Liturgia Diária – 7ª Semana da Páscoa, Segunda-feira (22/05/2023)

Homilia Diária

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 7ª Semana da Páscoa, Segunda-feira, 22 de maio de 2023.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Aqui você fica sabendo qual o Evangelho do Dia de Hoje e acompanha a Liturgia aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Atos dos Apóstolos 19, 1-8

Leitura dos Atos dos Apóstolos:

1Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo atravessou as regiões montanhosas e chegou a Éfeso. Aí encontrou alguns discípulos e perguntou-lhes: 2’Vós recebestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé?’ Eles responderam: ‘Nem sequer ouvimos dizer que existe o Espírito Santo!’ 3Então Paulo perguntou: ‘Que batismo vós recebestes?’ Eles responderam: ‘O batismo de João.’ 4Paulo disse-lhes: ‘João administrava um batismo de conversão, dizendo ao povo que acreditasse naquele que viria depois dele, isto é, em Jesus.’ 5Tendo ouvido isso, eles foram batizados no nome do Senhor Jesus. 6Paulo impôs-lhes as mãos e sobre eles desceu o Espírito Santo. Começaram então a falar em línguas e a profetizar. 7Ao todo, eram uns doze homens. 8Paulo foi então à sinagoga e, durante três meses, falava com toda convicção, discutindo e procurando convencer os ouvintes sobre o Reino de Deus.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 67 (68)

– Reinos da terra, cantai ao Senhor.

– Eis que Deus se põe de pé, e os inimigos se dispersam! Fogem longe de sua face os que odeiam o Senhor! Como a fumaça se dissipa, assim também os dissipais, como a cera se derrete, ao contato com o fogo, assim pereçam os iníquos ante a face do Senhor!

– Mas os justos se alegram na presença do Senhor rejubilam satisfeitos e exultam de alegria! Cantai a Deus, a Deus louvai, cantai um salmo a seu nome! o seu nome é Senhor: exultai diante dele!

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Sábado (27/04/2024)

– Dos órfãos ele é pai, e das viúvas protetor; é assim o nosso Deus em sua santa habitação. É o Senhor quem dá abrigo, dá um lar aos deserdados, quem liberta os prisioneiros e os sacia com fartura.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 16, 29-33

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Se com Cristo ressurgistes, procurai o que é do alto, onde Cristo está sentado, à direita de Deus Pai (Cl 3, 1)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João:

Naquele tempo: 29Os discípulos disseram a Jesus: ‘Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras. 30Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isto cremos que vieste da parte de Deus. 31Jesus respondeu: ‘Credes agora? 32Eis que vem a hora – e já chegou – em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só; o Pai está comigo. 33Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas, tende coragem! Eu venci o mundo!’

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

O que Jesus disse a Seus discípulos que produziu a “paz” da qual Ele falou? Ele está se referindo especialmente a todo o Seu Discurso da Última Ceia, do qual estamos lendo. As palavras ditas ao longo deste discurso destinam-se a dar aos discípulos, e a nós, “coragem” e a capacidade de vencer os problemas impostos a nós pelo mundo.

Ao longo do discurso de Jesus, Ele aponta especialmente para a unidade que Ele tem com Seu Pai e para o fato de que, se permanecermos unidos a Jesus, também estaremos unidos ao Pai. Ele falou de Si mesmo como a videira e de nós os ramos que devem permanecer firmemente ligados a Jesus. Ele falou que isso só seria possível pela vinda do poder do Espírito Santo, a quem Ele enviará. E falou do ódio que o mundo tem por todos os que permanecem firmemente alicerçados na Verdade. Portanto, se você é alguém que busca permanecer profundamente enraizado em Cristo, cheio do Espírito Santo e separado dos enganos do mundo secular e não cristão, então Jesus está falando claramente com você.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5º Domingo da Páscoa (28/04/2024)

Nesta passagem acima, Jesus identifica um dom que nos ajudará nesta jornada. Este dom particular é o dom da Sua paz. A paz é a capacidade de permanecer calmo e focado em meio a todo e qualquer “problema” que encontramos. O problema que os cristãos enfrentarão especialmente são as várias perseguições do mundo quando vivemos de acordo com a Verdade. E embora existam muitas verdades morais apresentadas claramente por nossa fé que o mundo ataca, também existem outras formas de problemas que encontraremos no mundo hoje.

Um dos problemas mais manifestos infligidos a muitos pelo mundo vem na forma de constante estimulação visual, auditiva e mental. Nosso mundo é um mundo barulhento. A eletrônica moderna, os meios de comunicação de massa, os comerciais, o rádio, a Internet, as redes sociais e tantas outras partes de nossa vida diária têm o efeito sutil de nos distrair, nos estimular e nos roubar a paz de Cristo.

Considere, por exemplo, a ideia de entrar no silêncio de um retiro por um dia, ou dois, ou mais. Como você lidaria com desligar seu smartphone, tablet, computador, televisão e rádio por um longo período de tempo? Você passaria por uma forma de retiro? Muitos hoje realmente achariam isso difícil. E a razão disso é que a “paz” de que fala Jesus está diminuindo lentamente na vida de muitos. Em vez da paz de Deus, estamos cheios de barulho, comoção e atividade constantes. Este é o “mundo” nos atacando e roubando a paz que Deus quer conceder.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (29/04/2024)

Reflita, hoje, sobre a verdade excepcionalmente importante – que Jesus quer que você conheça a paz Dele em seu coração. E Ele quer essa paz para sustentá-lo. Reflita sobre a batalha interior que pode ocorrer dentro de você entre o mundo e a paz de Cristo. Quem está ganhando essa batalha por sua alma? Há mais do mundo ou mais da paz de Cristo reinando dentro de você? Busque a paz que só Jesus dá e, ao descobrir a Sua paz, você também descobrirá a fonte dessa paz: o próprio Jesus.

Oração do Dia

Senhor de toda a paz, Tu nos chamaste para fora do mundo para que Tua paz permaneça dentro de nós, sustentando-nos, dando-nos coragem, sabedoria e força. Abro minha vida a Ti, querido Senhor, e oro para que as muitas distrações e comoções impostas a mim pelo mundo comecem a cessar. Que eu sempre ouça sua voz gentil e siga a Ti para o lugar de repouso silencioso encontrado apenas em Ti. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre faça a Reflexão Diária das palavras do Evangelho depois dessa leitura. Esta reflexão é feita em geral por interpretação própria do celebrante.

O ponto mais alto da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *