Liturgia Diária – Arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael, Sexta-feira (29/09/2023)

Reflexão do Evangelho do Dia

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Sexta-feira, 29 de setembro de 2023.

Leia aqui diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Homilia Diária Comentada do Evangelho. Leia agora a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Dn 7,9-10.13-14)

Leitura da Profecia de Daniel.

9Eu continuava olhando até que foram colocados uns tronos, e um Ancião de muitos dias aí tomou lugar. Sua veste era branca como neve e os cabelos da cabeça, como lã pura; seu trono eram chamas de fogo, e as rodas do trono, como fogo em brasa. 10Derramava-se aí um rio de fogo que nascia diante dele; serviam-no milhares de milhares, e milhões de milhões assistiam-no ao trono; foi instalado o tribunal e os livros foram abertos. 13Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do Ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença. 14Foram-lhe dados poder, glória e realeza e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

2ª Opção:

Primeira Leitura (Ap 12,7-12a)

Leitura do Apocalipse de São João.

7Houve uma batalha no céu: Miguel e seus anjos guerrearam contra o Dragão. O Dragão lutou juntamente com os seus anjos, 8mas foi derrotado, e não se encontrou mais o seu lugar no céu. 9E foi expulso o grande Dragão, a antiga Serpente, que é chamado Diabo e Satanás, o sedutor do mundo inteiro. Ele foi expulso para a terra, e os seus anjos foram expulsos com ele. 10Ouvi então uma voz forte no céu, proclamando: “Agora realizou-se a salvação, a força e a realeza do nosso Deus, e o poder do seu Cristo. Porque foi expulso o acusador dos nossos irmãos, aquele que os acusava dia e noite diante do nosso Deus. 11Eles venceram o Dragão pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu próprio testemunho, pois não se apegaram à vida, mesmo diante da morte. 12aPor isso, alegra-te, ó céu, e todos os que viveis nele”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 14ª Semana do Tempo Comum, Sábado (13/07/2024)

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 137 (138)

— Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó Senhor!

— Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, porque ouvistes as palavras dos meus lábios! Perante os vossos anjos vou cantar-vos e ante o vosso templo vou prostrar-me.

— Eu agradeço o vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes; naquele dia em que gritei, vós me escutastes e aumentastes o vigor da minha alma.

— Os reis de toda a terra hão de louvar-vos, quando ouvirem, ó Senhor, vossa promessa. Hão de cantar vossos caminhos e dirão: “como a glória do Senhor é grandiosa!”

Evangelho do Dia

Evangelho (Jo 1,47-51)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Bendizei ao Senhor Deus, os seus poderes, seus ministros que fazeis sua vontade! (Sl 102,21)

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. 50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: ‘Eu te vi debaixo da figueira?’ Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

No Céu, veremos todas as coisas como Deus as vê. Essa perspectiva completa será além de gloriosa. E entre as muitas coisas que nos surpreenderão da perspectiva do Céu estão as maneiras incrivelmente poderosas pelas quais os seres celestiais participam na criação do Reino de Deus. Os Serafins, Querubins, Tronos, Domínios, Virtudes, Poderes, Principados, Arcanjos e Anjos da Guarda, todos cooperam com a graça de Deus de maneira semelhante à forma como cada membro de uma orquestra trabalha em conjunto para produzir uma única peça de bela música. Deus é o condutor, mas esses seres celestiais participam do grandioso cumprimento da vontade de Deus, agindo como instrumentos vivos de Sua graça divina.

Leia mais:  Liturgia Diária – 15º Domingo do Tempo Comum (14/07/2024)

A festa de hoje homenageia três dos grandes arcanjos mencionados nas Escrituras: Miguel, Gabriel e Rafael. O Arcanjo Miguel é descrito como um protetor no Livro de Daniel do Antigo Testamento e como alguém que luta contra Satanás nos Livros do Apocalipse e de Judas. No Apocalipse, Miguel expulsa Satanás do céu junto com os outros anjos caídos. O Arcanjo Gabriel também é mencionado no Livro de Daniel como alguém que interpreta a visão de Daniel. No Novo Testamento, ele é identificado como aquele que aparece ao sumo sacerdote Zacarias enquanto Zacarias oferece sacrifício no templo. Nessa aparição, Gabriel revelou a Zacarias que sua esposa teria um filho, embora já fosse avançada em idade. Gabriel é talvez mais conhecido como aquele enviado à Bem-Aventurada Virgem Maria para lhe revelar que ela se tornará a mãe do Salvador do Mundo. Por último, o Arcanjo Rafael é mencionado no Livro de Tobias, no Antigo Testamento, e diz-se que foi enviado para trazer cura aos olhos de Tobias.

Ao honrarmos estes três arcanjos, podemos ter certeza de que eles são três de um número incontável de outros seres angélicos que cooperam com Deus, trazendo Sua graça e Sua vontade ao nosso mundo. Tente imaginar essa verdade profunda. Alguns seres angélicos constroem o Reino de Deus dedicando sua existência à adoração perpétua de Deus diante de Seu trono. Os mais elevados deles são os Serafins. Outros seres angélicos constroem o Reino trazendo-nos a graça e a verdade de Deus, intervindo nas nossas vidas de acordo com a vontade de Deus. Estes são especialmente os anjos da guarda. Os arcanjos, três dos quais hoje homenageamos, têm especialmente a tarefa de nos comunicar as mensagens e graças mais importantes de Deus.

Leia mais:  Liturgia Diária – 14ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira (12/07/2024)

Reflita hoje sobre a gloriosa realidade de toda a hoste de seres celestiais. Invoque especificamente a mediação destes três seres celestiais cujos nomes conhecemos, Miguel, Gabriel e Rafael, bem como a mediação de nossos anjos da guarda e de todos os outros seres celestiais. Ao fazer isso, não apenas nos confiamos ao seu cuidado amoroso, mas também fazemos um ato de fé em Deus, expressando a nossa crença de que Deus escolheu usar esses seres celestiais para trazer o Seu Reino. Por si só, os anjos são impotentes para agir. Mas como agem apenas em uníssono com a vontade de Deus, a sua mediação é tão poderosa como a graça de Deus, uma vez que é Deus quem trabalha através deles. Reconheça-os hoje, invoque a sua mediação e professe a sua fé no glorioso trabalho que eles realizam para construir o Reino de Deus.

Oração do Dia

Gloriosíssimos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, por favor, venham em meu auxílio. Confio-me a mim mesmo, à minha família, à nossa Igreja e ao mundo inteiro à vossa amorosa mediação. Por favor, traga a graça de Deus para as nossas vidas, comunique a Palavra de Deus e a Sua santa Vontade, proteja-nos de todos os danos e traga cura aos necessitados. Anjos de Deus, rogai por nós. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, o padre ou celebrante faz, por livre interpretação, a Homilia Diária das palavras do Evangelho depois da sua leitura.

O ponto mais importante da liturgia é o Mistério Pascal que descreve a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.