Liturgia Diária – Tempo do Natal antes da Epifania – Sexta-feira (03/01/2025)

Evangelho do Dia

Liturgia Diária de Sexta-feira, 3 de janeiro de 2025.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do Dia e Oração do Dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (1Jo 2,29-3,6)

Leitura da Primeira Carta de São João

Caríssimos, 29 já que sabeis que ele é justo, sabei também que todo aquele que pratica a justiça nasceu dele. 3,1 Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai. 2 Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é. 3 Todo o que espera nele, purifica-se a si mesmo, como também ele é puro. 4 Todo o que comete pecado, comete também a iniquidade, porque o pecado é a iniquidade. 5 Vós sabeis que ele se manifestou para tirar os pecados e que nele não há pecado. 6 Todo aquele que peca mostra que não o viu, nem o conheceu.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 97 (98)

— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.

Leia mais:  Liturgia Diária – 2ª Semana do Tempo Comum, Segunda-feira (20/01/2025)

— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!

— Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa e da cítara suave! Aclamai, com os clarins e as trombetas, ao Senhor, o nosso Rei!

Evangelho do Dia

Evangelho (Jo 1,29-34)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— A Palavra se fez carne, entre nós ela habitou; e todos os que a acolheram, de Deus filhos se tornaram.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João

— Glória a vós, Senhor.

No dia seguinte, João viu Jesus aproximar-se dele e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 30 Dele é que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim. 31 Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel”. 32 E João deu testemunho, dizendo: “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. 33 Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo’. 34 Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

A proclamação de João Batista, “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”, é uma das afirmações mais profundas e carregadas de significado em todo o Evangelho. Ao chamar Jesus de Cordeiro, João nos remete à imagem do cordeiro pascal, símbolo da libertação do povo de Israel no Êxodo. Assim, João Batista aponta para a missão de Jesus como aquele que, por meio de seu sacrifício, redime toda a humanidade e inaugura um novo tempo de libertação espiritual.

Leia mais:  Liturgia Diária – Santa Inês, virgem e mártir, Memória - Terça-feira (21/01/2025)

João Batista testemunha que Jesus “existia antes” dele, indicando sua natureza divina e eterna. Isso reforça que Jesus não é apenas um profeta ou líder humano, mas o Filho de Deus, enviado para transformar a história. A descida do Espírito Santo sobre Jesus, como uma pomba, revela a presença ativa de Deus e confirma sua missão de batizar não com água, mas com o Espírito Santo, trazendo a vida nova que só pode vir de Deus.

Para nós, esse Evangelho é um convite à fé e ao reconhecimento de Jesus como o Filho de Deus e o Cordeiro que tira nossos pecados. Assim como João Batista testemunhou sua identidade, também somos chamados a ser testemunhas da presença de Cristo em nossas vidas. Esse testemunho não é apenas verbal, mas se expressa em nossas atitudes, escolhas e maneira de viver. Reconhecer Jesus como o Cordeiro de Deus significa abrir mão do egoísmo e do pecado e acolher a transformação que Ele traz.

Nos dias atuais, somos desafiados a viver como discípulos de Jesus, permitindo que Ele seja o centro de nossa existência. Assim como João apontou para Jesus, somos chamados a refletir sua luz em nossas comunidades, ajudando outras pessoas a encontrá-lo. Além disso, o convite à conversão e à purificação dos pecados continua válido. Em um mundo marcado por tantas formas de escuridão, Jesus permanece como a luz que ilumina e restaura.

Leia mais:  Liturgia Diária – 2º Domingo do Tempo Comum (19/01/2025)

Hoje, meditemos sobre nossa resposta ao chamado de Jesus. Como estamos permitindo que Ele nos transforme? Temos buscado viver com a confiança de que Ele é o Cordeiro que nos liberta? Que possamos, como João Batista, ser fiéis em testemunhar ao mundo que Jesus é o Filho de Deus, aquele que nos traz a verdadeira paz e redenção. Ao reconhecermos sua presença em nossa vida, também nos tornamos participantes de sua missão de levar amor, esperança e reconciliação ao mundo.

Oração do Dia

ORAÇÃO

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre ou celebrante na ocasião, faça uma reflexão das palavras do Evangelho do Dia logo após a sua leitura. Esta reflexão é feita em geral por livre interpretação, não seguindo um texto pré-definido.

O ponto principal da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.