mundo, dê-me verdadeira tristeza para que eu trabalhe incansavelmente para combater meu próprio pecado e levar Seu amor e misericórdia para aqueles que mais precisam. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.

Dessa forma, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *