Liturgia Diária – 6º Dia na Oitava de Natal, Sábado (30/12/2023)

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Sábado, 30 de dezembro de 2023.

Receba diariamente a Liturgia Diária Católica em nosso site. Acompanhe o Evangelho comentado de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (1Jo 2,12-17)

Leitura da Primeira Carta de São João.

12 Eu vos escrevo, filhinhos: os vossos pecados foram perdoados por meio do seu nome. 13 Eu vos escrevo, pais: vós conheceis aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevo, jovens: vós vencestes o maligno.

14 Já vos escrevi, filhinhos: vós conheceis o Pai. Já vos escrevi, jovens: vós sois fortes, a Palavra de Deus permanece em vós e vencestes o Maligno.

15 Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai. 16 Porque tudo o que há no mundo – as paixões da natureza, a concupiscência dos olhos e a ostentação da riqueza – não vem do Pai, mas do mundo.

17 Ora, o mundo passa, e também a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 95 (96)

— O céu se rejubile e exulte a terra!

— Ó família das nações, dai ao Senhor, ó nações, dai ao Senhor poder e glória, dai-lhe a glória que é devida ao seu nome!

— Oferecei um sacrifício nos seus átrios, adorai-o no esplendor da santidade, terra inteira, estremecei diante dele!

— Publicai entre as nações: Reina o Senhor! Ele firmou o universo inabalável, e os povos ele julga com justiça.

Leia mais:  Liturgia Diária – 1ª Semana da Quaresma, Sexta-feira (23/02/2024)

Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 2,36-40)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Um dia sagrado brilhou para nós: Nações, vinde todas adorar o Senhor: pois hoje desceu grande luz sobre a terra!

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 36 havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido.

37 Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38 Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. 39 Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. 40 O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Todos nós temos um chamado único e sagrado que nos foi dado por Deus. Cada um de nós é chamado a cumprir esse chamado com generosidade e compromisso sincero. Como diz a famosa oração de São John Henry Newman:

“Deus me criou para prestar-Lhe algum serviço definido. Ele confiou a mim um trabalho que não confiou a outro. Eu tenho minha missão. Posso nunca saber disso nesta vida, mas serei informado na próxima. Sou um elo de uma corrente, um elo de ligação entre pessoas…”

Leia mais:  Liturgia Diária – 1ª Semana da Quaresma, Sábado (24/02/2024)

Ana, a profetisa, recebeu uma missão única. Quando ela era jovem, ela foi casada por sete anos. Depois de perder o marido, ela permaneceu viúva até os oitenta e quatro anos. Durante essas décadas de sua vida, as Escrituras revelam que “ela nunca saiu do templo, mas adorava noite e dia com jejum e oração”. Que chamado incrível de Deus!

O chamado único de Ana era ser profetisa. Ela cumpriu esta vocação permitindo que toda a sua vida fosse um símbolo da vocação cristã. A sua vida foi passada em oração, jejum e, sobretudo, em antecipação. Deus a chamou a esperar, ano após ano, década após década, pelo único e definitivo momento da sua vida: o encontro com o Menino Jesus no Templo.

A vida profética de Ana nos diz que cada um de nós deve viver as nossas vidas de tal forma que o nosso objetivo final seja preparar-nos continuamente para o momento em que encontraremos o nosso divino Senhor no Templo do Céu. Ao contrário de Ana, a maioria não é chamada a jejuar e orar literalmente todos os dias dentro dos edifícios da igreja. Mas, tal como Ana, todos devemos promover uma vida interior de oração e penitência contínuas, e devemos dirigir todas as nossas ações na vida para o louvor e a glória de Deus e para a salvação das nossas almas. Embora a forma como esta vocação universal é vivida seja única para cada pessoa, a vida de Ana é, no entanto, uma profecia simbólica de cada vocação.

Leia mais:  Liturgia Diária – Cátedra de São Pedro, Apóstolo - Festa, Quinta-feira (22/02/2024)

Reflita hoje sobre como você imita bem essa mulher santa em sua própria vida. Você promove uma vida interior de oração e penitência e busca diariamente dedicar-se à glória de Deus e à salvação de sua alma? Avalie sua vida hoje à luz da maravilhosa vida profética de Ana que devemos refletir.

Oração do Dia

Senhor, agradeço-te pelo poderoso testemunho da profetisa Ana. Que a sua devoção vitalícia a Ti, uma vida de oração e sacrifício contínuos, seja um modelo e inspiração para mim e para todos os que Te seguem. Rezo para que você me revele diariamente a maneira única pela qual sou chamado a viver minha vocação de dedicação total a Ti. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Nas missas, a Liturgia Diária também pode ser usada em outras celebrações da igreja, além de outros momentos como em Grupos de Orações por exemplo.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é a missa de domingo. Neste dia, os católicos devem ir à missa para cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica que diz “Ouvir Missa inteira nos domingos e festas de guarda”.

Deste modo, a Liturgia Diária é a ação do povo em uniformidade com Deus. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de palavras, gestos ou sinais.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.