Liturgia Diária – Bem-aventurada Virgem Maria do Rosário – Memória, Segunda-feira (07/10/2024)

Homilia Diária

Liturgia Diária de Segunda-feira, 7 de outubro de 2024.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia com Homilia Diária e oração do dia para refletir. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (At 1,12-14)

Leitura dos Atos dos Apóstolos

Depois que Jesus subiu ao céu, 12 os apóstolos voltaram para Jerusalém, vindo do monte das Oliveiras, que fica perto de Jerusalém, a mais ou menos um quilômetro. 13 Entraram na cidade e subiram para a sala de cima, onde costumavam ficar. Eram Pedro e João, Tiago e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão Zelota e Judas, filho de Tiago. 14 Todos eles perseveravam na oração em comum, junto com algumas mulheres, entre as quais Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos de Jesus.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório Lc 1,46-47.48-49.50-51.52-53.54-55 (R. 49 ou:)

— O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome. ou: Bendita sejais, ó Virgem Maria; trouxestes no ventre a Palavra eterna!

— A minh’alma engrandece ao Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador,

— Pois, ele viu a pequenez de sua serva, desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita. O Poderoso fez por mim maravilhas e Santo é o seu nome!

— Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam. Demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos.

— Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou. De bens saciou os famintos e despediu, sem nada, os ricos.

— Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor, como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 1,26-38)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Maria, alegra-te, ó cheia de graça, o Senhor é contigo; és bendita entre todas as mulheres da terra!

Leia mais:  Liturgia Diária – Páscoa do Senhor, Terça-feira (22/04/2025)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 26 o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27 a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria 28 O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” 29 Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30 O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32 Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33 Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. 34 Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35 O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36 Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37 porque para Deus nada é impossível”. 38 Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

A pergunta é muito boa. Todos devemos procurar compreender, de todo o coração, o que devemos fazer para herdar a vida eterna. É claro que o problema é que este estudioso do direito não fez esta pergunta com sinceridade e abertura. Em vez disso, ele fez essa pergunta a Jesus para testar nosso Senhor. Este erudito, assim como outros escribas, fariseus, saduceus e anciãos, tinha inveja de Jesus e procurava encontrar falhas nele. Este estudioso parecia estar preocupado com o fato de Jesus estar ensinando de forma contrária à Lei de Moisés. Mas o que nosso Senhor faz? Ele não diz nada além de devolver a questão ao estudioso, perguntando-lhe: “O que está escrito na lei? Como você lê isso? O estudioso responde corretamente, de acordo com a Lei de Moisés, e Jesus lhe responde: “Você respondeu corretamente; faça isso e você viverá.” Assim, o teste foi aprovado.

Leia mais:  Liturgia Diária – Páscoa do Senhor | Domingo (20/04/2025)

O que é interessante e útil para ponderar nesta conversa é a forma como Jesus responde a este estudioso. Porque Jesus conhecia o coração do erudito e porque sabia que este erudito não estava perguntando com humildade e abertura, Jesus respondeu com grande prudência, convidando o próprio erudito da lei a responder à sua própria pergunta. Embora não sejamos capazes de ler o coração de outra pessoa da maneira que nosso Senhor fez, devemos aprender uma lição Dele sobre como responder a outros que têm como objetivo enganar, testar e distorcer nossas palavras se discordarem de nós. Isto é especialmente importante em questões de fé e moralidade. Se você está se esforçando para viver o Evangelho de todo o coração e se depara com o “teste” de outros como resultado da vida santa pela qual você está se esforçando, pondere aqui as ações de Jesus. Muitas vezes, quando alguém nos desafia ou nos testa, ficamos na defensiva e até mesmo ofendidos. Como resultado, podemos entrar em discussões que dão pouco ou nenhum fruto. Jesus não discutiu. Ele não permitiu que esse teste O tropeçasse. Em vez disso, Ele apenas ofereceu respostas das quais não se podia duvidar. Jesus sabia que este estudioso não estava interessado nas verdades espirituais mais profundas. Ele só estava interessado em encontrar falhas. Portanto, a mensagem do evangelho mais profunda e completa não poderia ser oferecida.

Leia mais:  Liturgia Diária – Oitava da Páscoa, Segunda-feira (21/04/2025)

Devemos também aprender com esta passagem a importância de ir a Jesus com o coração aberto, buscando sinceramente as respostas espirituais mais profundas para a vida. Nunca devemos testar Jesus. Em vez disso, com humildade, devemos acreditar que Ele é a fonte de toda a verdade e que Ele tem todas as respostas que procuramos na vida.

Reflita hoje sobre duas coisas. Primeiro, reflita sobre o quão completamente aberto você está a tudo o que Jesus tem a dizer. Se você fizesse esta pergunta ao Senhor: “O que devo fazer para herdar a vida eterna?”, o que Jesus lhe diria? Ele só seria capaz de lhe oferecer respostas gerais na forma de perguntas? Ou Jesus veria a natureza aberta e sincera do seu coração e seria capaz de falar com você com grande profundidade e detalhes? Segundo, reflita sobre qualquer pessoa com quem você tenha que se defender constantemente pela prática de sua fé. Se esta é a sua experiência, talvez reexamine a sua abordagem, percebendo que as pérolas mais profundas da sua fé só devem ser partilhadas com aqueles que estão sinceramente abertos e que procuram abraçá-las de todo o coração.

Oração do Dia

Meu profundo e sábio Senhor, você e somente você tem todas as respostas para a vida. Você e somente você pode me revelar tudo o que preciso saber na vida para alcançar a santidade e a realização. Por favor, abra meu coração para que eu possa chegar a Ti com humildade e sinceridade, aberto a tudo o que Tu desejas me revelar. Jesus, eu confio em Ti.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre faça a Homilia Diária das palavras do Evangelho depois da sua leitura. Esta homilia é feita em geral por livre interpretação do celebrante.

O ponto mais importante da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.