Liturgia Diária – 28ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira (11/10/2022)

Homilia de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 28ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira, 11 de outubro de 2022.

Leia a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho e Salmo do dia. Receba a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Gálatas 5, 1-6

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas:

Irmãos: 1É para a liberdade que Cristo nos libertou. Ficai pois firmes e não vos deixeis amarrar de novo ao jugo da escravidão. 2Eis que eu, Paulo, vos digo que Cristo não será de nenhum proveito para vós, se vos deixardes circuncidar. 3Mais uma vez, atesto a todo homem circuncidado que ele está obrigado a observar toda a Lei. 4Vós que procurais a vossa justificação na Lei, rompestes com Cristo, decaístes da graça. 5Quanto a nós, que nos deixamos conduzir pelo Espírito, é da fé que aguardamos a justificação, objeto de nossa esperança. 6Com efeito, em Jesus Cristo, o que vale é a fé agindo pela caridade; observar ou não a circuncisão não tem valor algum.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 118 (119)

Senhor, que desça sobre mim a vossa graça!

– Senhor, que desça sobre mim a vossa graça e a vossa salvação que prometestes!

– Não retireis vossa verdade de meus lábios, pois eu confio em vossos justos julgamentos!

– Cumprirei constantemente a vossa lei; para sempre, eternamente a cumprirei!

Leia mais:  Liturgia Diária – 6º Domingo da Páscoa (05/05/2024)

– É amplo e agradável meu caminho, porque busco e pesquiso as vossas ordens.

– Muito me alegro com os vossos mandamentos, que eu amo, amo tanto, mais que tudo!

– Elevarei as minhas mãos para louvar-vos e com prazer meditarei vossa vontade.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 11, 37-41

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– A Palavra do Senhor é viva e eficaz: ela julga os pensamentos e as intenções do coração (Hb 4,12);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo: 37Enquanto Jesus falava, um fariseu convidou-o para jantar com ele. Jesus entrou e pôs-se à mesa. 38O fariseu ficou admirado ao ver que Jesus não tivesse lavado as mãos antes da refeição. 39O Senhor disse ao fariseu: ‘Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. 40Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? 41Antes, dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós.

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Jesus criticava continuamente os fariseus por serem arrebatados por sua aparência externa e por ignorarem a santidade de suas almas. Parece que fariseu após fariseu caiu nessa mesma armadilha. Seu orgulho os levou a ficar obcecados com sua aparência externa de justiça. Infelizmente, sua aparência externa era apenas uma máscara sobre a “pilhagem e o mal” que os consumia por dentro. Por isso Jesus os chama de “loucos”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (06/05/2024)

Este desafio frontal de nosso Senhor foi claramente um ato de amor, pois Ele desejava profundamente que eles olhassem para o que estava dentro, de modo a purificar seus corações e almas de todo mal. Parece que, no caso dos fariseus, eles precisavam ser chamados diretamente por sua maldade. Esta era a única maneira que eles teriam uma chance de se arrepender.

O mesmo pode ser verdade para todos nós às vezes. Cada um de nós pode lutar para estar muito mais preocupado com nossa imagem pública do que com a santidade de nossas almas. Mas o que é mais importante? O importante é o que Deus vê dentro. Deus vê nossas intenções e tudo o que está no fundo de nossas consciências. Ele vê nossas motivações, nossas virtudes, nossos pecados, nossos apegos e tudo que está escondido dos olhos dos outros. Nós também somos convidados a ver o que Jesus vê. Somos convidados a olhar para nossas almas à luz da verdade.

Você vê sua alma? Você examina sua consciência todos os dias? Você deve examinar sua consciência olhando para dentro e vendo o que Deus vê através de momentos de oração e introspecção honesta. Talvez os fariseus regularmente se enganassem pensando que tudo estava bem em suas almas. Se você fizer o mesmo às vezes, também pode precisar aprender com as palavras fortes de Jesus.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Sábado (04/05/2024)

Reflita, hoje, sobre sua alma. Não tenha medo de olhar para ela à luz da verdade e ver sua vida como Deus a vê. Este é o primeiro e mais importante passo para se tornar verdadeiramente santo. E não é apenas a maneira de limpar nossas almas, é também o passo necessário para permitir que nossa vida externa brilhe com a luz da graça de Deus.

Oração do Dia

Senhor da santidade, quero me tornar santo. Eu quero ser limpo por completo. Ajuda-me a ver minha alma como Tu a vês e a permitir que Tua graça e misericórdia me purifiquem da maneira que preciso ser purificada. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como sendo um rito que traz uma certa formalização da missa, mas o verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia vem para fazer com que os cristãos reflitam as palavras e busquem trazê-las para a sua vida e para os seu dia a dia como forma de viver a Palavra de Deus não apenas na missa mas também na vida cotidiana.

A liturgia vem mostrar o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A liturgia vem nos trazer orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *