Liturgia Diária – 30ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira (30/10/2024)

Reflexão do Evangelho do Dia

Liturgia Diária de Quarta-feira, 30 de outubro de 2024.

Receba diariamente a Liturgia Diária Católica em nosso site. Acompanhe o Evangelho comentado de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Ef 6,1-9)

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios

Filhos, obedecei aos vossos pais, no Senhor, pois isto é que é justo. 2 “Honra teu pai e tua mãe” – é o primeiro mandamento – que vem acompanhado de uma promessa: 3 “a fim de que tenhas felicidade e longa vida sobre a terra”. 4 Vós, pais, não revolteis os vossos filhos contra vós, mas, para educá-los, recorrei à disciplina e aos conselhos que vêm do Senhor. 5 Escravos, obedecei aos vossos senhores deste mundo com respeito e tremor, de coração sincero, como a Cristo, 6 não para servir aos olhos, como quem busca agradar aos homens, mas como escravos de Cristo, que se apressam em fazer a vontade de Deus. 7 Servi de boa vontade, como se estivésseis servindo ao Senhor, e não a homens. 8 Vós o sabeis: o bem que cada um tiver feito, seja ele escravo ou livre, ele tornará a recebê-lo do Senhor. 9 E vós, senhores, fazei o mesmo para com os escravos. Deixai de lado a ameaça; vós sabeis que o Senhor deles e vosso está nos céus e diante dele não há acepção de pessoas.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 144 (145)

— O Senhor cumpre sempre suas promessas!

— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!

— Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração

— O Senhor é amor fiel em sua palavra, é santidade em toda obra que ele faz. Ele sustenta todo aquele que vacila e levanta todo aquele que tombou.

Leia mais:  Liturgia Diária – Santa Inês, virgem e mártir, Memória - Terça-feira (21/01/2025)

Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 13,22-30)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Pelo Evangelho o Pai nos chamou, a fim de alcançarmos a glória de nosso Senhor Jesus Cristo.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 22 Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23 Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?” Jesus respondeu: 24 “Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. 25 Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’. 26 Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’ 27 Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’ 28 Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora. 29 Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30 E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Definitivamente, devemos levar a sério as palavras de nosso Senhor faladas acima. É fácil presumir que seremos salvos. É fácil simplesmente presumir que Deus é bondoso e que somos pessoas boas de coração e, portanto, a salvação está garantida. Mas não é isso que Jesus diz.

Leia mais:  Liturgia Diária – 2ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira (22/01/2025)

Então, quem será salvo? Quando chegarmos ao Céu, se Deus quiser, poderemos ficar surpresos com quem é salvo e quem não é. Esta é claramente uma das mensagens do Evangelho de hoje. Jesus chega ao ponto de dizer que alguns, quando morrerem, presumirão que vão entrar no Céu, mas ouvirão nosso Senhor dizer-lhes: “Não sei de onde vocês são. Afastem-se de mim, todos vocês, malfeitores!” Novamente, devemos levar essas palavras a sério.

Um dos pecados mais perigosos em que podemos cair é a presunção. A presunção é mortal porque tem um duplo efeito sobre nós. Primeiro, a pessoa apanhada em presunção é aquela que cometeu pecado mortal, mas não se arrependeu dele. Mas a pessoa presunçosa também permanece incapaz de arrependimento porque se recusa a reconhecer o seu pecado. A consciência deles não está funcionando. Eles usam vendas e esperam que Deus use essas mesmas vendas. Mas Deus vê todas as coisas e julga de acordo.

A “porta estreita” de que fala Jesus é um símile usado por Jesus para nos dizer que não é fácil obter o Céu. Requer um esforço concertado da nossa parte, bem como a infinita misericórdia de Deus. Mas da nossa parte, alcançar o Céu só é possível se buscarmos intencionalmente a vontade de Deus e respondermos generosamente a Ele. Primeiro, isso significa que confessamos e nos afastamos dos nossos pecados. Mas a partir daí significa que fazemos todos os esforços para cumprir a vontade de Deus em nossas vidas.

Se isto for difícil de aceitar, simplesmente lembre-se de que este ensinamento veio diretamente do próprio Jesus. Ele é absolutamente claro e quer dizer o que diz. Se isso o enche de uma espécie de medo sagrado, então é uma coisa boa. “Temor santo” é um dom pelo qual temos uma consciência bem ordenada que é capaz de identificar aquelas coisas em nossas vidas que se tornaram obstáculos permanentes para a salvação eterna. A mesma consciência bem ordenada nos conduzirá àquela porta estreita que é o único caminho para a vida eterna.

Leia mais:  Liturgia Diária – 2ª Semana do Tempo Comum, Segunda-feira (20/01/2025)

Reflita hoje sobre o fato de que todos devemos levar a sério a salvação eterna. Se você achar que sua vida espiritual se tornou negligente, então use este Evangelho como uma motivação para mudar. Não se permita ser um daqueles que batem às portas do Céu, apenas para perceber que nosso Senhor não o conhece. Faça tudo o que puder para erradicar o pecado da presunção de sua vida, e sua recompensa será verdadeiramente grande no Céu.

Oração do Dia

Meu misericordioso Senhor, Tu e somente Tu pode abrir as portas do Céu para nós, e Tu e somente Tu o fará apenas para aqueles que responderam à Sua santa vontade. Por favor, abra meus olhos para qualquer maneira de me afastar de Ti e permanecer relaxado em minha jornada espiritual. Dá-me a graça que preciso para ver claramente e responder a Ti de todo o coração. Jesus, eu confio em Ti.

A Liturgia Diária para os Católicos

Nas missas, a Liturgia Diária também pode ser usada em outras celebrações da igreja, além de outros momentos como em Grupos de Orações por exemplo.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é a missa de domingo. Neste dia, os católicos devem ir à missa para cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica que diz “Ouvir Missa inteira nos domingos e festas de guarda”.

Deste modo, a Liturgia Diária é a ação do povo em uniformidade com Deus. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de palavras, gestos ou sinais.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.