Liturgia Diária – Quarta-feira de Cinzas (02/03)

Liturgia Diária de quarta-feira, 2 de março de 2022.

Confira diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Jl 2,12-18)

Leitura da Profecia de Joel:

12“Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; 13rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo”.

14Quem sabe, se ele se volta para vós e vos perdoa, e deixa atrás de si a bênção, oblação e libação para o Senhor, vosso Deus?

15Tocai trombeta em Sião, prescrevei o jejum sagrado, convocai a assembleia; 16congregai o povo, realizai cerimônias de culto, reuni anciãos, ajuntai crianças e lactentes; deixe o esposo seu aposento, e a esposa, seu leito.

17Chorem, postos entre o vestíbulo e o altar, os ministros sagrados do Senhor, e digam: “Perdoa, Senhor, a teu povo, e não deixes que esta tua herança sofra infâmia e que as nações a dominem”. Por que se haveria de dizer entre os povos: “Onde está o Deus deles?”

18Então o Senhor encheu-se de zelo por sua terra e perdoou ao seu povo.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 50)

— Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos!

— Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia!/ Na imensidão do vosso amor, purificai-me!/ Lavai-me todo inteiro do pecado/ e apagai completamente a minha culpa!

— Eu reconheço toda a minha iniquidade,/ o meu pecado está sempre à minha frente./ Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei,/ pratiquei o que é mau aos vossos olhos!

— Criai em mim um coração que seja puro,/ dai-me de novo um espírito decidido./ Ó Senhor, não me afasteis de vossa face,/ nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!

— Dai-me de novo a alegria de ser salvo/ e confirmai-me com espírito generoso!/ Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar,/ e minha boca anunciará vosso louvor!

Leia mais:  Liturgia Diária - Terça-feira, 7ª Semana da Páscoa, 18/05/2021

2ª Leitura

Segunda Leitura (2Cor 5,20-21.6,1-2)

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios:

Irmãos: 20Somos embaixadores de Cristo, e é Deus mesmo que exorta através de nós. Em nome de Cristo, nós vos suplicamos: deixai-vos reconciliar com Deus.

21Aquele que não cometeu nenhum pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nós nos tornemos justiça de Deus.

6,1Como colaboradores de Cristo, nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus, 2pois ele diz: “No momento favorável, eu te ouvi e, no dia da salvação, eu te socorri”. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Evangelho do Dia

Anúncio do Evangelho (Mt 6,1-6.16-18)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.

2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.

5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar de pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.

Leia mais:  Liturgia Diária - Sábado, 23ª Semana do Tempo Comum, 11/09/2021

16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Misericórdia. É disso que se trata. Ao iniciarmos a Quaresma, um ótimo lugar para começar é com uma melhor compreensão da misericórdia.

Muitas vezes, quando pensamos na Quaresma, pensamos nela com uma espécie de pavor. “Tenho que abrir mão de alguma coisa”, costumamos pensar. Mas se esse é o nosso pensamento, então estamos perdendo o ponto. Eu “tenho que” desistir de algo? Bem, sim e não. É verdade que Deus quer isso e nos falou dessa prática de abnegação e autodisciplina por meio de Sua Igreja. Isso é verdade. Mas é muito mais um convite à graça do que a imposição de um fardo.

Desistir de algo é realmente entrar na abundante misericórdia de Deus em um nível mais profundo. Trata-se de nos libertar de tudo o que nos prende e nos ajuda a experimentar a nova vida que tanto buscamos. Desistir de algo pode se referir a algo tão simples quanto jejuar de uma comida ou bebida. Ou pode ser qualquer ato intencional que exija uma certa abnegação. Mas isso é bom! Por quê? Porque nos fortalece em nosso espírito e nossa vontade. Isso nos fortalece para estarmos mais decididos a dizer “sim” a Deus nesse nível completo.

Muitas vezes na vida somos controlados por nossas emoções e desejos. Temos um impulso e muitas vezes deixamos que esses impulsos ou desejos nos controlem. Entrar em uma prática de abnegação ajuda a nos fortalecer para controlar nossas tendências desordenadas em vez de sermos controlados por elas. E isso se aplica a muito mais do que apenas comida e bebida. Aplica-se a muitas coisas na vida, incluindo nossa vida de virtude, especialmente nossa caridade.

Leia mais:  Liturgia Diária (2 de abril de 2020)

Misericórdia tem tudo a ver com caridade. É sobre o amor da maneira que Deus quer que amemos. Trata-se de ser livre para deixar o amor nos consumir e nos dominar para que, no final, tudo o que queremos fazer seja amar. Esta pode ser uma prática difícil de estabelecer em nossas vidas, mas é a fonte de nossa alegria e realização.

A misericórdia, em particular, é um ato de amor que, em certo sentido, não é merecido pelo outro. É um dom gratuito que é dado puramente pela motivação do amor. E este é exatamente o amor que Deus nos dá. O amor de Deus é todo misericórdia. E se queremos receber essa misericórdia, também temos que dá-la. E se queremos dar, precisamos nos dispor adequadamente para dar misericórdia. Isso é realizado, em parte, por nossos pequenos atos de abnegação.

Portanto, faça desta uma grande Quaresma, mas não fique preso pensando que os sacrifícios da Quaresma são pesados. Eles são uma parte essencial do caminho para a vida que Deus quer nos conceder.

Oração do Dia

Meu Senhor sacrificial, que esta Quaresma seja verdadeiramente frutífera em minha vida. Que seja uma graça e uma alegria abraçar tudo o que desejas conceder-me. Jesus, eu confio em Ti.

A Liturgia Diária para os Católicos

Apesar da palavra “liturgia” já ser comum na antiguidade, foi apenas depois dos séculos VIII e IX que a liturgia começou a ser utilizada pela igreja grega e passando a fazer parte da igreja católica alguns séculos depois, por volta de XVI.

A Liturgia Diária é sempre usada nas missas e existe uma liturgia para cada dia do ano. A Liturgia Diária é formada por 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Em alguns dias, também podem haver duas ou mais Leituras.

Publicado por: Mundo dos Católicos

Artigos relacionados

Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa, Terça-feira (17/05)

Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa, Segunda-feira (16/05)

Liturgia Diária – 5º Domingo da Páscoa (15/05)

Liturgia Diária – São Matias, Apóstolo – Festa, Sábado (14/05)

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Sexta-feira (13/05)

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Quinta-feira (12/05)

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Quarta-feira (11/05)

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Terça-feira (10/05)

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Segunda-feira (09/05)

Liturgia Diária – 4º Domingo da Páscoa (08/05)

Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa, Sábado (07/05)

Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa, Sexta-feira (06/05)

Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa, Quinta-feira (05/05)

Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa, Quarta-feira (04/05)

Liturgia Diária – São Felipe e São Tiago, Apóstolos – Festa, Terça-feira (03/05)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.