Liturgia Diária – 34ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (28/11/2024)
Liturgia Diária de Quinta-feira, 28 de novembro de 2024.
Confira todos os dias a Liturgia de Hoje dos Católicos em nosso site. Acompanhe as Leituras, a Oração do dia e o Evangelho Hoje com reflexão. Leia aqui a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira Leitura (Ap 18,1-2.21-23.19,1-3.9a)
Leitura do Livro do Apocalipse de São João
Eu, João, 1 vi outro anjo descendo do céu. Tinha grande poder, e a terra ficou toda iluminada com a sua glória. 2 Ele gritou com voz poderosa: “Caiu! Caiu Babilônia, a grande! Tornou-se morada de demônios, abrigo de todos os espíritos maus, abrigo de aves impuras e nojentas. 21 Nessa hora, um anjo poderoso levantou uma pedra do tamanho de uma grande pedra de moinho e atirou-a ao mar, dizendo: “Com esta força será lançada Babilônia, a Grande Cidade, e nunca mais será encontrada. 22 E o canto de harpistas e músicos, de flautistas e tocadores de trombeta, em ti nunca mais se ouvirá; e nenhum artista de arte alguma em ti jamais se encontrará; e o canto do moinho em ti nunca mais se ouvirá; 23 e a luz da lâmpada em ti nunca mais brilhará; e a voz do esposo e da esposa em ti nunca mais se ouvirá, porque os teus comerciantes eram os grandes da terra, e com magia tu enfeitiçaste todas as nações”. 19,1 Depois disso, ouvi um forte rumor, de uma grande multidão no céu, que clamava: “Aleluia! A salvação, a glória e o poder pertencem ao nosso Deus, 2 porque seus julgamentos são verdadeiros e justos. Sim, Deus julgou a grande prostituta que corrompeu a terra com sua prostituição, e vingou nela o sangue dos seus servos”. 3 E repetiram: “Aleluia! A fumaça dela fica subindo para toda a eternidade!” 9a E um anjo me disse: “Escreve: Felizes são os convidados para o banquete das núpcias do Cordeiro”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Salmo 99 (100)
— São bem-aventurados os que foram convidados para a Ceia Nupcial das bodas do Cordeiro!
— Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos!
— Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, Ele mesmo nos fez, e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho.
— Entrai por suas portas dando graças, e em seus átrios com hinos de louvor; dai-lhe graças, seu nome bendizei!
— Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente!
Evangelho do Dia
Evangelho (Lc 21,20-28)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Levantai vossa cabeça e olhai, pois a vossa redenção se aproxima!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20 “Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. 21 Então, os que estiverem na Judéia, devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade, devem afastar-se; os que estiverem no campo, não entrem na cidade. 22 Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras. 23 Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá uma grande calamidade na terra e ira contra este povo. 24 Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações. e Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete. 25 Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. 26 Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. 27 Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. 28 Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
Ele foi salvo pela fé através da expressão de gratidão! Que história maravilhosa para refletir hoje enquanto celebramos o feriado nacional de Ação de Graças!
Embora o Dia de Ação de Graças não seja especificamente um dia santo da Igreja, a gratidão é certamente fundamental para a nossa fé cristã, como é ilustrado pelo Evangelho de hoje, no qual dez leprosos foram curados por Jesus. E a reação comunitária deles é algo a ser observado. Nove deles foram curados e continuaram com seus afazeres, não retornando à fonte de sua cura para agradecer-Lhe. Mas um o fez. Este leproso, que de repente já não era mais leproso, voltou para Jesus, glorificou-O, prostrou-se-Lhe aos pés e agradeceu-Lhe. Este leproso era estrangeiro, samaritano, mas manifestou uma fé que todos devemos esforçar-nos por imitar. A fé deste samaritano era evidente pelo fato de ele saber que precisava não só de ser grato pela graça da cura, mas também de expressá-la.
Ao celebrarmos o Dia de Ação de Graças, somos lembrados de que, de todas as coisas pelas quais devemos ser gratos, nada é mais importante do que a nossa gratidão a Deus pelas graças imensuráveis que Ele nos concedeu. Mas, conforme a história continua, é claramente muito fácil ignorar a importância da nossa resposta às bênçãos de Deus. Apenas dez por cento dos leprosos responderam com tal expressão. Portanto, é útil hoje examinarmos os muitos motivos pelos quais devemos ser gratos e trabalhar para expressar essa gratidão a Deus.
Primeiro, Deus nos criou por amor. Este não é um presente pequeno. É o primeiro presente que Ele nos deu e que muitas vezes consideramos garantido. Deus não precisou nos criar. Ele não precisou criar você. Mas Ele o fez. E o dom da vida, o dom de uma alma imortal, é algo que nunca devemos ignorar e que sempre nos alegramos.
Segundo, Deus entrou em nosso estado decaído através da Encarnação no ventre da Bem-Aventurada Virgem Maria. Fazer isso elevou nossa natureza humana decaída a uma altura nunca antes conhecida. A humanidade e a divindade estavam unidas na Pessoa do Filho de Deus encarnado e do Filho do Homem, e devemos ser gratos por este dom imerecido e inspirador.
Terceiro, sabemos o resto da história. Deus, na Pessoa do Filho Encarnado, sofreu, morreu e ressuscitou. Ao fazer isso, Ele tornou possível que todos os nossos pecados fossem apagados. Ao morrermos com Ele, somos convidados a ressuscitar com Ele. E à medida que ascendemos com Ele, somos convidados a compartilhar Sua glória no Céu.
Por fim, em cada vida, inúmeras graças nos são dadas todos os dias. Mas, como crianças mimadas, muitas vezes ignoramos essas bênçãos e as consideramos garantidas. Exemplos aqui não são suficientes. É essencial que, se você deseja ter um coração grato, aprenda a ver essas bênçãos em sua própria vida. Muitas vezes nos concentramos em nossas lutas e dores. Mas as bênçãos são abundantes, e quanto mais nos voltamos para o nosso Senhor em total entrega, mais as bênçãos fluem.
Reflita hoje sobre a atitude que você tem em relação às muitas bênçãos que Deus lhe concedeu. Comece considerando as bênçãos centrais da criação de Deus e Seus atos salvadores de amor. A partir daí, tente ponderar as muitas pequenas maneiras pelas quais Deus tem estado com você, guiado, fortalecido e abençoado abundantemente. Se você não vê isso claramente, então use este dia para ouvir conscientemente, para que Deus possa revelá-lo a você. Ao ver suas bênçãos, responda como este leproso. Volte-se para Jesus, glorifique-O, prostre-se a Seus pés em oração e agradeça-Lhe. Fazer isso irá preenchê-lo com a mesma fé salvadora concedida a este leproso.
Oração do Dia
Meu mais generoso Senhor, Tu me concedestes bênçãos além da minha imaginação. Percebo que nunca entenderei completamente o quão bom Tu tens sido para mim e nunca serei capaz de expressar minha gratidão de forma adequada. Por favor, encha-me com um coração grato. Ajude-me a ver Sua ação em minha vida e a responder a Ti como este leproso. Jesus, eu confio em Ti.
A Liturgia Diária para os Católicos
Até o século XVI não existia uma padronização para a liturgia diária, portanto, não tinha uma norma que caracterizava a sua obrigatoriedade. Porém, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E foi através do Concílio Vaticano II que a Liturgia teve a sua mais recente atualização.
A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura. A liturgia é formada pela primeira e segunda leitura, salmo e o evangelho do dia, fazendo parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica.
Sobre o Autor
0 Comentários