Liturgia Diária – 7ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (27/02/2025)

Liturgia Diária de Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025.
Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Leia e acompanhe aqui as Leituras e a Liturgia Comentada do dia de hoje.
1ª Leitura
Primeira Leitura (Eclo 5,1-10)
Leitura do Livro do Eclesiástico
Não confies nas tuas riquezas e não digas: “Basta-me viver!” 2 Não deixes que tua força te leve a seguir as paixões do coração. 3 Não digas: “Quem terá poder sobre mim?” ou: “Quem me fará prestar contas das minhas ações?”, pois o Senhor, com certeza, te castigará. 4 Não digas: “Pequei, e que de mal me aconteceu?”, pois o Altíssimo é paciente. 5 Não percas o temor por causa do perdão, cometendo pecado sobre pecado. 6 Não digas: “A misericórdia do Senhor é grande, ele me perdoará a multidão dos meus pecados!”, 7 pois dele procedem misericórdia e cólera, e sua ira se abate sobre os pecadores. 8 Não demores em voltar para o Senhor, e não adies de um dia para outro, 9 pois a sua cólera vem de repente e, no dia do castigo, serás aniquilado. 10 Não te apoies em riquezas injustas, pois elas de nada te valerão no dia da desgraça.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
— É feliz quem a Deus se confia!
— Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.
— Eis que ele é semelhante a uma árvore que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.
— Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.
Evangelho do Dia
Evangelho (Mc 9,41-50)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Acolhei a palavra de Deus, não como palavra humana, mas como mensagem de Deus, o que ela é, em verdade!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 41 “Quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. 42 E se alguém escandalizar um destes pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço. 43 Se tua mão te leva a pecar, corta-a! É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. [44] 45 Se teu pé te leva a pecar, corta-o! É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno. [46] 47 Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno, 48 ‘onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga’. 49 Pois todos hão de ser salgados pelo fogo. 50 Coisa boa é o sal. Mas se o sal se tornar insosso, com que lhe restituireis o tempero? Tende, pois, sal em vos mesmos e vivei em paz uns com os outros”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
São Beda, um dos primeiros Padres da Igreja, afirma que “aquele que é grande, seja o que for que sofra, não se afasta da fé; mas aquele que é pequeno e fraco de espírito procura ocasiões de tropeço.” Em outras palavras, os “pequeninos” aqui poderiam ser entendidos como aqueles que são fracos na fé e estão constantemente procurando motivos para se afastarem da fé.
Considere quem pode lutar contra essa tendência em sua vida. Talvez haja um membro da família que questione continuamente a prática da fé, talvez alguém que você conhece se considere um “católico afastado”. Segundo São Beda, estes são os “pequeninos” de quem Jesus fala.
Ao lidar com alguém que parece não ter fé, expressa dúvidas e discordâncias, está preso numa vida de pecado manifesto ou começou a afastar-se da prática da fé, pode haver a tentação de criticar, argumentar ou condenar. Se esta é uma tentação contra a qual você luta, então ouça atentamente as palavras de Jesus: “Quem fizer pecar um destes pequeninos que crêem em mim…” Fazemos com que aqueles que são fracos na fé pequem quando deixamos de mostrar-lhes abundância de virtude durante suas lutas. No fundo, a maioria das pessoas que lutam contra uma vida de pecado ou com uma fraqueza de fé, na verdade, tem alguma fé. Eles acreditam em Deus. Mas a sua fé é muitas vezes facilmente abalada, e eles podem ser facilmente afastados de Deus se não exercermos as virtudes necessárias de paciência, compaixão e misericórdia de que necessitam.
Dito isto, também temos que evitar oferecer uma “compaixão” que não esteja fundamentada na verdade. Sobre este ponto, São Gregório afirma: “Se uma pedra de tropeço é colocada diante dos homens no que diz respeito à verdade, é melhor permitir que surja a ofensa, do que que a verdade seja abandonada”. Em outras palavras, não é compassivo ou misericordioso mostrar apoio a outra pessoa em seu erro, de modo a fazê-la sentir-se bem. A verdade do Evangelho nunca deve ser abandonada; pelo contrário, esta verdade deve ser sempre oferecida com a maior caridade, especialmente para com os “pequeninos” que são fracos na fé.
Reflita hoje sobre o importante equilíbrio que é necessário na vida apostólica. “Equilíbrio” não significa compromisso. Pelo contrário, significa que procuramos apresentar continuamente a verdade plena do Evangelho, ao mesmo tempo que procuramos exercitar a plenitude de todas as virtudes no processo. Não se torne uma pedra de tropeço para outros na fé. Procure, em vez disso, derramar a graça e a misericórdia de Deus sobre aqueles que mais precisam em sua vida. Se você fizer isso, muitos desses pequeninos um dia se tornarão verdadeiramente fortes na graça e na verdade do nosso amoroso Deus.
Oração do Dia
Misericordioso Senhor, Tu desejas que todos os Teus filhos cheguem à plena revelação da Tua verdade e misericórdia. Por favor, use-me como quiser para alcançar aqueles que lutam com sua fé e precisam ser tratados com o máximo cuidado. Que eu nunca seja uma pedra de tropeço para eles, mas sempre seja uma ponte para Ti e sua abundância de graça. Jesus, eu confio em Ti.
Sobre o Autor
0 Comentários