Liturgia Diária – 4ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira (30/01/2024)

Salmo do Dia de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Terça-feira, 30 de janeiro de 2024.

Receba diariamente a Liturgia Diária Católica em nosso site. Acompanhe o Evangelho comentado de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Samuel 18, 9-10.14.24-25.30-19, 3

Leitura do segundo livro de Samuel:

Naqueles dias, 9Absalão encontrou-se por acaso na presença dos homens de Davi. Ia montado numa mula, e esta meteu-se sob a folhagem espessa de um grande carvalho. A cabeça de Absalão ficou presa nos galhos da árvore, de modo que ele ficou suspenso entre o céu e a terra, enquanto a mula em que ia montado passou adiante. 10Alguém viu isso e informou Joab, dizendo: “Vi Absalão suspenso num carvalho”. 14Joab tomou então três dardos e cravou-os no peito de Absalão. 24Davi estava sentado entre duas portas da cidade. A sentinela que tinha subido ao terraço da porta, sobre a muralha, levantou os olhos e divisou um homem que vinha correndo, sozinho. 25Pôs-se a gritar e avisou o rei, que disse: “Se ele vem só, traz alguma boa-nova”. 30O rei disse-lhe: “Passa e espera aqui”. Tendo ele passado e estando no seu lugar,31apareceu o etíope e disse: “Trago-te, senhor meu rei, a boa-nova: o Senhor te fez justiça contra todos os que se tinham revoltado contra ti”. 32O rei perguntou ao etíope: “Vai tudo bem para o jovem Absalão?” E o etíope disse: “Tenham a sorte desse jovem os inimigos do rei, meu senhor, e todos os que se levantam contra ti para te fazer mal!” 19,1Então o rei estremeceu, subiu para a sala que está acima da porta e caiu em pranto. Dizia entre soluços: “Meu filho Absalão! Meu filho, meu filho Absalão! Por que não morri eu em teu lugar? Absalão, meu filho, meu filho!”2Anunciaram a Joab que o rei estava chorando e lamentando-se por causa do filho. 3Assim, a vitória converteu-se em luto, naquele dia, para todo o povo, porque o povo soubera que o rei estava acabrunhado de dor por causa de seu filho.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 85 (86)

– Inclinai vosso ouvido, ó Senhor, e respondei-me!

– Inclinai, ó Senhor, vosso ouvido, escutai, pois sou pobre e infeliz! Protegei-me, que sou vosso amigo, e salvai vosso servo, meu Deus, que espera e confia em vós!

– Piedade de mim, ó Senhor, porque clamo por vós todo o dia! Animai e alegrai vosso servo, pois a vós eu elevo a minha alma.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5º Domingo da Páscoa (28/04/2024)

– Ó Senhor, vós sois bom e clemente, sois perdão para quem vos invoca. Escutai, ó Senhor, minha prece, o lamento da minha oração!

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 5, 21-43

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– O Cristo tomou sobre si nossas dores, carregou em seu corpo as nossas fraquezas (Mt 8,17);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos:

Naquele tempo, 21Jesus atravessou de novo, numa barca, para a outra margem. Uma numerosa multidão se reuniu junto dele, e Jesus ficou na praia.22Aproximou-se, então, um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Quando viu Jesus, caiu a seus pés 23e pediu com insistência: “Minha filhinha está nas últimas. Vem e põe as mãos sobre ela, para que ela sare e viva!”24Jesus então o acompanhou. Uma numerosa multidão o seguia e o comprimia. 25Ora, achava-se ali uma mulher que, há doze anos, estava com uma hemorragia; 26tinha sofrido nas mãos de muitos médicos, gastou tudo o que possuía e, em vez de melhorar, piorava cada vez mais. 27Tendo ouvido falar de Jesus, aproximou-se dele por detrás, no meio da multidão, e tocou na sua roupa. 28Ela pensava: “Se eu ao menos tocar na roupa dele, ficarei curada”. 29A hemorragia parou imediatamente e a mulher sentiu dentro de si que estava curada da doença. 30Jesus logo percebeu que uma força tinha saído dele. E, voltando-se no meio da multidão, perguntou: “Quem tocou na minha roupa?” 31Os discípulos disseram: “Estás vendo a multidão que te comprime e ainda perguntas: ‘Quem me tocou?'” 32Ele, porém, olhava ao redor para ver quem havia feito aquilo. 33A mulher, cheia de medo e tremendo, percebendo o que lhe havia acontecido, veio e caiu aos pés de Jesus e contou-lhe toda a verdade. 34Ele lhe disse: “Filha, a tua fé te curou. Vai em paz e fica curada dessa doença”. 35Ele estava ainda falando quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga e disseram a Jairo: “Tua filha morreu. Por que ainda incomodar o mestre?” 36Jesus ouviu a notícia e disse ao chefe da sinagoga: “Não tenhas medo. Basta ter fé!” 37E não deixou que ninguém o acompanhasse, a não ser Pedro, Tiago e seu irmão João. 38Quando chegaram à casa do chefe da sinagoga, Jesus viu a confusão e como estavam chorando e gritando. 39Então, ele entrou e disse: “Por que essa confusão e esse choro? A criança não morreu, mas está dormindo”. 40Começaram então a caçoar dele. Mas ele mandou que todos saíssem, menos o pai e a mãe da menina e os três discípulos que o acompanhavam. Depois entraram no quarto onde estava a criança. 41Jesus pegou na mão da menina e disse: “Talitá cum” – que quer dizer: “Menina, levanta-te!” 42Ela levantou-se imediatamente e começou a andar, pois tinha doze anos. E todos ficaram admirados. 43Ele recomendou com insistência que ninguém ficasse sabendo daquilo. E mandou dar de comer à menina.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (29/04/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Vale a pena refletir sobre esta curta linha todos os dias. “Não tenha medo; apenas tenha fé.” Esta afirmação pode ser aplicada a muitas situações que vivenciamos ao longo de nossas vidas. É uma ordem de amor de nosso Senhor e é uma ordem que todos nós precisamos ouvir, especialmente quando as dificuldades surgem em nosso caminho.

Em primeiro lugar, deve-se notar que esta era uma situação grave em que emoções extremas e tentações de medo seriam compreensíveis. O pai nesta história tinha uma filha prestes a morrer e veio implorar a Jesus que a curasse. Jesus concordou. Mas enquanto estavam a caminho, Jesus e o pai receberam a triste notícia de que a filha acabara de morrer. Como qualquer pai saberia, esta notícia deve ter sido incrivelmente difícil de ouvir. Então comece tentando entender o luto que esse pai estava vivenciando. Tente entender especialmente sua dor naquele momento ao ouvir essa notícia devastadora.

Ao refletir sobre a dor dele, tente refletir também sobre o coração, o pensamento, as emoções e as palavras de Jesus. Jesus não teve medo. Ele sabia que isso terminaria muito bem. Mas porque Ele também tinha profunda empatia e amor por esse pai enlutado, Jesus voltou-se para ele para lhe dar esperança. É difícil encontrar esperança em meio a uma experiência muito difícil e dolorosa na vida. Quando confrontado com a dor, é muito tentador ceder ao desespero. O desespero é uma completa perda de esperança. O desespero nos afasta de Deus e nos priva da fé. Mas o desespero é sempre evitável se seguirmos a ordem de amor de Jesus. “Não tenha medo; apenas tenha fé.”

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Sábado (27/04/2024)

O que é que o tenta a temer na vida? O que é que o tenta a perder a esperança? Talvez você esteja lutando contra a morte de um ente querido e ache isso muito difícil. Talvez a sua dor venha de fontes pequenas e seja apenas menor agora. A verdade é que todos nós experimentaremos diariamente pequenas tentações de perder a esperança. E a maioria também experimentará graves tentações uma vez ou outra. Por estas razões, todos devemos ouvir constantemente as palavras de Jesus e trabalhar para dissipar todos os medos da vida, ao convidarmos Deus a conceder-nos o dom da esperança que vem da fé inabalável no Seu plano para as nossas vidas.

Reflita hoje sobre quaisquer lutas que você enfrenta com desespero, medo ou ansiedade na vida. Ao fazer isso, saiba que todas as coisas são possíveis quando você se volta para Deus com fé. A fé não elimina necessariamente as dificuldades da vida; faz algo ainda melhor. Transforma as dificuldades para que você possa suportá-las com graça, alegria e esperança sobrenatural. Quando isso acontece, tudo na vida tem potencial para ser usado por Deus para o nosso bem. Tudo o que precisamos fazer é rejeitar continuamente o medo e “apenas ter fé”.

Oração do Dia

Meu compassivo Senhor, você consolou este pai enlutado e incutiu nele os dons da fé e da esperança. Por favor, também fale seu comando de amor para mim, chamando-me a confiar em Ti, não importa o que eu enfrente na vida. Que eu sempre tenha fé em Ti e nunca caia em desespero ou medo. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Nas missas, a Liturgia Diária também pode ser usada em outras celebrações da igreja, além de outros momentos como em Grupos de Orações por exemplo.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é a missa de domingo. Neste dia, os católicos devem ir à missa para cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica que diz “Ouvir Missa inteira nos domingos e festas de guarda”.

Deste modo, a Liturgia Diária é a ação do povo em uniformidade com Deus. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de palavras, gestos ou sinais.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *