Liturgia Diária – 34ª Semana do Tempo Comum, Sábado (30/11/2024)
Liturgia Diária de Sábado, 30 de novembro de 2024.
Receba diariamente a Liturgia Diária Católica em nosso site. Acompanhe o Evangelho comentado de hoje aqui no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira Leitura (Rm 10,9-18)
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos
Irmãos, 9 se, com tua boca, confessares Jesus como Senhor e, no teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. 10 É crendo no coração que se alcança a justiça e é confessando a fé com a boca que se consegue a salvação. 11 Pois a Escritura diz: “Todo aquele que nele crer não ficará confundido”. 12 Portanto, não importa a diferença entre judeu e grego; todos têm o mesmo Senhor, que é generoso para com todos os que o invocam. 13 De fato, todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo. 14 Mas, como invocá-lo, sem antes crer nele? E como crer, sem antes ter ouvido falar dele? E como ouvir, sem alguém que pregue? 15 E como pregar, sem ser enviado para isso? Assim é que está escrito: “Quão belos são os pés dos que anunciam o bem”. 16 Mas nem todos obedeceram à Boa-nova. Pois Isaías diz: “Senhor, quem acreditou em nossa pregação?” 17 Logo, a fé vem da pregação e a pregação se faz pela palavra de Cristo. 18 Então, eu pergunto: Será que eles não ouviram? Certamente que ouviram, pois “a voz deles se espalhou por toda a terra, e as suas palavras chegaram aos confins do mundo”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Salmo 18 (19A)
— Seu som ressoa e se espalha em toda terra.
— Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia.
— Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz.
Evangelho do Dia
Evangelho (Mt 4,18-22)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Vinde após mim, disse o Senhor, e eu ensinarei a pescar gente.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 18 quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 19 Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. 20 Eles, imediatamente deixaram as redes e o seguiram. 21 Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu consertando as redes. Jesus os chamou. 22 Eles, imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
Hoje, homenageamos um dos Apóstolos: Santo André. André e seu irmão Pedro eram pescadores que logo adotariam uma nova forma de pesca. Em breve se tornariam “pescadores de homens”, como disse Jesus. Mas antes de serem enviados nesta missão por nosso Senhor, eles tiveram que se tornar Seus seguidores. E isso aconteceu porque nosso Senhor foi primeiro o pescador desses homens.
Observe que neste Evangelho, Jesus estava simplesmente passando e “viu” esses dois irmãos trabalhando duro em sua ocupação. Primeiro, Jesus os “viu” e depois os chamou. Vale a pena refletir sobre este olhar de Nosso Senhor.
Imagine a profunda verdade de que nosso Senhor está continuamente olhando para você com amor divino, aguardando o momento em que você volta sua atenção para Ele. Seu olhar é perpétuo e profundo. O seu olhar é aquele que anseia que O sigas, que abandones tudo o resto para ouvir o Seu gentil convite não só a segui-Lo, mas depois a ir em frente e convidar outros ao caminho da fé.
Ao iniciarmos este tempo do Advento, devemos permitir que o chamado de André e Pedro também se torne o nosso próprio chamado. Devemos permitir-nos notar Jesus quando Ele olha para nós, vê quem somos, está ciente de tudo sobre nós e depois diz uma palavra de convite. Ele lhe diz: “Venha após mim…” Este é um convite que deve permear todos os aspectos da sua vida. “Seguir” Jesus é deixar tudo para trás e fazer do ato de seguir nosso Senhor o único propósito de sua vida.
Infelizmente, muitas pessoas prestam pouca atenção a esse chamado em suas vidas. Poucas pessoas O ouvem falar e menos respondem, e ainda menos respondem com total abandono de suas vidas. O início do Advento é uma oportunidade para avaliar mais uma vez a sua capacidade de resposta ao chamado de nosso Senhor.
Reflita hoje sobre Jesus falando estas palavras para você. Primeiro, pondere se você disse “Sim” a Ele com todas as forças da sua alma. Segundo, reflita sobre aqueles que nosso Senhor deseja que você convide para a jornada. A quem Jesus está enviando você para convidar? Quem, na sua vida, está aberto ao Seu chamado? Quem Jesus quer atrair para Si através de você? Imite estes Apóstolos quando disseram “Sim” ao Senhor, embora não tenham compreendido imediatamente tudo o que isso implicaria. Diga “Sim” hoje e esteja pronto e disposto a fazer o que vier a seguir nesta gloriosa jornada de fé.
Oração do Dia
Meu querido Senhor, eu digo “Sim” para Ti hoje. Ouço-Te me chamando e escolho responder com a maior generosidade e abandono à Tua santa e perfeita vontade. Dê-me a coragem e a sabedoria que preciso para não esconder nada de Ti e de Seu chamado divino em minha vida. Jesus, eu confio em Ti.
A Liturgia Diária para os Católicos
Nas missas, a Liturgia Diária também pode ser usada em outras celebrações da igreja, além de outros momentos como em Grupos de Orações por exemplo.
E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é a missa de domingo. Neste dia, os católicos devem ir à missa para cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica que diz “Ouvir Missa inteira nos domingos e festas de guarda”.
Deste modo, a Liturgia Diária é a ação do povo em uniformidade com Deus. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de palavras, gestos ou sinais.
Sobre o Autor
0 Comentários