Liturgia Diária – Imaculado Coração de Maria, Sábado (25/06/2022)
Liturgia Diária de Sábado, 25 de junho de 2022.
Acompanhe a Liturgia Diária Comentada de Hoje em nosso site. Confira a Liturgia de hoje completa com as Leituras, Evangelho do dia e Salmo aqui no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Leitura (Isaías 61,9-11)
Leitura do livro do profeta Isaías.
6 9 Sua raça tornar-se-á célebre entre as nações, e sua descendência entre os povos: todos, vendo-os, reconhecerão que são a abençoada raça do Senhor.
10 Com grande alegria eu me rejubilarei no Senhor e meu coração exultará de alegria em meu Deus, porque me fez revestir as vestimentas da salvação. Envolveu-me com o manto de justiça, como um neo-esposo cinge o turbante, como uma jovem esposa se enfeita com suas jóias.
11 Porque, quão certo o sol faz germinar seus grãos e um jardim faz brotar suas sementes, o Senhor Deus fará germinar a justiça e a glória diante de todas as nações.
Palavra do Senhor.
Salmo
Meu coração se regozija no Senhor.
– Exulta no Senhor meu coração
e se eleva a minha fronte no meu Deus;
minha boca desafia os meus rivais
porque me alegro com a vossa salvação.
– O arco dos fortes foi dobrado, foi quebrado,
mas os fracos se vestiram de vigor.
Os saciados se empregaram por um pão,
mas os pobres e os famintos se fartaram.
Muitas vezes deu à luz a que era estéril,
mas a mãe de muitos filhos definhou.
– É o Senhor quem dá a morte e dá a vida,
faz descer à sepultura e faz voltar;
é o Senhor quem faz o pobre e faz o rico,
é o Senhor quem nos humilha e nos exalta.
– O Senhor ergue do pó o homem fraco,
do lixo ele retira o indigente,
para fazê-los assentar-se com os nobres
num lugar de muita honra e distinção.
Evangelho do Dia
Evangelho (Lucas 2,41-51)
Aleluia, aleluia, aleluia.
Bendita é a virgem Maria, que guardava a palavra de Deus, meditando-a no seu coração (Lc 2,19).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
2 41 Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém para a festa da Páscoa.
42 Tendo ele atingido doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa.
43 Acabados os dias da festa, quando voltavam, ficou o menino Jesus em Jerusalém, sem que os seus pais o percebessem.
44 Pensando que ele estivesse com os seus companheiros de comitiva, andaram caminho de um dia e o buscaram entre os parentes e conhecidos.
45 Mas não o encontrando, voltaram a Jerusalém, à procura dele.
46 Três dias depois o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os.
47 Todos os que o ouviam estavam maravilhados da sabedoria de suas respostas.
48 Quando eles o viram, ficaram admirados. E sua mãe disse-lhe: “Meu filho, que nos fizeste?! Eis que teu pai e eu andávamos à tua procura, cheios de aflição”.
49 Respondeu-lhes ele: “Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai?”
50 Eles, porém, não compreenderam o que ele lhes dissera.
51 Em seguida, desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso. Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração.
Palavra da Salvação.
Reflexão da Liturgia Diária
Hoje homenageamos nossa Mãe Santíssima. Em particular, honramos seu Imaculado Coração, assim como honramos ontem o Sagrado Coração de Jesus. Os dois vão de mãos dadas.
O Coração de nossa Mãe Santíssima é um sinal de seu amor perfeito por nós. É “Imaculada” na medida em que é impecável e perfeita no amor.
Ao refletir sobre a perfeição do amor, também reconhecemos que o amor dela é a perfeição do amor de uma mãe. Este é um amor único da mais alta ordem. O amor de uma mãe não é apenas amor ao próximo ou uma amizade. Em vez disso, o amor de uma mãe é tal que é completamente investido, nutridor, sacrificial e total. Este é o amor que nossa Mãe Santíssima tem por nós.
Hoje é um bom dia para refletir se você permitiu ou não que ela o amasse com esse amor maternal perfeito. Você se consagrou a ela, escolhendo-a como sua rainha e mãe?
O Imaculado Coração e, portanto, o amor Imaculado de nossa Mãe Santíssima é um dom glorioso de Deus. Ela é o instrumento através do qual a própria Salvação veio ao nosso mundo. Ela é também, portanto, o instrumento contínuo através do qual toda a graça dada por Cristo vem ao mundo. Ela é a intercessora da Graça. Por que ela tem esse papel? Porque Deus o destinou para ser assim. Deus poderia ter nos salvo da maneira que Ele escolheu, mas devemos humilde e honestamente reconhecer que a maneira que Ele escolheu para nos salvar é através da mediação da Mãe Santíssima.
Deus não muda de ideia hoje. Ele a escolheu como instrumento de salvação há mais de 2.000 anos e continua a escolhê-la hoje. Ele continua a derramar Sua graça sobre o mundo através dela e ela continua a distribuir Seu amor e misericórdia através de seu Imaculado e maternal Coração.
Reflita, hoje, sobre a beleza e perfeição do amor que irradia da vida dela por você. Corra até ela e faça um ato de fé em seu cuidado maternal. Consagre-se a ela e deixe-a ser o instrumento que Deus quer que ela seja.
Oração do Dia
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte. Amém. Imaculado Coração de Maria, rogai por nós. Jesus eu confio em vós.
A Liturgia Diária para os Católicos
A Liturgia Diária é vista por muitos como sendo o momento de formalização da missa, mas o seu verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia diária faz com que os cristãos reflitam as palavras e procurem trazê-las para o seu dia a dia como meio de vivenciar a Palavra de Deus em suas vidas.
A liturgia vem nos trazer ensinamentos de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus. A liturgia nos mostra o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.
Sobre o Autor
0 Comentários