Liturgia Diária – Exaltação da Santa Cruz, Quarta-feira (14/09/2022)

Reflexão do Evangelho do Dia

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 24ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira, 14 de setembro de 2022.

Receba diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Reflexão do Evangelho do Dia com Homilia Diária e Salmo. Leia agora a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Números 21, 4-9

Leitura do Livro dos Números:

Naqueles dias: 4Os filhos de Israel partiram do monte Hor, pelo caminho que leva ao mar Vermelho, para contornarem o país de Edom. Durante a viagem o povo começou a impacientar-se, 5e se pôs a falar contra Deus e contra Moisés, dizendo: “Por que nos fizestes sair do Egito para morrermos no deserto? Não há pão, falta água, e já estamos com nojo desse alimento miserável”. 6Então o Senhor mandou contra o povo serpentes venenosas, que os mordiam; e morreu muita gente em Israel. 7O povo foi ter com Moisés e disse: “Pecamos, falando contra o Senhor e contra ti. Roga ao Senhor que afaste de nós as serpentes”. Moisés intercedeu pelo povo, 8e o Senhor respondeu: “Faze uma serpente de bronze e coloca-a como sinal sobre uma haste; aquele que for mordido e olhar para ela viverá”. 9Moisés fez, pois, uma serpente de bronze e colocou-a como sinal sobre uma haste. Quando alguém era mordido por uma serpente, e olhava para a serpente de bronze, ficava curado.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 77 (78)

Das obras do Senhor, ó meu povo, não te esqueças!

– Escuta, ó meu povo, a minha Lei, ouve atento as palavras que eu te digo; abrirei a minha boca em parábolas, os mistérios do passado lembrarei.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

– Quando os feria, eles então o procuravam, convertiam-se correndo para ele; recordavam que o Senhor é sua rocha e que Deus, seu Redentor, é o Deus Altíssimo.

– Mas apenas o honravam com seus lábios e mentiam ao Senhor com suas línguas; seus corações enganadores eram falsos e, infiéis, eles rompiam a Aliança.

– Mas o Senhor, sempre benigno e compassivo, não os matava e perdoava seu pecado; quantas vezes dominou a sua ira e não deu largas à vazão de seu furo.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 3, 13-17

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos, porque pela cruz remistes o mundo!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João:

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 13″Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. 14Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna. 16Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele”.

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Que festa gloriosa celebramos hoje! É a Festa da Exaltação da Santa Cruz!

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

A Cruz realmente faz sentido? Se pudéssemos nos separar de tudo o que aprendemos sobre a Cruz de Cristo e apenas olhar para ela de uma perspectiva secular e histórica, a Cruz é um sinal de grande tragédia. Está ligado à história de um homem que se tornou bastante popular entre muitos, mas foi veementemente odiado por outros. No final, aqueles que odiavam esse homem organizaram Sua crucificação brutal. Então, de um ponto de vista puramente secular, a Cruz é uma coisa terrível.

Mas os cristãos não vêem a Cruz de um ponto de vista secular. Nós o vemos da perspectiva divina. Vemos Jesus levantado na Cruz para que todos vejam. Nós O vemos usando um sofrimento horrível para eliminar o sofrimento para sempre. Nós O vemos usando a morte para destruir a própria morte. Em última análise, vemos Jesus se tornar vitorioso naquela Cruz e, portanto, para sempre vemos a Cruz como um trono exaltado e glorioso!

As ações de Moisés no deserto prefiguraram a Cruz. Muitas pessoas estavam morrendo de picadas de cobra. Portanto, Deus disse a Moisés para levantar a imagem de uma cobra em um poste para que todos os que olhassem para ela fossem curados. E foi exatamente isso que aconteceu. Ironicamente, a cobra trouxe vida em vez de morte!

O sofrimento ocorre ao longo de nossas vidas de várias maneiras. Talvez para alguns sejam dores diárias por problemas de saúde, e para outros pode ser em um nível muito mais profundo, como emocional, pessoal, relacional ou espiritual. O pecado, de fato, é a causa do maior sofrimento, então aqueles que lutam profundamente com o pecado em suas vidas sofrem profundamente com esse pecado.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

Então, qual é a resposta de Jesus? A sua resposta é dirigir o nosso olhar para a Sua Cruz. Devemos olhar para Ele em sua miséria e sofrimento e, nesse olhar, somos chamados a ver a vitória com fé. Somos chamados a saber que Deus traz o bem de todas as coisas, até mesmo do nosso sofrimento. O Pai transformou o mundo eternamente através do sofrimento e da morte de Seu único Filho. Ele também quer nos transformar em nossas cruzes.

Reflita, hoje, sobre a Cruz de Cristo. Passe algum tempo contemplando o crucifixo. Veja nesse crucifixo a resposta para suas próprias lutas diárias. Jesus está perto daqueles que sofrem, e Sua força está disponível para todos aqueles que crêem nEle.

Oração do Dia

Senhor, ajuda-me a contemplar a Cruz. Ajude-me a experimentar em Seu próprio sofrimento um sabor de Sua vitória final. Que eu seja fortalecido e curado ao olhar para Ti. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre faça a Homilia Diária das palavras do Evangelho depois da sua leitura. Esta homilia é feita em geral por livre interpretação do celebrante.

O ponto mais importante da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *