Liturgia Diária – 4º Domingo do Advento (22/12/2024)

Homilia Diária

Liturgia Diária de Domingo, 22 de dezembro de 2024.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Aqui você fica sabendo qual o Evangelho do Dia de Hoje e acompanha a Liturgia aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Mq 5,1-4a)

Leitura da Profecia de Miqueias

Assim diz o Senhor: 1 Tu, Belém de Éfrata, pequenina entre os mil povoados de Judá, de ti há de sair aquele que dominará em Israel; sua origem vem de tempos remotos, desde os dias da eternidade. 2 Deus deixará seu povo ao abandono, até ao tempo em que uma mãe der à luz; e o resto de seus irmãos se voltará para os filhos de Israel. 3 Ele não recuará, apascentará com a força do Senhor e com a majestade do nome do Senhor seu Deus; os homens viverão em paz, pois ele agora estenderá o poder até aos confins da terra, 4 e ele mesmo será a Paz.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 79 (80)

— Iluminai a vossa face sobre nós, convertei-nos para que sejamos salvos!

— Ó Pastor de Israel, prestai ouvidos. Vós que sobre os querubins vos assentais, aparecei cheio de glória e esplendor! Despertai vosso poder, ó nosso Deus e vinde logo nos trazer a salvação!

— Voltai-vos para nós, Deus do universo! Olhai dos altos céus e observai. Visitai a vossa vinha e protegei-a! Foi a vossa mão direita que a plantou; protegei-a, e ao rebento que firmastes!

— Pousai a mão por sobre o vosso Protegido, o filho do homem que escolhestes para vós! E nunca mais vos deixaremos, Senhor Deus! Dai-nos vida, e louvaremos vosso nome!

2ª Leitura

Segunda Leitura (Hb 10,5-10)

Leia mais:  Liturgia Diária – Santa Inês, virgem e mártir, Memória - Terça-feira (21/01/2025)

Leitura da Carta aos Hebreus

Irmãos: 5 Ao entrar no mundo, Cristo afirma: “Tu não quiseste vítima nem oferenda, mas formaste-me um corpo. 6 Não foram do teu agrado holocaustos nem sacrifícios pelo pecado. 7 Por isso eu disse: ‘Eis que eu venho. No livro está escrito a meu respeito: Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade'”. 8 Depois de dizer: “Tu não quiseste nem te agradaram vítimas, oferendas, holocaustos, sacrifícios pelo pecado” – coisas oferecidas segundo a Lei – 9 ele acrescenta: “Eu vim para fazer a tua vontade”. Com isso, suprime o primeiro sacrifício, para estabelecer o segundo. 10 É graças a esta vontade que somos santificados pela oferenda do corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 1,39-45)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Eis a serva do Senhor; cumpra-se em mim a tua palavra!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40 Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42 Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” 43 Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44 Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45 Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Isabel expressou uma bela humildade nesta declaração. A Bem-Aventurada Virgem Maria acabava de fazer uma longa viagem para estar com Isabel nos últimos meses de gravidez. Assim que a nossa Mãe Santíssima cumprimentou Isabel, o filho de Isabel, São João Batista, saltou de alegria no seu ventre. Isabel reconhece isto e depois expressa humildemente o fato de ser excepcionalmente abençoada por ter Maria, a mãe do seu Senhor, vindo visitá-la.

Leia mais:  Liturgia Diária – 2ª Semana do Tempo Comum, Segunda-feira (20/01/2025)

Há muitas coisas que valem a pena ponderar nesta visitação de nossa Mãe Santíssima. Mas tente concentrar-se na humilde admiração e admiração expressada por Isabel. “E como isso acontece comigo, que a mãe do meu Senhor venha até mim?” Isabel ficou claramente grata pela visita de Maria. Mas parece que a reação dela foi além da gratidão. Ela recebeu o dom da admiração e do espanto. Ela claramente sabia que era incrivelmente abençoada pelo fato de que tanto a Mãe de Deus quanto o próprio Senhor estavam agora em sua presença em sua casa.

Este dom de admiração e admiração que Isabel experimentou é um dos Sete Dons do Espírito Santo. É um dom que entra num coração humilde, permitindo-lhe ver primeiro a sua indignidade de uma graça especial dada. Mas então esta alma humilde recebe a graça especial e responde com um espanto avassalador. Assim, não só a gratidão está presente, mas há também esse santo espanto que resulta em louvor a Deus.

Em nossas próprias vidas, há tantas graças incríveis que recebemos de Deus. Mas muitas vezes não conseguimos vê-los como são. Deixamos de ver as graças incríveis que Deus nos deu e, portanto, deixamos de experimentar o espanto que deveria resultar dos dons de Deus.

Ao olhar para a sua própria vida, que graças Deus lhe deu? Você os vê? Você é grato por eles? E, se sim, você é capaz de ir além da gratidão, de modo a experimentar uma santa admiração e admiração pela bondade e bênçãos de Deus em sua vida? Embora possa ser difícil chegar a este nível de espanto, é um verdadeiro presente que todos devemos nos esforçar para obter e experimentar todos os dias de nossas vidas.

Leia mais:  Liturgia Diária – 2º Domingo do Tempo Comum (19/01/2025)

Reflita hoje sobre este santo dom do Espírito Santo que Isabel experimentou. Coloque-se no local. Tente ver a experiência dentro do coração dela. Tente sentir como ela se sentiu. Tente sentir o elogio resultante. E procure se abrir mais plenamente para receber esse mesmo dom do Espírito Santo em sua vida. O Senhor vem a você constantemente pela graça, especialmente toda vez que você O recebe na Sagrada Comunhão. Por essa razão, todos devemos nos esforçar para viver uma maravilha e admiração sagradas todos os dias de nossas vidas.

Oração do Dia

Meu mais glorioso Senhor, Você me agracia além da imaginação. Muitas vezes, não consigo sentir a gratidão, a admiração e a admiração que deveriam resultar. Por favor, ajude-me a ver primeiro as inúmeras bênçãos da Sua graça e presença em minha vida. E ao vê-los, por favor, encha-me com o Espírito Santo para que eu também possa cantar continuamente Teus dignos louvores. Jesus, eu confio em Ti.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre faça a Reflexão Diária das palavras do Evangelho depois dessa leitura. Esta reflexão é feita em geral por interpretação própria do celebrante.

O ponto mais alto da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.