Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa, Quarta-feira (07/05/2025)

Homilia Diária

Liturgia Diária de Quarta-feira, 7 de maio de 2025.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia com Homilia Diária e oração do dia para refletir. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (At 8,1b-8)

Leitura dos Atos dos Apóstolos

1b Naquele dia começou uma grande perseguição contra a Igreja de Jerusalém. E todos, com exceção dos apóstolos, se dispersaram pelas regiões da Judeia e da Samaria. 2 Algumas pessoas piedosas sepultaram Estêvão e observaram grande luto por causa dele. 3 Saulo, porém, devastava a Igreja: entrava nas casas e arrastava para fora homens e mulheres, para atirá-los na prisão. 4 Entretanto, aqueles que se tinham dispersado iam por toda a parte, pregando a Palavra. 5 Filipe desceu a uma cidade da Samaria e anunciou-lhes o Cristo. 6 As multidões seguiam com atenção as coisas que Filipe dizia. E todos unânimes o escutavam, pois viam os milagres que ele fazia. 7 De muitos possessos saíam os espíritos maus, dando grandes gritos. Numerosos paralíticos e aleijados também foram curados. 8 Era grande a alegria naquela cidade.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 65 (66)

— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, cantai salmos a seu nome glorioso, dai a Deus a mais sublime louvação! Dizei a Deus: “Como são grandes vossas obras!

Leia mais:  Liturgia Diária – 12ª Semana do Tempo Comum, Segunda-feira (22/06/2026)

—Toda a terra vos adore com respeito e proclame o louvor de vosso nome!” Vinde ver todas as obras do Senhor: seus prodígios estupendos entre os homens!

— O mar ele mudou em terra firme, e passaram pelo rio a pé enxuto. Exultemos de alegria no Senhor! Ele domina para sempre com poder!

Evangelho do Dia

Evangelho (Jo 6,35-40)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Quem vê o filho e nele crê, este tem a vida eterna, e eu o farei ressuscitar no último dia, diz Jesus.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 35 “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede. 36 Eu, porém, vos disse que vós me vistes, mas não acreditais. 37 Todos os que o Pai me confia virão a mim, e quando vierem, não os afastarei. 38 Pois eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39 E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. 40 Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 11ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira (19/06/2026)

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Você crê em Jesus? Sem dúvida, a resposta é “sim”. No entanto, crer em nosso Senhor é algo que deve se aprofundar a cada dia. Portanto, se você tem fé em Jesus, também pode admitir que não tem fé suficiente. Nesta passagem do Evangelho, na qual o “Discurso do Pão da Vida” continua, Jesus nos chama a fazer duas coisas. Primeiro, precisamos vê-Lo. Segundo, precisamos crer. Comecemos pela primeira.

Quando Jesus disse essas palavras à multidão pela primeira vez, eles viram Sua presença física. Mas muitos deles não enxergaram além da superfície. Viram Seus milagres, ouviram Seus ensinamentos, mas muito poucos viram a realidade mais profunda de Jesus como o Filho do Pai Eterno e o Salvador do Mundo.

Se você quer crer em nosso Senhor e em tudo o que Ele é, então você precisa primeiro vê-Lo. Uma das melhores maneiras de promover essa “visão sagrada” de nosso Senhor é contemplá-Lo na Santíssima Eucaristia. Quando você participa da Missa ou passa um tempo em adoração e contempla a Santíssima Eucaristia, o que você vê? Você vê o Filho Eterno? Você vê a Sua santa divindade? Você vê o seu Deus e o Senhor de tudo?

Ao nos levantarmos ou nos ajoelharmos diante do nosso Senhor, presente na Santíssima Eucaristia, é fácil nos distrairmos. É fácil permitir que nossas mentes divaguem por muitos outros aspectos da nossa vida diária e deixarmos de ver o Filho eterno de Deus como Ele está presente para nós.

Leia mais:  Liturgia Diária – 12º Domingo do Tempo Comum (21/06/2026)

Reflita, hoje, sobre a maneira como você olha para o nosso Senhor. Se você quer aprofundar sua fé, sua crença, comece com a sua visão. Comece considerando como você olha para Jesus, presente na Santíssima Eucaristia. Se você tem a bênção de estar com Ele neste dia na Santa Missa ou em adoração, examine a maneira de vê-Lo. Contemple-O. Faça um ato intencional de fé em Sua presença divina. Reconheça Sua Divindade, Sua glória, Sua santidade e Sua presença sagrada. Se você puder olhar além da superfície e levantar o véu que cobre Sua glória, então este sagrado dom da visão dará lugar, também, ao dom da fé profunda.

Oração do Dia

Meu Senhor sempre presente, agradeço-Te profundamente pela forma como vens a mim na Santíssima Eucaristia. Agradeço-Te pela Tua divina presença e glória. Ajuda-me a ver além do véu da aparência do pão e do vinho, para que eu possa ver mais claramente a Tua divindade. Ao ver a Tua divina presença, querido Senhor, ajuda-me a professar a minha fé em Ti com maior certeza e fé. Jesus, eu confio em Vós.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.