Liturgia Diária – Quinta-feira depois das Cinzas (03/03)

Liturgia Diária de quinta-feira, 3 de março de 2022.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do Dia e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Dt 30,15-20)

Leitura do Livro do Deuteronômio.

Moisés falou ao povo dizendo: 15“Vê que eu hoje te proponho a vida e a felicidade, a morte e a desgraça. 16Se obedeceres aos preceitos do Senhor teu Deus, que eu hoje te ordeno, amando ao Senhor teu Deus, seguindo seus caminhos e guardando seus mandamentos, suas leis e seus decretos, viverás e te multiplicarás, e o Senhor teu Deus te abençoará na terra em que vais entrar, para possuí-la.

17Se, porém, o teu coração se desviar e não quiseres escutar, e se, deixando-te levar pelo erro, adorares deuses estranhos e os servires, 18eu vos anuncio hoje que certamente perecereis. Não vivereis muito tempo na terra onde ides entrar, depois de atravessar o Jordão, para ocupá-la.

19Tomo hoje o céu e a terra como testemunhas contra vós, de que vos propus a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e teus descendentes, 20amando ao Senhor teu Deus, obedecendo à sua voz e apegando-te a ele — pois ele é a tua vida e prolonga os teus dias —, a fim de que habites na terra que o Senhor jurou dar a teus pais Abraão, Isaac e Jacó”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 1)

— É feliz quem a Deus se confia!

Leia mais:  Evangelho do Dia – Sábado Santo, 03/04/2021

— Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.

— Eis que ele é semelhante a uma árvore, que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.

— Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.

Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 9,22-25)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 22“O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.

23Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me. 24Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará.

25Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo?”

Leia mais:  Evangelho do Dia – Segunda-feira, 25ª Semana do Tempo Comum, 20/09/2021

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Muitas pessoas sonham em ganhar na loteria. E muitas vezes, o sonho é de muitos milhões de reais. Imagine o que você faria se se tornasse um milionário instantâneo ou um bilionário instantâneo. Você se pega sonhando com isso?

Se assim for, talvez a pergunta acima seja uma boa para refletir. De que adianta se você ganhar a maior loteria da história, se tornar a pessoa mais rica da face da Terra, mas não tiver a graça de Deus em sua vida e não tiver fé? Você trocaria sua fé por ser excepcionalmente rico e ganhar o mundo inteiro? Muitas pessoas provavelmente o fariam, ou então Jesus não teria feito essa pergunta.

Muitas vezes na vida temos as prioridades erradas. Buscamos satisfação e gratificação instantâneas sobre a realização eterna. É difícil para muitas pessoas viverem com uma perspectiva eterna.

Alguns podem dizer: “Bem, eu escolho os dois! Eu quero o mundo inteiro e a salvação da minha alma!” Mas a pergunta de Jesus pressupõe que não podemos ter ambos. Devemos escolher qual delas vamos seguir. Escolher uma vida de fé e a salvação de nossas almas requer que deixemos de lado muitas coisas neste mundo. Mesmo que Deus nos abençoe com muito neste mundo, devemos nos esforçar para viver de tal maneira que estejamos prontos e dispostos a “desistir” se isso for benéfico para nossa salvação eterna ou para a salvação de outros. Isso é difícil de fazer e requer um amor muito profundo por Deus. Requer que estejamos convencidos, no nível mais profundo, de que a busca da santidade é mais importante do que qualquer outra coisa.

Leia mais:  Evangelho do Dia - sábado, 24/10/2020

Reflita, hoje, sobre esta profunda pergunta de Jesus. Saiba que Ele coloca isso para você. Como você responde? Não hesite em fazer de Deus e de Sua abundante misericórdia o foco central de sua vida. A Quaresma é uma das melhores épocas do ano para olhar seriamente para o desejo e objetivo mais fundamental do seu coração. Escolha-O acima de tudo e você será eternamente grato por ter feito isso.

Oração do Dia

Meu eterno Senhor, ao entrarmos neste tempo quaresmal, dê-me a graça de que preciso para olhar para minhas prioridades. Ajude-me a discernir honestamente o que é a motivação motriz mais fundamental e central da minha vida. Ajuda-me a escolher-te acima de tudo, para que ajudes tudo em minha vida a se ordenar de acordo com a tua santa vontade. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre ou celebrante na ocasião, faça uma reflexão das palavras do Evangelho do Dia logo após a sua leitura. Esta reflexão é feita em geral por livre interpretação, não seguindo um texto pré-definido.

O ponto principal da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Publicado por: Mundo dos Católicos

Artigos relacionados

Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa, Segunda-feira (16/05)

Liturgia Diária – 5º Domingo da Páscoa (15/05)

Liturgia Diária – São Matias, Apóstolo – Festa, Sábado (14/05)

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Sexta-feira (13/05)

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Quinta-feira (12/05)

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Quarta-feira (11/05)

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Terça-feira (10/05)

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Segunda-feira (09/05)

Liturgia Diária – 4º Domingo da Páscoa (08/05)

Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa, Sábado (07/05)

Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa, Sexta-feira (06/05)

Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa, Quinta-feira (05/05)

Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa, Quarta-feira (04/05)

Liturgia Diária – São Felipe e São Tiago, Apóstolos – Festa, Terça-feira (03/05)

Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa, Segunda-feira (02/05)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.