Liturgia Diária – 5ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira (07/02/2024)

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia com Homilia Diária e oração do dia para refletir. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Reis 10, 1-10

Leitura do primeiro livro dos Reis:

Naqueles dias, 1a rainha de Sabá, tendo ouvido falar – para a glória do Senhor – da fama de Salomão, veio prová-lo com enigmas. 2Chegou a Jerusalém com numerosa comitiva, com camelos carregados de aromas e enorme quantidade de ouro e pedras preciosas. Apresentou-se ao rei Salomão e expôs-lhe tudo o que tinha em seu pensamento. 3Salomão soube responder a todas as suas perguntas: para ele nada houve tão obscuro que não pudesse esclarecer. 4Quando a rainha de Sabá viu toda a sabedoria de Salomão, a casa que tinha construído, 5os manjares da sua mesa, os cortesãos sentados em ordem à mesa, as diversas classes dos que o serviam e suas vestes, os copeiros, os holocaustos que ele oferecia no templo do Senhor, ficou pasmada e disse ao rei: 6″Realmente era verdade o que eu ouvi no meu país a respeito de tuas palavras e de tua sabedoria! 7Eu não queria acreditar no que diziam, até que vim e vi com os meus próprios olhos, e reconheci que não me tinham dito nem a metade. Tua sabedoria e tua riqueza são muito maiores do que a fama que chegara aos meus ouvidos. 8Feliz a tua gente, felizes os teus servos que gozam sempre da tua presença e que ouvem a tua sabedoria! 9Bendito seja o Senhor, teu Deus, a quem agradaste, que te colocou sobre o trono de Israel, porque o Senhor amou Israel para sempre e te constituiu rei para governares com justiça e equidade”. 10Depois ela deu ao rei cento e vinte talentos de ouro e grande quantidade de aromas e pedras preciosas. Nunca mais foi trazida tanta quantidade de aromas como a que a rainha de Sabá deu ao rei Salomão.

Leia mais:  Liturgia Diária – 1ª Semana da Quaresma, Segunda-feira (19/02/2024)

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 36 (37)

– O justo tem nos lábios o que é sábio.

– Deixa aos cuidados do Senhor o teu destino; confia nele, e com certeza ele agirá. Fará brilhar tua inocência como a luz e o teu direito como o sol do meio-dia.

– O justo tem nos lábios o que é sábio, sua língua tem palavras de justiça; traz a aliança do seu Deus no coração, e seus passos não vacilam no caminho.

– A salvação dos piedosos vem de Deus; ele os protege nos momentos de aflição. O Senhor lhes dá ajuda e os liberta, defende-os e protege-os contra os ímpios, e os guarda porque nele confiaram.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 7, 14-23

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Vossa palavra é a verdade; santificai-nos na verdade! (Jo 17,17);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos:

Naquele tempo, 14Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Escutai todos e compreendei: 15o que torna impuro o homem não é o que entra nele, vindo de fora, mas o que sai do seu interior. 16Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. 17Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola. 18Jesus lhes disse: “Será que nem vós compreendeis? Não entendeis que nada do que vem de fora e entra numa pessoa pode torná-la impura, 19porque não entra em seu coração, mas em seu estômago e vai para a fossa?” Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros. 20Ele disse: “O que sai do homem, isso é que o torna impuro. 21Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23Todas essas coisas más saem de dentro, e são elas que tornam impuro o homem”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 1ª Semana da Quaresma, Terça-feira (20/02/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

O que há dentro de você? O que está em seu coração? O Evangelho de hoje termina com uma lista de vícios que infelizmente vêm de dentro: “maus pensamentos, impureza, roubo, assassinato, adultério, ganância, malícia, engano, licenciosidade, inveja, blasfêmia, arrogância, loucura”. É claro que nenhum destes vícios é desejável quando observado objetivamente. Eles são todos bastante repulsivos. E, no entanto, muitas vezes são pecados com os quais as pessoas lidam regularmente, de uma forma ou de outra.

Veja a ganância, por exemplo. Quando entendido com clareza, ninguém quer ser conhecido como ganancioso. É um atributo vergonhoso de se ter. Mas quando a ganância não é vista como ganância, é fácil cair na armadilha de vivê-la. Aquele que é ganancioso deseja uma quantidade excessiva disto ou daquilo. Mais dinheiro, uma casa melhor, um carro melhor, férias mais luxuosas, etc. Assim, quando uma pessoa age de forma gananciosa, a ganância não parece indesejável. Somente quando a ganância é vista de forma objetiva é que ela é compreendida pelo que realmente é.

Neste Evangelho, ao nomear esta longa lista de vícios, Jesus realiza-nos um incrível ato de misericórdia. Ele nos sacode e nos chama a dar um passo atrás e olhar para o pecado como ele é. Jesus também deixa claro que quando você vive um ou mais desses vícios, você se contamina. Você se torna ganancioso, mentiroso, cruel, fofoqueiro, odioso, arrogante, etc. Falando objetivamente, ninguém quer isso.

Leia mais:  Liturgia Diária – 1ª Semana da Quaresma, Quarta-feira (21/02/2024)

O que há nessa lista de vícios com os quais você mais luta? O que você vê dentro do seu próprio coração? Seja honesto consigo mesmo diante de Deus. Jesus deseja que o seu coração seja puro e santo, livre destas e de toda sujeira. Mas, a menos que você seja capaz de olhar para o seu próprio coração com honestidade, será difícil rejeitar o pecado contra o qual você luta.

Reflita hoje sobre esta lista de pecados identificados por nosso Senhor. Considere cada um e permita-se ver cada pecado como ele realmente é. Permita-se desprezar esses pecados com uma ira santa e então volte seus olhos para aquele pecado contra o qual você mais luta. Saiba que à medida que você conscientemente vê esse pecado e o rejeita, nosso Senhor começará a fortalecê-lo e a purificar seu coração para que você se liberte dessa contaminação e se torne, em vez disso, o lindo filho de Deus que você foi criado para ser.

Oração do Dia

Meu misericordioso Senhor, ajude-me a ver o pecado como ele é. Ajude-me, especialmente, a ver o meu próprio pecado – aquele pecado dentro do meu coração que me contamina. Ao ver meu pecado, dê-me a graça necessária para rejeitá-lo e voltar-me para Ti de todo o coração para que eu possa me tornar uma nova criação em Sua graça e misericórdia. Jesus eu confio em vós!

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre faça a Homilia Diária das palavras do Evangelho depois da sua leitura. Esta homilia é feita em geral por livre interpretação do celebrante.

O ponto mais importante da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.