Liturgia Diária – 30ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira (03/11/2023)

Evangelho do Dia

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Sexta-feira, 3 de novembro de 2023.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do Dia e Oração do Dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Romanos 9, 1-5

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

Irmãos: 1Não estou mentindo, mas, em Cristo, digo a verdade, apoiado no testemunho do Espírito Santo e da minha consciência. 2Tenho no coração uma grande tristeza e uma dor contínua, 3a ponto de desejar ser eu mesmo segregado por Cristo em favor de meus irmãos, os de minha raça. 4Eles são israelitas. A eles pertencem a filiação adotiva, a glória, as alianças, as leis, o culto, as promessas 5e também os patriarcas. Deles é que descende, quanto à sua humanidade, Cristo, o qual está acima de todos, Deus bendito para sempre! Amém!

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 147 (147B)

– Glorifica o Senhor, Jerusalém!

– Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os teus filhos em teu seio abençoou.

– A paz em teus limites garantiu e te dá como alimento a flor do trigo. Ele envia suas ordens para a terra, e a palavra que ele diz corre veloz.

– Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 14, 1-6

Leia mais:  Liturgia Diária – 8ª Semana do Tempo Comum, Segunda-feira (27/05/2024)

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem (Jo 10,27);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 2Diante de Jesus, havia um hidrópico. 3Tomando a palavra, Jesus falou aos mestres da Lei e aos fariseus: ‘A Lei permite curar em dia de sábado, ou não? 4Mas eles ficaram em silêncio. Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e despediu-o. 5Depois lhes disse: ‘Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?’ 6E eles não foram capazes de responder a isso.

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Jesus aceitou o convite deste proeminente fariseu para jantar em sua casa. As pessoas presentes no jantar estavam “observando-o cuidadosamente”. É um tanto fácil imaginar a cena. Para a maioria das pessoas, ser convidado para um jantar com muitos estranhos que as observam cuidadosamente pode deixá-las bastante desconfortáveis ​​e constrangidas. Mas Jesus apareceu com perfeita confiança e um compromisso inabalável de partilhar o Evangelho. Uma coisa que podemos aprender com este jantar e com a disposição de Jesus é que situações desconfortáveis ​​são, na verdade, grandes oportunidades para compartilhar sua fé.

Leia mais:  Liturgia Diária – 8ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira (29/05/2024)

Todos passaremos por momentos em que nos colocaremos em uma situação desconfortável. Imagine, por exemplo, ser convidado para uma festa de um parente distante ou de um novo vizinho. Você decidiu comparecer e sabia que conheceria muito poucas pessoas lá. A tendência dos tímidos seria aparecer, encontrar alguém conhecido e depois passar o resto do tempo com essa pessoa. Mas considere o que Jesus fez. Ele provavelmente conhecia muito poucas pessoas neste jantar. O objetivo principal de Jesus ao comparecer não era apenas relaxar e se divertir enquanto fazia novos amigos. Em vez disso, Seu propósito principal era pregar Sua mensagem salvadora aos necessitados. Assim, Ele foi até os necessitados e o fez com confiança.

Quer você goste de socializar e conhecer novas pessoas, ou tenha medo de tais ambientes, considere o simples fato de que esses ambientes são oportunidades maravilhosas para compartilhar sua fé. Como nosso Senhor, se você estiver disposto a se expor, entrando em situações novas e desconhecidas, poderá começar a descobrir que as oportunidades são abundantes. Novos ambientes e novas pessoas são novas oportunidades para evangelizar. É verdade que também são oportunidades para fazer novos amigos e se divertir. Mas se você tem o desejo de compartilhar o Evangelho, então procurará regularmente novas oportunidades nas quais possa de alguma forma compartilhar sua fé com outras pessoas.

Reflita hoje sobre esta simples cena evangélica de Jesus participando de um jantar, com muitas pessoas que Ele não conhecia, com o propósito de compartilhar a fé com elas. Imagine-se juntando-se ao nosso Senhor nesta refeição. Como você teria se sentido? Você teria ficado constrangido e desconfortável? Ou você teria visto isso como uma oportunidade de compartilhar o Evangelho? Reflita sobre o quão zeloso você é em seus esforços para evangelizar os outros e comprometa-se novamente com esse empreendimento sagrado. Diga ao nosso Senhor que você está pronto e disposto a ser usado por Ele onde quer que Ele o envie e então tente ver cada nova aventura e experiência na vida como uma nova oportunidade de compartilhar a mensagem salvadora de Cristo com outros.

Leia mais:  Liturgia Diária – 8ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira (28/05/2024)

Oração do Dia

Meu Senhor salvador, Você deseja que Sua mensagem salvadora seja compartilhada por toda parte, até os confins da terra. Por favor, encha-me de zelo pelas almas. Dá-me um desejo inabalável de compartilhar o Evangelho com todos que encontro. Por favor, use-me, querido Senhor, da maneira que deseja, para que Seu amor e misericórdia sejam levados aos necessitados. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre ou celebrante na ocasião, faça uma reflexão das palavras do Evangelho do Dia logo após a sua leitura. Esta reflexão é feita em geral por livre interpretação, não seguindo um texto pré-definido.

O ponto principal da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *