Liturgia Diária – 30º Domingo do Tempo Comum (27/10/2024)

Homilia do Evangelho de Hoje

Liturgia Diária de Domingo, 27 de outubro de 2024.

Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Leia e acompanhe aqui as Leituras e a Liturgia Comentada do dia de hoje.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Jr 31,7-9)

Leitura do Livro do Profeta Jeremias

Isto diz o Senhor: “Exultai de alegria por Jacó, aclamai a primeira das nações; tocai, cantai e dizei: ‘Salva, Senhor, teu povo, o resto de Israel’. 8 Eis que eu os trarei do país do Norte e os reunirei desde as extremidades da terra; entre eles há cegos e aleijados, mulheres grávidas e parturientes: são uma grande multidão os que retornam. 9 Eles chegarão entre lágrimas e eu os receberei entre preces; eu os conduzirei por torrentes d’água, por um caminho reto onde não tropeçarão, pois tornei-me um pai para Israel, e Efraim é o meu primogênito”

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 125 (126)

— Maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!

— Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, parecíamos sonhar; encheu-se de sorriso nossa boca, nossos lábios, de canções.

— Entre os gentios se dizia: “Maravilhas fez com eles o Senhor!” Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!

— Mudai a nossa sorte, ó Senhor, como torrentes no deserto. Os que lançam as sementes entre lágrimas, ceifarão com alegria.

— Chorando de tristeza sairão, espalhando suas sementes; cantando de alegria voltarão, carregando os seus feixes!

2ª Leitura

Segunda Leitura (Hb 5,1-6)

Leitura da Carta aos Hebreus

Todo sumo sacerdote é tirado do meio dos homens e instituído em favor dos homens nas coisas que se referem a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados. 2 Sabe ter compaixão dos que estão na ignorância e no erro, porque ele mesmo está cercado de fraqueza. 3 Por isso, deve oferecer sacrifícios tanto pelos pecados do povo, quanto pelos seus próprios. 4 Ninguém deve atribuir-se esta honra, senão o que foi chamado por Deus, como Aarão. 5 Deste modo, também Cristo não se atribuiu a si mesmo a honra de ser sumo sacerdote, mas foi aquele que lhe disse: “Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei”. 6 Como diz em outra passagem: “Tu és sacerdote para sempre, na ordem de Melquisedec”.

Leia mais:  Liturgia Diária – Oitava da Páscoa, Segunda-feira (21/04/2025)

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Evangelho do Dia

Evangelho (Mc 10,46-52)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Jesus Cristo, Salvador, destruiu o mal e a morte; fez brilhar, pelo Evangelho, a luz e a vida imperecíveis.

roclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 46 Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão. O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho. 47 Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” 48 Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” 49 Então Jesus parou e disse: “Chamai-o”. Eles o chamaram e disseram: “Coragem, levanta-te, Jesus te chama!” 50 O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. 51 Então Jesus lhe perguntou: “O que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Mestre, que eu veja!” 52 Jesus disse: “Vai, a tua fé te curou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Imagine a humilhação que você sentiria se sua única maneira de sobreviver a cada dia fosse sentar na beira da estrada e implorar. Naquela época, cego, Bartimeu não conseguia trabalhar e se sustentar. Muitos viram sua cegueira como uma maldição de Deus e o resultado de seu pecado ou dos pecados de seus pais. Ele teria sido tratado como um pária da sociedade e como um fardo para sua família e comunidade. Assim, o trauma mental e emocional que uma pessoa cega vivenciava naquela época teria sido tão difícil de lidar quanto a própria cegueira física.

O simbolismo desta história é extraordinário e nos ensina muitas coisas sobre a nossa jornada cristã. Primeiro, devemos nos esforçar para nos identificarmos com a humildade e a fraqueza de Bartimeu. A nível espiritual, somos todos cegos e, no nosso estado natural decaído, somos párias espirituais. Isto significa que não podemos alcançar o Céu sozinhos. Bartimeu é um símbolo do nosso estado natural caído. Precisamos nos humilhar todos os dias e nos ver como pessoas em extrema necessidade, incapazes de salvar nossas próprias almas.

Leia mais:  Liturgia Diária – Páscoa do Senhor | Domingo (20/04/2025)

Bartimeu é também um símbolo do que devemos fazer para sair da cegueira e da miséria que experimentamos na vida. No momento em que ouviu que Jesus estava passando, ele clamou por misericórdia. Mas ele não apenas clamou ao nosso Senhor. Ele fez isso com perseverança. As pessoas que o ouviram gritar o repreenderam e lhe disseram para parar. Mas as repreensões deles apenas o levaram a ser mais fervoroso em sua oração. Além disso, parece que Jesus o ignorou a princípio. Por que Jesus faria isso? Certamente não foi porque Jesus não se importou. Foi porque nosso Senhor sabia que Bartimeu perseveraria e Ele queria que ele assim o fizesse. Jesus queria que a oração de Bartimeu se tornasse mais resoluta, e assim foi.

A oração de Bartimeu deve tornar-se a forma como rezamos. É muito fácil ficar desanimado na vida e perder a esperança. Quando isso acontece, a nossa oração torna-se fraca e ineficaz. Às vezes, experimentaremos muitas outras tentações de desistir da oração. As repreensões da multidão são um símbolo das muitas tentações que experimentaremos para desistir da oração. Quando essas tentações surgirem, devemos redobrar os nossos esforços e fortalecer a nossa determinação. O silêncio de Jesus num primeiro momento também deve ser visto como um convite a rezar com mais fé. Se oramos e sentimos como se Deus não estivesse ouvindo, devemos saber que Deus nos ouve e que Seu silêncio inicial é a Sua maneira de nos convidar para mais perto e para um nível mais profundo de fé e oração.

Quando Jesus parou e disse aos discípulos para trazerem Bartimeu até Ele, Bartimeu imediatamente se levantou, tirou o manto e foi até Nosso Senhor. Seu manto é um símbolo de tudo que precisamos abandonar na vida e que nos impede de responder imediata e rapidamente aos sussurros da graça. Embora não haja nada de errado em ter uma capa, naquele momento ela foi um pequeno obstáculo à sua pronta resposta a Jesus. O mesmo acontece conosco; devemos estar prontos e dispostos a eliminar qualquer coisa que nos impeça de responder a Deus no momento em que Ele nos chama.

Leia mais:  Liturgia Diária – Páscoa do Senhor, Terça-feira (22/04/2025)

Finalmente, a oração de Bartimeu foi perfeita. “Mestre, eu quero ver.” Espiritualmente falando, devemos trabalhar para fomentar o desejo mais profundo de ver Deus, de ver o nosso Senhor. Se desejarmos o dom da fé, a capacidade de ver as verdades espirituais e compreendê-las, então o nosso Senhor responderá a essa oração. Nosso Senhor também nos dirá: “Vai; sua fé o salvou.”

Reflita hoje sobre este pobre mendigo cego, Bartimeu. Veja em sua alma humilde um modelo de como você deve se ver e de como deve orar. Observe a humildade do seu estado decaído, o isolamento que você experimenta do seu pecado e a perseverança que você precisa ter em oração. Siga o exemplo de Bartimeu, e nosso Senhor removerá a cegueira do seu coração para que você possa segui-Lo cada dia mais plenamente.

Oração do Dia

Meu Senhor curador, sozinho sou fraco, um mendigo e um pecador. Minha única esperança é clamar a Ti em minhas necessidades e fazê-lo com muito zelo. Por favor, restaure minha visão, querido Senhor. Cure-me e ajude-me a vê-lo para que eu possa segui-lo onde quer que Tu me leves. Jesus, eu confio em Ti.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia teve a sua atualização mais recente, através do Concílio Vaticano II, que trouxe mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A Liturgia do Dia é única para cada dia do ano, desse modo, naquele determinado dia, todas as igrejas católicas do mundo fazem a mesma leitura. A liturgia diária é dividida pela primeira leitura (segunda leitura em algumas ocasiões), além do evangelho do dia e salmo.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.