Liturgia Diária – 34ª Semana do Tempo Comum, Sábado (26/11/2022)

Homilia de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 34ª Semana do Tempo Comum, Sábado, 26 de novembro de 2022.

Receba a Liturgia do Diária dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Homilia Diária Hoje do evangelho e Salmo do dia. Leia aqui a Liturgia de hoje no site Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Apocalipse 22, 1-7

Leitura do livro do Apocalipse de são João:

A mim, João, 1o anjo do Senhor mostrou-me um rio de água viva, o qual brilhava como cristal. O rio brotava do trono de Deus e do Cordeiro. 2No meio da praça, de cada lado do rio, estão plantadas árvores da vida; elas dão frutos doze vezes por ano; em cada mês elas dão fruto; suas folhas servem para curar as nações. 3Já não haverá maldição alguma. Na cidade estará o trono de Deus e do Cordeiro, e seus servos poderão prestar-lhe culto. 4Verão a sua face, e o seu nome estará sobre suas frontes. 5Não haverá mais noite: não se precisará mais da luz da lâmpada nem da luz do sol, porque o Senhor Deus vai brilhar sobre eles, e eles reinarão para toda a eternidade. 6Então, o anjo disse-me: “Estas palavras são dignas de fé e verdadeiras, pois o Senhor, o Deus que inspira os profetas, enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos o que deve acontecer muito em breve. 7Eis que eu venho em breve. Feliz aquele que observa as palavras da profecia deste livro”.

– Palavra do Senhor

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (06/05/2024)

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 94 (95)

Amém! Vem, ó Senhor Jesus! Amém!

– Vinde, exultemos de alegria no Senhor, aclamemos o rochedo que nos salva! Ao seu encontro caminhemos com louvores, e com cantos de alegria o celebremos!

– Na verdade, o Senhor é o grande Deus, o grande rei, muito maior que os deuses todos. Tem nas mãos as profundezas dos abismos, e as alturas das montanhas lhe pertencem; o mar é dele, pois foi ele quem o fez, e a terra firme suas mãos a modelaram.

– Vinde, adoremos e prostremo-nos por terra, e ajoelhemos ante o Deus que nos criou! Porque ele é o nosso Deus, nosso pastor, e nós somos o seu povo e seu rebanho, as ovelhas que conduz com sua mão.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 21, 34-36

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Vigiai e orai para ficardes de pé ante o Filho do homem! (Lc 21,36);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 34″Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida e esse dia não caia de repente sobre vós; 35pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra. 36Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do homem”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Sábado (04/05/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Este é o último dia do nosso ano litúrgico! E neste dia, o Evangelho recorda-nos como é fácil tornarmo-nos preguiçosos na nossa vida de fé. Isso nos lembra que nosso coração pode ficar sonolento por causa de “farras, bebedeiras e ansiedades da vida diária”. Vejamos essas tentações.

Primeiro, somos advertidos contra a farra e a embriaguez. Isso certamente se aplica a um nível literal, ou seja, obviamente devemos evitar o abuso de drogas e álcool. Mas também se aplica a inúmeras outras maneiras pelas quais ficamos “sonolentos” por falta de temperança. O abuso do álcool é apenas uma maneira de escapar dos fardos da vida, mas há muitas maneiras de fazer isso. Sempre que cedemos a um excesso de um tipo ou de outro, começamos a deixar nossos corações ficarem sonolentos em um nível espiritual. Sempre que buscamos fugas momentâneas da vida sem nos voltarmos para Deus, nos permitimos ficar espiritualmente sonolentos.

Em segundo lugar, esta passagem identifica “as ansiedades da vida diária” como uma fonte de sonolência. Muitas vezes enfrentamos ansiedade na vida. Podemos nos sentir excessivamente sobrecarregados por uma coisa ou outra. Quando nos sentimos sobrecarregados pela vida, tendemos a procurar uma saída. E com muita frequência, a “saída” é algo que nos deixa espiritualmente sonolentos.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6º Domingo da Páscoa (05/05/2024)

Jesus fala este Evangelho como uma forma de nos desafiar a permanecermos despertos e vigilantes em nossa vida de fé. Isso acontece quando mantemos a verdade em nossas mentes e corações e nossos olhos na vontade de Deus. No momento em que voltamos nossos olhos para os fardos da vida e deixamos de ver Deus no meio de todas as coisas, ficamos espiritualmente sonolentos e começamos, de certa forma, a adormecer.

À medida que o ano litúrgico chega ao fim, hoje, reflita sobre o fato de que Deus está chamando você para ficar bem acordado. Ele quer toda a sua atenção e quer você completamente sóbrio em sua vida de fé. Coloque seus olhos nEle e deixe que Ele o mantenha continuamente preparado para Seu retorno iminente.

Oração do Dia

Senhor, eu te amo e desejo amar-te ainda mais. Ajude-me a permanecer bem acordado em minha vida de fé. Ajude-me a manter meus olhos em Ti em todas as coisas, para que eu esteja sempre preparado para Ti quando vier a mim. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como o momento formal da missa católica. Mas seu verdadeiro significado é fazer com que os cristãos reflitam as palavras e praticar seus ensinamentos no dia a dia.

A liturgia nos mostra o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, trazendo orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *