Liturgia Diária – 8ª Semana Comum, Terça-feira (01/03)

Liturgia Diária

Liturgia Diária de terça-feira, 1 de março de 2022.

Confira diariamente a Liturgia Diária dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (1Pd 1,10-16)

Leitura da Primeira Carta de São Pedro.

Caríssimos, 10esta salvação tem sido objeto das investigações e meditações dos profetas. Eles profetizaram a respeito da graça que vos estava destinada. 11Procuraram saber a que época e a que circunstâncias se referia o Espírito de Cristo, que estava neles, ao anunciar com antecedência os sofrimentos de Cristo e a glória consequente.

12Foi-lhes revelado que, não para si mesmos, mas para vós, estavam ministrando estas coisas, que agora são anunciadas a vós por aqueles que vos pregam o evangelho em virtude do Espírito Santo, enviado do céu; revelações essas, que até os anjos desejam contemplar! 13Por isso, aprontai a vossa mente; sede sóbrios e ponde toda a vossa esperança na graça que vos será oferecida na revelação de Jesus Cristo. 14Como filhos obedientes, não modeleis a vossa vida de acordo com as paixões de antigamente, do tempo da vossa ignorância. 15Antes, como é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos, também vós, em todo o vosso proceder. 16Pois está na Escritura: “Sede santos, porque eu sou santo”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (25/04/2024)

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 97)

— O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.

— O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.

— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!

Evangelho do Dia

Evangelho (Mc 10,28-31)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 28começou Pedro a dizer a Jesus: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. 29Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, 30receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna.

31Muitos que agora são os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Alguns são chamados a desistir de muito e seguir a Cristo. Por exemplo, há chamadas à vida monástica ou a um claustro como irmã religiosa. Eles realmente querem tudo deste mundo para buscar e seguir o convite de Cristo para seguir essa maneira radical.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (26/04/2024)

Todos nós, no entanto, somos chamados a desistir de “tudo” para seguirmos a Cristo de nossa maneira única. Despedir de tudo, seu plano é chamado a entregar nossa vontade divina e de acordo com a vida de Cristo. Isso pode ser chamado de muitas formas, mas, no final, é sempre um para desistir de tudo.

A boa notícia é que “desistir de tudo” nada mais é do que abrir mão de nossos próprios ideais e preferências egoístas na vida. A notícia ainda melhor é que a vida que Deus tem reservado para nós é muito melhor do que podemos sonhar ou imaginar. Então, dizer “não” à nossa própria vontade e fazer as coisas do nosso jeito, estamos de fato dizendo “sim” para fazer as coisas da maneira perfeita de Deus.

Por que não queremos buscar somente a Sua vontade todos os dias de nossas vidas? Por que não queremos servir a Ele e ao Seu plano perfeito? Isso pode assumir a forma de serviço às nossas famílias. Dar a eles quando não temos vontade de fazê-lo. Pode significar mais e mais longe para encontrar alegria em pequenos atos de serviço. Pode significar, para alguns, abrir mão de todos os apegos normais da vida para buscar Sua vontade de maneira mais radical. Qualquer que seja o chamado específico na vida para você, vale a pena abraçar a vontade de Deus.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (24/04/2024)

Reflita, hoje, em como você está pronto e disposto a dizer “sim” a Cristo, não importa o que Ele lhe peça. Você está disposto a dizer “sim” mesmo para aquilo que Ele ainda não revelou a você? Diga “sim” hoje para o que quer que seu futuro reserve e Deus o abençoará em abundância.

Oração do Dia

Meu confiável Senhor, não importa o que você me chame para fazer na vida, a resposta é “sim”. Eu quero servir completamente a Sua vontade. Ajude-me a viver esse chamado com generosidade e amor. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Para os católicos, a liturgia é uma forma de renovação do sacrifício de Jesus Cristo para a salvação da humanidade. A Liturgia Diária são as lembranças de Jesus e da salvação trazendo para os cristãos uma reflexão que pode ser inserida em suas vidas.

A Liturgia Diária vem do grego derivado de duas palavras. A primeira “Leito” que significa: público. E a segunda palavra “Ergos” que significa: aquele que faz um trabalho público para o povo. A Liturgia é entendida como uma cerimônia estabelecida previamente segundo a tradição da igreja católica.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *