Liturgia Diária – 5º Dia na Oitava de Natal, Sexta-feira (29/12/2023)

Reflexão do Evangelho do Dia

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Sexta-feira, 29 de dezembro de 2023.

Leia aqui diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Homilia Diária Comentada do Evangelho. Leia agora a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: 1 João 2,3-11

Leitura da Primeira Carta de São João:

Caríssimos: 3Para saber que o conhecemos, vejamos se guardamos os seus mandamentos. 4Quem diz: ‘Eu conheço a Deus’, mas não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. 5Naquele, porém, que guarda a sua palavra, o amor de Deus é plenamente realizado. O critério para saber se estamos com Jesus é este: 6quem diz que permanece nele, deve também proceder como ele procedeu. 7Caríssimos, não vos comunico um mandamento novo, mas um mandamento antigo, que recebestes desde o início; este mandamento antigo é a palavra que ouvistes. 8No entanto, o que vos escrevo é um mandamento novo – que é verdadeiro nele e em vós -, pois que as trevas passam e já brilha a luz verdadeira. 9Aquele que diz estar na luz, mas odeia o seu irmão, ainda está nas trevas. 10O que ama o seu irmão permanece na luz e não corre perigo de tropeçar. 11Mas o que odeia o seu irmão está nas trevas, caminha nas trevas, e não sabe aonde vai, porque as trevas ofuscaram os seus olhos.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 95 (96)

– O céu se rejubile e exulte a terra!

– Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome!

Leia mais:  Liturgia Diária – Solenidade de Pentecostes – Domingo (19/05/2024)

– Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios!

– Foi o Senhor e nosso Deus quem fez os céus: diante dele vão a glória e a majestade, e o seu templo, que beleza e esplendor!

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 2,22-35

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Sois a luz que brilhará para os gentios e para a glória de Israel, o vosso povo (Lc 2,32);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. 23Conforme está escrito na Lei do Senhor: ‘Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor.’ 24Foram também oferecer o sacrifício – um par de rolas ou dois pombinhos – como está ordenado na Lei do Senhor. 25Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele 26e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor. 27Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29’Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30porque meus olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos os povos: 32luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel.’ 33O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: ‘Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma.’

Leia mais:  Liturgia Diária – Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja - Memória, Segunda-feira (20/05/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Quando algo verdadeiramente sobrenatural acontece, a mente humana que compreende esse evento sobrenatural fica cheia de admiração. Para Mãe Maria e São José, suas mentes estavam continuamente cheias de um santo espanto diante do que testemunhavam.

Primeiro houve a Anunciação à nossa Mãe Santíssima. Então o anjo apareceu a José em sonho. Então aconteceu o nascimento milagroso. Os pastores vieram adorar seu filho e revelaram que uma multidão de anjos havia aparecido para eles. Pouco depois, os Magos do Oriente apareceram para homenagear o seu filho. E hoje temos a história de Simeão no Templo. Ele falou da revelação sobrenatural que recebeu sobre esta criança. Vez após vez, o milagre do que estava acontecendo foi colocado diante de Mãe Maria e São José, e cada vez eles responderam com admiração.

Embora não sejamos abençoados por encontrar este evento sobrenatural da Encarnação da mesma forma que Maria e José, somos, no entanto, capazes de partilhar o seu “assombro” e a sua “assombro e espanto”, ponderando em oração este evento sobrenatural. O mistério do Natal, que é uma manifestação de Deus tornando-se homem, é um acontecimento que transcende todos os tempos e espaços. É uma realidade espiritual de origem sobrenatural e, portanto, um evento ao qual as nossas mentes de fé têm pleno acesso. Tal como Mãe Maria e São José, devemos ouvir o anjo da Anunciação, o anjo do sonho de José, devemos testemunhar os pastores e os Reis Magos e, hoje, devemos alegrar-nos com Simeão ao contemplar o Messias recém-nascido, o Salvador do mundo.

Leia mais:  Liturgia Diária – 7ª Semana da Páscoa – Sábado (18/05/2024)

Reflita hoje sobre o quão plenamente você permitiu que sua mente se envolvesse no incrível mistério que celebramos nesta época sagrada. Você reservou um tempo para ler a história em espírito de oração mais uma vez? Você consegue sentir a alegria e a realização vividas por Simeão e Ana? Você já passou algum tempo considerando as mentes e os corações de Mãe Maria e São José enquanto eles vivenciavam aquele primeiro Natal? Deixe que este profundo mistério sobrenatural da nossa fé o toque neste período de Natal, de tal forma que você também fique “maravilhado” com o que celebramos.

Oração do Dia

Senhor, dá-me discernimento, sabedoria e força para que eu possa trabalhar de acordo com a Tua vontade para proteger os mais inocentes dos males deste mundo. Que eu nunca me acovarde diante do mal e que eu sempre cumpra meu dever de proteger aqueles que foram confiados aos meus cuidados. São José, rogai por mim. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, o padre ou celebrante faz, por livre interpretação, a Homilia Diária das palavras do Evangelho depois da sua leitura.

O ponto mais importante da liturgia é o Mistério Pascal que descreve a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *