Liturgia Diária – 6ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira (19/02/2025)

Liturgia Diária de Quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025.
Confira diariamente o Evangelho do Dia Comentado dos Católicos em nosso site. Receba a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira Leitura (Gn 8,6-13.20-22)
Leitura do Livro do Gênesis
Passados quarenta dias, Noé abriu a janela, que tinha feito na arca, e soltou um corvo, 7 que ficou revoando, até que secassem as águas sobre a terra. 8 Soltou, também, uma pomba para ver se as águas tinham baixado sobre a face da terra. 9 Mas a pomba, não achando onde pousar, voltou para junto dele na arca; porque as águas ainda cobriam a superfície de toda a terra. Noé estendeu a mão para fora, apanhou a pomba e recolheu-a na arca. 10 Esperou, então, mais sete dias e soltou de novo a pomba. 11 Pela tardinha, ela voltou, e eis que trazia no bico um ramo de oliveira com as folhas verdes. Assim, Noé compreendeu que as águas tinham cessado de cobrir a terra. 12 Esperou ainda sete dias, e soltou a pomba, que não voltou mais. 13 Foi no ano seiscentos e um da vida de Noé, no primeiro dia do primeiro mês, que as águas se retiraram da terra. Noé abriu o teto da arca, olhou e viu que toda a superfície da terra estava seca. 14 Então Noé construiu um altar ao Senhor e, tomando animais e aves de todas as espécies puras, ofereceu holocaustos sobre o altar. 20 O Senhor aspirou o agradável odor e disse consigo mesmo: “Nunca mais tornarei a amaldiçoar a terra por causa do homem, pois as inclinações do seu coração são más desde a juventude. Não tornarei, também, a ferir todos os seres vivos, como fiz. 22 Enquanto a terra durar, plantio e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite, jamais hão de acabar”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Salmo 115 (116B)
— Oferto ao Senhor um sacrifício de louvor.
Ou: – Aleluia, Aleluia, Aleluia
— Que poderei retribuir ao Senhor Deus por tudo aquilo que ele fez em meu favor? Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor.
— Vou cumprir minhas promessas ao Senhor na presença de seu povo reunido. É sentida por demais pelo Senhor a morte de seus santos, seus amigos.
— Vou cumprir minhas promessas ao Senhor na presença de seu povo reunido; nos átrios da casa do Senhor, em teu meio, ó cidade de Sião!
Evangelho do Dia
Evangelho (Mc 8,22-26)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Que o Pai do Senhor Jesus Cristo vos dê do saber o Espírito; para que conheçais a esperança, reservada para vós como herança!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 22 Jesus e seus discípulos chegaram a Betsaida. Algumas pessoas trouxeram-lhe um cego e pediram a Jesus que tocasse nele. 23 Jesus pegou o cego pela mão, levou-o para fora do povoado, cuspiu nos olhos dele, colocou as mãos sobre ele, e perguntou: “Estás vendo alguma coisa?” 24 O homem levantou os olhos e disse: “Estou vendo os homens. Eles parecem árvores que andam”. 25 Então Jesus colocou de novo as mãos sobre os olhos dele e ele passou a enxergar claramente. Ficou curado, e enxergava todas as coisas com nitidez. 26 Jesus mandou o homem ir para casa, e lhe disse: “Não entres no povoado!”
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
Betsaida era uma das cidades ao norte do Mar da Galiléia onde Jesus pregou. Mais tarde, em Seu ministério público, Jesus condena a cidade de Betsaida por não ter se convertido. “Ai de você, Betsaida! Porque, se os milagres praticados no meio de vós tivessem sido realizados em Tiro e em Sidom, há muito tempo se teriam arrependido, com saco e cinza” (Mateus 11:21).
Pode ser por causa da falta de fé e da vida imoral deles que Jesus conduziu o cego para fora da cidade antes de curá-lo. E parece que as pessoas que trouxeram o cego a Jesus não o trouxeram por causa da sua fé profunda, mas por curiosidade. Esta também pode ser a razão pela qual, uma vez que Jesus curou o homem, Ele o enviou para sua casa dizendo: “Nem sequer entre na aldeia”. Assim, Jesus sabia que este milagre não levaria à fé nos corações dos que viviam em Betsaida. Então, Jesus instruiu o homem a não voltar para lá.
Deus tem poder onipotente e pode claramente fazer o que quiser, quando quiser. E o que Ele muitas vezes escolhe fazer é exercer o Seu poder onipotente apenas na presença daqueles que já acreditam, ou pelo menos na presença daqueles que ainda não O rejeitaram. Quando Jesus encontra pessoas que O ouviram pregar, mas não conseguiram chegar à fé, Ele se recusa a realizar qualquer milagre na presença delas.
O que isto nos diz é que a fé deve vir em primeiro lugar; então, o poder Todo-Poderoso de Deus flui livremente. É claro que a graça da Palavra de Deus é sempre dada a todos. A semente da santa Palavra de Deus está sempre disponível para todos. Mas é importante distinguir entre o envio da Sua santa Palavra do Evangelho e o envio do Seu poder onipotente e transformador. A única maneira de receber o último é inicialmente aceitar o primeiro. A menos que ouçamos, aceitemos e acreditemos na Sua Palavra, não receberemos a graça do Seu poder transformador.
Dito isto, também deve ser entendido que o “poder onipotente” de Deus não pode ser reduzido apenas a milagres. Todos sabemos que os milagres físicos não são tão prevalentes hoje como eram na época em que Jesus andou pela Terra. Mas Seu poder onipotente ainda está em ação hoje; e de uma forma ainda maior do que quando Jesus andou pela terra. Hoje, o Seu poder é aquele que nos transforma interiormente pela plenitude da graça e pela doação do Espírito Santo. Este é o verdadeiro milagre que devemos sempre procurar e antecipar quando ouvimos a Palavra de Deus e respondemos com fé autêntica.
Reflita hoje sobre sua fé e sua necessidade do poder transformador de Deus em sua vida. Você vê a fé viva dentro de você? Se sim, então você certamente encontrará o poder de Deus em sua vida e a transformação proporcionada pelo Espírito Santo. Se você não vê esse poder da graça e da transformação interior em ação, então pondere a imagem de Jesus conduzindo o cego para fora da cidade para exercer seu poder. Procure primeiro ter fé, porque se tiver, nosso Senhor poderá permanecer perto de você e fará milagres dentro de sua alma.
Oração do Dia
Senhor Todo-Poderoso, Tu escolhestes enviar Seu poder onipotente sobre aqueles que vieram à fé em Ti ao receber o Evangelho que Tu enviou. Por favor, abra meus ouvidos para ouvir, para que eu escolha me converter e acreditar e, assim, estar disposto a ser transformado pela Tua graça abundante. Jesus, eu confio em Ti.
0 Comentários