Liturgia Diária – 33º Domingo do Tempo Comum (17/11/2024)

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Domingo, 17 de novembro de 2024.

Receba diariamente a Liturgia Diária Comentada dos Católicos em nosso portal. Acompanhe as Leituras de Evangelho do dia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Dn 12,1-3)

Leitura da Profecia de Daniel

“Naquele tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, defensor dos filhos de teu povo; e será um tempo de angústia, como nunca houve até então, desde que começaram a existir nações. Mas, nesse tempo, teu povo será salvo, todos os que se acharem inscritos no Livro. 2 Muitos dos que dormem no pó da terra, despertarão, uns para a vida eterna, outros para o opróbrio eterno. 3 Mas os que tiverem sido sábios, brilharão como o firmamento; e os que tiverem ensinado a muitos homens os caminhos da virtude, brilharão como as estrelas, por toda a eternidade”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 15 (16)

— Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!

— Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, meu destino está seguro em vossas mãos! Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, pois se o tenho a meu lado não vacilo.

— Eis por que meu coração está em festa, minha alma rejubila de alegria, e até meu corpo no repouso está tranquilo; pois não haveis de me deixar entregue à morte, nem vosso amigo conhecer a corrupção.

— Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto a vós, felicidade sem limites, delícia eterna e alegria ao vosso lado!

2ª Leitura

Segunda Leitura (Hb 10,11-14.18)

Leitura da Carta aos Hebreus

Todo sacerdote se apresenta diariamente para celebrar o culto, oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, incapazes de apagar os pecados. 12 Cristo, ao contrário, depois de ter oferecido um sacrifício único pelos pecados, sentou-se para sempre à direita de Deus. 13 Não lhe resta mais senão esperar até que seus inimigos sejam postos debaixo de seus pés. 14 De fato, com esta única oferenda, levou à perfeição definitiva os que ele santifica. 18 Ora, onde existe o perdão, já não se faz oferenda pelo pecado.

Leia mais:  Liturgia Diária – 2º Domingo do Tempo Comum (19/01/2025)

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Evangelho do Dia

Evangelho (Mc 13,24-32)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— É preciso vigiar e ficar de prontidão; em que dia o Senhor há de vir, não sabeis não!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 24 “Naqueles dias, depois da grande tribulação, o sol vai se escurecer, e a lua não brilhará mais, 25 as estrelas começarão a cair do céu e as forças do céu serão abaladas. 26 Então vereis o Filho do Homem vindo nas nuvens com grande poder e glória. 27 Ele enviará os anjos aos quatro cantos da terra e reunirá os eleitos de Deus, de uma extremidade à outra da terra. 28 Aprendei, pois, da figueira esta parábola: quando seus ramos ficam verdes e as folhas começam a brotar, sabeis que o verão está perto. 29 Assim também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Filho do Homem está próximo, às portas. 30 Em verdade vos digo, esta geração não passará até que tudo isto aconteça. 31 O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão. 32 Quanto àquele dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

A “tribulação” de que fala nosso Senhor refere-se a uma grande perseguição à Igreja e aos que têm fé. A respeito desta tribulação, o Catecismo da Igreja Católica afirma:

“Antes da segunda vinda de Cristo, a Igreja deverá passar por uma provação final que abalará a fé de muitos crentes. A perseguição que acompanha a sua peregrinação na terra revelará o ‘mistério da iniquidade’ sob a forma de um engano religioso que oferece aos homens uma solução aparente para os seus problemas, ao preço da apostasia da verdade.” (#675).

Leia mais:  Liturgia Diária – Santa Inês, virgem e mártir, Memória - Terça-feira (21/01/2025)

Este “julgamento final” está acontecendo hoje? Embora seja impossível aplicar a profecia de Jesus e os ensinamentos do Catecismo a um momento específico no tempo, permanece o fato de que esta provação e tribulação ocorrerão. Isso é certo. Mas como e quando isso acontecerá, não sabemos. Pode ser que já tenha acontecido ou esteja acontecendo agora. Somente Deus pode interpretar adequadamente essas palavras proféticas.

Dito isto, este julgamento final e “mistério da iniquidade” ocorre em todas as nossas vidas de várias maneiras. Quando nos dedicamos ao amor e ao serviço de Deus, podemos ter certeza de que a nossa fé será testada e que a perseguição será experimentada de uma forma ou de outra. Saber disso, porém, não deveria nos assustar. Pelo contrário, foi falado por nosso Senhor para nos preparar e nos ajudar a suportar quaisquer provações que enfrentamos na vida. As palavras de Jesus devem inspirar-nos esperança quando suportamos o sofrimento causado pelo mal.

Jesus também disse que quando vemos perseguições, provações e tribulações, devemos “saber que ele está próximo, às portas”. Em outras palavras, quanto maior o sofrimento que alguém suporta pela sua fé, mais Deus está presente. Ele está ali, na porta do seu coração, esperando que você corra para Ele com confiança e esperança.

À medida que nos aproximamos do final do nosso atual ano eclesial, a maioria das nossas leituras na Missa se concentrará no fim dos tempos. Leremos sobre o glorioso retorno de Jesus em glória, o fim do mundo e o estabelecimento do Seu Reino permanente, à medida que o Céu e a Terra estão unidos como um só. Poderia acontecer hoje ou amanhã, ou poderia não acontecer durante milhares de anos. Mas isso vai acontecer. Nesse dia, o dia do julgamento final, a única coisa que importará é a nossa fidelidade a Deus. Por essa razão, devemos esforçar-nos diariamente para viver como se esse dia fosse hoje. Devemos nos preparar diligentemente para esse dia e viver sozinhos para esse momento glorioso. Se a vida é fácil agora, deveríamos trabalhar para sermos mais altruístas e sacrificiais para estarmos preparados. Se a vida neste momento é um desafio, devemos enfrentar esses desafios com esperança e confiança, unindo cada sofrimento aos sofrimentos de Cristo como um sacrifício de amor.

Leia mais:  Liturgia Diária – 2ª Semana do Tempo Comum, Segunda-feira (20/01/2025)

Reflita hoje na profecia de Jesus de que “o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e os poderes nos céus serão abalados”. Ao fazer isso, saiba que estas são palavras ditas não apenas à Igreja como um todo, mas também a você. Jesus quer que você saiba que qualquer sofrimento e tribulação que você enfrenta, cada “escurecimento do sol” ou qualquer forma que você se sinta “abalado” são oportunidades para você se voltar para Deus com confiança. Convide nosso Senhor para essas experiências e saiba que elas são sinais de Sua proximidade para ajudar a purificá-lo e prepará-lo para o dia glorioso de Seu retorno.

Oração do Dia

Glorioso Juiz, um dia retornarás em glória para julgar os vivos e os mortos. Antes desse dia, Tu revelaste que a Tua Igreja suportará muito sofrimento. Por favor, dê-me esperança durante esses momentos da minha vida para que eu possa oferecer a Ti todo sofrimento que suporto como um sacrifício de amor, oferecido em união com o Seu próprio sacrifício perfeito. Jesus, eu confio em Ti.

A Liturgia Diária para os Católicos

A palavra “liturgia” já era comum nos tempos antigos, mas foi apenas depois dos séculos VIII e IX que a liturgia começou a ser usada pela igreja grega e passando a fazer parte da igreja católica alguns séculos a seguir.

A Liturgia Diária é sempre usada nas missas e existe uma liturgia para cada dia do ano. A Liturgia Diária é dividida em 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Em alguns dias, podem haver duas ou mais Leituras também.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    1 Comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.