Liturgia Diária – 3º Domingo do Tempo Comum (21/01/2024)

Liturgia Diária

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Domingo, 21 de janeiro de 2024.

Confira diariamente a Homilia do Evangelho do Dia dos Católicos em nosso site. Acompanhe a Primeira Leitura, Evangelho do dia e Homilia do Evangelho de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Jonas 3, 1-5.10

Leitura da profecia de Jonas:

1A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, pela segunda vez: 2″Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive, e anuncia-lhe a mensagem que eu te vou confiar”. 3Jonas pôs-se a caminho de Nínive, conforme a ordem do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande; eram necessários três dias para ser atravessada. 4Jonas entrou na cidade, percorrendo o caminho de um dia; pregava ao povo, dizendo: “Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída”. 5Os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum e vestiram sacos, desde o superior ao inferior. 10Vendo Deus as suas obras de conversão e que os ninivitas se afastavam do mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal que tinha ameaçado fazer-lhes, e não o fez.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 24 (25)

– Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, vossa verdade me oriente e me conduza!

– Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos e fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação.

– Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura e a vossa compaixão, que são eternas! De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia e sois bondade sem limites, ó Senhor!

– O Senhor é piedade e retidão e reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça e aos pobres ele ensina o seu caminho.

2ª Leitura

Primeira leitura: Coríntios 7, 29-31

Leia mais:  Liturgia Diária – 14ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira (12/07/2024)

Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios:

29Eu digo, irmãos, o tempo está abreviado. Então que, doravante, os que têm mulher vivam como se não tivessem mulher; 30e os que choram, como se não chorassem; e os que estão alegres, como se não estivessem alegres; e os que fazem compras, como se não possuíssem coisa alguma; 31e os que usam do mundo, como se dele não estivessem gozando. Pois a figura deste mundo passa.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 1, 14-20

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– O reino do céu está perto! Convertei-vos, irmãos, é preciso! Crede todos no evangelho! (Mc 1,15);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos:

14Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o evangelho de Deus e dizendo: 15″O tempo já se completou e o reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no evangelho!” 16E, passando à beira do mar da Galileia, Jesus viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 17Jesus lhes disse: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens”. 18E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus. 19Caminhando mais um pouco, viu também Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes; 20e logo os chamou. Eles deixaram seu pai, Zebedeu, na barca com os empregados e partiram, seguindo Jesus.

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Jesus começa Seu ministério público imediatamente após ser tentado pelo diabo enquanto esteve no deserto por quarenta dias. Ao iniciar Seu ministério, Ele declara: “Este é o tempo de cumprimento”. Primeiro, o início do ministério público de Jesus foi, historicamente falando, o “tempo de cumprimento”, na medida em que a nova era do Evangelho e da graça tinha apenas começado. Mas o “tempo de cumprimento” de que Jesus fala também se refere a cada vez que ouvimos o Evangelho e respondemos. Fazemos isso arrependendo-nos sinceramente dos nossos pecados e tornando-nos membros plenos do Reino de Deus. Mas pondere por um momento a palavra específica “cumprimento”. O que isto significa?

Leia mais:  Liturgia Diária – 14ª Semana do Tempo Comum, Sábado (13/07/2024)

A palavra “cumprido” pode ser contrastada com seu oposto “não cumprido”. Estar insatisfeito é sempre indesejável. Neste mundo, muitas pessoas se sentem insatisfeitas e tentam preencher esse vazio com muitas coisas. Curiosamente, as três tentações que Jesus acabara de experimentar no deserto estão entre as tentações às quais tantas pessoas cedem durante a sua busca pela realização na vida.

Primeiro, Jesus estava com fome, e o diabo o tentou a transformar pedras em pão para saciar essa fome. Esta é uma tentação para a realização carnal. Segundo, o diabo tentou Jesus a se atirar do pináculo do Templo para provar que Ele era o Filho de Deus. Esta é uma tentação de satisfação pelo orgulho – orgulho para convencer o outro da importância e identidade de alguém. Terceiro, o diabo mostrou a Jesus todas as nações do mundo e prometeu-as ao nosso Senhor se Jesus o adorasse. Esta é uma tentação de realização através da obtenção de riqueza e poder terreno. É claro que Jesus rejeitou todas as três tentações como forma de mostrar que nenhuma delas realmente nos satisfaz. E Ele fez isso pouco antes do início de Seu ministério público para então pregar a verdadeira mensagem de cumprimento. “Este é o momento da realização. O reino de Deus está próximo. Arrependa-se e creia no evangelho.”

O verdadeiro cumprimento só é encontrado no Evangelho, a mensagem da Verdade que Jesus partilhou durante os Seus três anos de ministério público e depois levada à conclusão pela Sua morte e ressurreição sacrificial. Só quem dá ouvidos às Suas palavras e se abre à graça derramada da Cruz é capaz de encontrar a realização que procura.

Leia mais:  Liturgia Diária – 15º Domingo do Tempo Comum (14/07/2024)

Reflita hoje sobre o seu próprio desejo interior de realização na vida. Como você tenta saciar esse desejo? Você permite que o maligno o leve a pensar que os desejos carnais, o orgulho ou a riqueza são a resposta? Rejeite essas tentações com nosso Senhor e depois mergulhe na mensagem do Evangelho, que é a única fonte de realização na vida.

Oração do Dia

Senhor da verdadeira realização, Você e somente Você é a fonte da plenitude da vida. Acredito nisso de todo o coração. Por favor, dê-me a graça que preciso para rejeitar todas as tentações da vida e me apegar apenas à Tua santa Palavra e à graça dada a todos os que Te seguem. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A palavra “liturgia” já era comum na antiguidade, mas depois dos séculos VIII e IX é que a liturgia passou a ser usada pela igreja grega e fazendo parte da igreja católica também.

A Liturgia Diária é utilizada nas missas e existe uma liturgia diferente para cada dia do ano. A Liturgia Diária é composta por 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Mas em alguns dias, também podem ter duas ou mais Leituras também.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.