Evangelho do Dia – sábado, 11/07/2020

Evangelho do Dia
Evangelho do Dia

Evangelho do Dia de sábado, 11 de julho de 2020.

Confira aqui o Evangelho do dia dos Católicos em nosso site. Você também pode receber diariamente a Liturgia do Dia de hoje e também o Salmo do Dia através do nosso portal.

O Evangelho do Dia

Evangelho do Dia

O evangelho é a história de Jesus Cristo e todos os seus princípios. O evangelho é cada um dos quatro principais livros do Novo Testamento. São eles: João, Lucas, Marcos e Mateus.

O evangelho do dia é um trecho de cada um destes livros. O evangelho faz parte da liturgia diária que é a leitura das missas.

O Evangelho do Dia na Igreja Católica

Na liturgia diária, temos o Leitura da Palavra, o Salmo e o Evangelho. Sendo assim, o evangelho do dia é a terceira das três partes que compõe a liturgia diária nas missas.

A palavra “evangelho” é uma das mais conhecidas entre os cristãos, porém, o seu conceito ainda é pouco difundido. Evangelho vem do grego que significa “boas-novas”. Desse modo, evangelizar, é levar a palavra de Jesus Cristo ao mundo.

Reflexão do Evangelho do Dia

O Evangelho de hoje nos apresenta várias instruções de Jesus sobre o comportamento que os discípulos devem adotar no exercício de sua missão. O que mais impressiona nestas instruções são duas advertências: (a) a frequência com que Jesus se refere às perseguições e sofrimentos que eles terão que suportar; (b) a insistência repetida três vezes aos discípulos para não terem medo.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (18/04/2024)

Mateus 10: 24-25: Perseguições e sofrimentos que marcam a vida dos discípulos. Esses dois versículos constituem a parte final de um aviso de Jesus aos discípulos sobre perseguições. Os discípulos devem saber que, por serem discípulos de Jesus, serão perseguidos (Mt 10: 17-23). Mas isso não deve ser motivo de preocupação, porque um discípulo deve imitar a vida do Mestre e compartilhar as provações com Ele. Isso faz parte do discipulado. “Um discípulo não é maior que o professor ou um servo maior que seu mestre; basta que o discípulo cresça como seu professor e o servo como seu mestre. ” Se eles chamarem Jesus Beelzebul, quanto mais eles insultarão Seus discípulos? Em outras palavras, o discípulo de Jesus deveria estar preocupado se, em sua vida, não houver perseguições.

Mateus 10: 26-27: Não tenha medo de dizer a verdade. Os discípulos não devem ter medo de serem perseguidos. Aqueles que os perseguem pervertem o significado dos fatos e espalham calúnias que transformam a verdade em mentiras. Mas não importa quão grande seja a mentira, a verdade triunfará no final e fará a mentira desmoronar. É por isso que não devemos ter medo de proclamar a verdade, as coisas que Jesus ensinou. Todos os dias, os meios de comunicação pervertem o significado das coisas e as pessoas que proclamam a verdade são consideradas criminosas; eles fazem nosso sistema parecer justo e perverte o significado da vida humana.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (19/04/2024)

Mateus 10:28: Não tenha medo daqueles que matam o corpo. Os discípulos não devem ter medo daqueles que matam o corpo, que torturam, que atacam e causam sofrimento. Quem tortura pode matar o corpo, mas não pode matar a liberdade e o espírito no corpo. Eles devem ter medo, sim, de que o medo do sofrimento os leve a esconder ou negar a verdade, e que isso os leve a ofender a Deus, porque quem se afasta de Deus se perde para sempre.

Evangelho Narrado

Nas missas, é comum que após a leitura o do evangelho, o celebrante faça um comentário ou reflexão relacionada ao evangelho do dia para os fiéis presentes. Esta reflexão não segue um roteiro ou texto e é feita de forma pessoal pelo celebrante como forma de explicar o evangelho, mas também trazê-lo para os dias atuais do nosso dia a dia.

A História do Evangelho do Dia

A Bíblia Sagrada é composta por quatro evangelhos. Cada um escrito por seus evangelistas São Mateus, São Marcos, São João e São Lucas.

Cada um dos evangelistas tinha um modo particular de escrever e tinham uma narrativa própria, mas apesar disso, os quatro evangelhos se cruzam e se completam numa perfeita simetria.

Os evangelhos narram a história da vida e morte de Jesus Cristo descrevendo todos os fatos pertinentes à sua vida, bem como seus ensinamentos, formando assim a doutrina cristã.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (17/04/2024)

Estes quatro evangelhos foram reconhecidos e legitimados pelo Cristianismo sendo acolhidos como os primeiros livros do Novo Testamento da Bíblia e nomeados de “Evangelhos Canônicos”.

O Evangelho do Dia na Missa

O evangelho é parte integrante da liturgia do dia em todas as missas. O evangelho é único para cada dia do ano, sendo assim, em um determinado dia, o evangelho é o mesmo em qualquer igreja católica no mundo.

Após a leitura do evangelho do dia, o padre ou celebrante presente faz uma reflexão sobre o que foi lido para que se tenha um melhor entendimento dos acontecimentos narrados e nos trazer os ensinamentos de Deus.

O Dever de Evangelizar

Cada cristão na terra tem a missão de evangelizar ou seja, de levar a boa-nova, a palavra de Deus aos quatro cantos da terra. Jesus Cristo é o caminho para a salvação, portanto, evangelizar é salvar.

Como católicos, temos a obrigação não só de ler o evangelho do dia, mas também de levar a palavra para outras pessoas. O objetivo é que o evangelho nos traga ensinamentos mas também que possamos levar estes ensinamentos adiante.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *