Liturgia Diária – 7ª Semana da Páscoa, Quarta-feira (24/05/2023)

Salmo de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 7ª Semana da Páscoa, Quarta-feira, 24 de maio de 2023.

Receba aqui diariamente o Evangelho de Hoje Comentado da Liturgia em nosso site. Acompanhe o Evangelho do dia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Atos dos Apóstolos 20, 28-38

Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, Paulo disse aos anciãos da Igreja de Éfeso: 28Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, sobre o qual o Espírito Santo vos colocou como guardas, para pastorear a Igreja de Deus, que ele adquiriu com o sangue do seu próprio Filho. 29Eu sei, depois que eu for embora, aparecerão entre vós lobos ferozes, que não pouparão o rebanho. 30Além disso, do vosso próprio meio aparecerão homens com doutrinas perversas que arrastarão discípulos atrás de si. 31Por isso, estai sempre atentos: lembrai-vos que durante três anos, dia e noite, com lágrimas, não parei de exortar a cada um em particular. 32Agora entrego-vos a Deus e à mensagem de sua graça, que tem poder para edificar e dar a herança a todos os que foram santificados. 33Não cobicei prata, ouro ou vestes de ninguém. 34Vós bem sabeis que estas minhas mãos providenciaram o que era necessário para mim e para os que estavam comigo. 35Em tudo vos mostrei que, trabalhando deste modo, se deve ajudar os fracos, recordando as palavras do Senhor Jesus, que disse: ‘Há mais alegria em dar do que em receber’.’ 36Tendo dito isto, Paulo ajoelhou-se e rezou com todos eles. 37Todos, depois, prorromperam em grande pranto e, lançando-se ao pescoço de Paulo, o beijavam, 38aflitos, sobretudo por lhes haver ele dito que não tornariam a ver-lhe o rosto. E o acompanharam até o navio.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 67 (68)

– Reinos da terra cantai ao Senhor.

– Suscitai, ó Senhor Deus, suscitai vosso poder, confirmai este poder que por nós manifestastes, a partir de vosso templo, que está em Jerusalém, para vós venham os reis e vos ofertem seus presentes!

Leia mais:  Liturgia Diária – 7ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (15/05/2024)

– Reinos da terra, celebrai o nosso Deus, cantai-lhe salmos! Ele viaja no seu carro sobre os céus dos céus eternos. Eis que eleva e faz ouvir a sua voz, voz poderosa.

– Dai glória a Deus e exaltai o seu poder por sobre as nuvens. Sobre Israel, eis sua glória e sua grande majestade! Em seu templo ele é admirável. E a seu povo dá poder. Bendito seja o Senhor Deus.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 17, 11-19

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Vossa palavra é a verdade; santificai-nos na verdade! (Jo 17, 17)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João:

Naquele tempo: Jesus ergueu os olhos para o céu e rezou, dizendo: 11’Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um assim como nós somos um. 12Quando eu estava com eles, guardava-os em teu nome, o nome que me deste. Eu guardei-os e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para se cumprir a Escritura. 13Agora, eu vou para junto de ti, e digo estas coisas, estando ainda no mundo, para que eles tenham em si a minha alegria plenamente realizada. 14Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os rejeitou, porque não são do mundo, como eu não sou do mundo. 15Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. 16Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo. 17Consagra-os na verdade; a tua palavra é verdade. 18Como tu me enviaste ao mundo, assim também eu os enviei ao mundo. 19Eu me consagro por eles, a fim de que eles também sejam consagrados na verdade’.

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Infelizmente, o maligno é real. Ele é o maior dos anjos caídos que retêm seu poder espiritual natural dado a eles em sua criação. Deus criou todas as criaturas angélicais com o propósito de servir à Sua santa vontade. A Escritura revela que existem nove níveis ou “coros” aos quais essas criaturas angelicais pertencem. Entre os anjos caídos, o mais alto deles dirige os outros, e ele recebe tradicionalmente o nome de Lúcifer ou “o diabo”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 7ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (17/05/2024)

Um dos poderes espirituais naturais que essas criaturas angelicais caídas retêm é o poder da influência e do pensamento sugestivo. Eles foram criados para serem mensageiros da verdade de Deus para nós; mas, em seu estado caído, eles procuram comunicar confusão e mentiras. Portanto, é muito útil entender como o maligno e os outros anjos caídos se comunicam conosco para que possamos rejeitar suas mentiras e ouvir apenas a voz de Deus.

Nas suas regras para o discernimento dos espíritos, Santo Inácio de Loyola explica que, quando uma pessoa vai “de pecado mortal em pecado mortal”, o maligno e os outros demônios continuamente propõem à sua imaginação os “prazeres aparentes” e “delícias sensuais” que eles obtêm de seu pecado como uma forma de mantê-los firmemente controlados por esse pecado. No entanto, quando uma pessoa está “purificando intensamente seus pecados e subindo de bem para melhor”, o maligno e os outros demônios agem de maneira contrária. Eles “morderão, entristecerão e colocarão obstáculos, inquietando com falsas razões, para que não prossiga” em sua busca pela santidade. Deus e os anjos bons agirão de maneira oposta. Para aqueles que estão imersos no pecado, Deus e os anjos bons usarão “o método oposto, picando-os e mordendo-lhes a consciência através do processo da razão” para afastá-los do pecado. E quando uma pessoa está, de fato, crescendo em santidade, Deus e os anjos bons “darão coragem e força, consolações, lágrimas, inspirações e quietude, aliviando e afastando todos os obstáculos, para que ela prossiga fazendo o bem”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 7ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (16/05/2024)

Essas lições espirituais sobre o discernimento de espíritos são de grande valor e irão ajudá-lo em sua luta diária contra o pecado e em sua busca diária pela santidade. Compreender os enganos do maligno e discernir os sussurros da graça dados por Deus traz clareza para nossa vida diária e direção para todas as nossas ações. A boa notícia revelada pela passagem bíblica acima é que nosso Senhor está totalmente ciente da obra do maligno, orou por você e o ajudará enquanto você procura combater essas mentiras e enganos em sua vida.

Reflita, hoje, sobre a importância de aprender a discernir tanto a voz de Deus quanto as mentiras do maligno. Trabalhe para discernir a voz de Deus para que você possa segui-Lo com mais fidelidade. E procure discernir as mentiras do maligno para que você não seja influenciado por ele e possa rejeitá-lo diretamente. Comprometa-se com um discernimento mais rigoroso dessas experiências espirituais em sua vida e permita que esta oração de Jesus o direcione para a Sua santa vontade.

Oração do Dia

Meu Senhor todo-poderoso, Você venceu o maligno e forneceu toda a graça de que preciso para superar suas mentiras e decepções. Abra minha mente para discernir sua voz e dê clareza à voz do maligno para que eu possa escolher a Ti com todo o meu coração e rejeitar tudo o que o maligno tenta me dizer. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada em todas as missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outros momentos ou celebrações católicas.

A igreja celebra o Mistério de Cristo todos os dias do ano, e seu ponto mais importante é o domingo. Neste dia, os católicos vão à missa como maneira de cumprir um dos Cinco Mandamentos.

Sendo assim, a Liturgia é a ação em unidade do povo de Deus. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária costuma ser comentada por seu celebrante.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *