Liturgia Diária – 23ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira (07/09/2022)

Homilia Diária

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 23ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira, 7 de setembro de 2022.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia com Homilia Diária para refletir. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (1Cor 7,25-31)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos, 25a respeito das pessoas solteiras, não tenho nenhum mandamento do Senhor. Mas, como alguém que, por misericórdia de Deus, merece confiança, dou uma opinião: 26Penso que, em razão das angústias presentes, é vantajoso não se casar, é bom cada qual estar assim.

27Estás ligado a uma mulher? Não procures desligar-te. Não estás ligado a nenhuma mulher? Não procures ligar-te. 28Se, porém, casares, não pecas. E, se a virgem se casar, não peca. Mas as pessoas casadas terão as tribulações da vida matrimonial; e eu gostaria de poupar-vos disso. 29Eu digo, irmãos: o tempo está abreviado. Então, que, doravante, os que têm mulher vivam como se não tivessem mulher; 30e os que choram, como se não chorassem, e os que estão alegres, como se não estivessem alegres, e os que fazem compras, como se não possuíssem coisa alguma; 31e os que usam do mundo, como se dele não estivessem gozando. Pois a figura deste mundo passa.

– Palavra do Senhor.

Salmo

Salmo Responsorial (Sl 44)

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto!

— Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto:/ “Esquecei vosso povo e a casa paterna!/ Que o Rei se encante com vossa beleza!/ Prestai-lhe homenagem:/ é vosso Senhor!

— Majestosa, a princesa real vem chegando,/ vestida de ricos brocados de ouro./ Em vestes vistosas ao Rei se dirige,/ e as virgens amigas lhe formam cortejo.

— Entre cantos de festa e com grande alegria,/ ingressam, então, no palácio real”./ Deixareis vossos pais, mas tereis muitos filhos;/ fareis deles os reis soberanos da terra.

Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 6,20-26)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 20Jesus, levantando os olhos para os seus discípulos, disse: “Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus! 21Bem-aventurados vós que agora tendes fome, porque sereis saciados! Bem-aventurados vós que agora chorais, porque havereis de rir! 22Bem-aventurados sereis, quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos insultarem e amaldiçoarem o vosso nome, por causa do Filho do Homem!

23Alegrai-vos, nesse dia, e exultai pois será grande a vossa recompensa no céu; porque era assim que os antepassados deles tratavam os profetas. 24Mas, ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação! 25Ai de vós que agora tendes fartura, porque passareis fome! Ai de vós que agora rides, porque tereis luto e lágrimas! 26Ai de vós quando todos vos elogiam! Era assim que os antepassados deles tratavam os falsos profetas.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

— Palavra da Salvação.

Reflexão da Liturgia Diária

As declarações acima são erros de digitação? Jesus realmente disse essas coisas?

A princípio, as bem-aventuranças podem parecer bastante confusas. E quando nos esforçamos para vivê-los, eles podem ser muito desafiadores. Por que é abençoado ser pobre e faminto? Por que é abençoado aquele que chora e é odiado? Estas são perguntas difíceis com respostas perfeitas.

A verdade é que cada bem-aventurança termina com um resultado glorioso quando totalmente abraçada de acordo com a vontade de Deus. Pobreza, fome, tristeza e perseguição não são, por si só, bênçãos. Mas quando eles nos acontecem, eles oferecem uma oportunidade para uma bênção de Deus que supera em muito qualquer dificuldade que o desafio inicial apresente.

A pobreza oferece a oportunidade de buscar as riquezas do Céu acima de tudo. A fome leva uma pessoa a buscar o alimento de Deus que sustenta além do que o mundo pode oferecer. O choro, quando causado pelo próprio pecado ou pelos pecados dos outros, nos ajuda a buscar a justiça, o arrependimento, a verdade e a misericórdia. E a perseguição por causa de Cristo nos permite ser purificados em nossa fé e confiar em Deus de uma maneira que nos deixa abundantemente abençoados e cheios de alegria.

A princípio, as bem-aventuranças podem não fazer sentido para nós. Não é que sejam contrários à nossa razão humana. Pelo contrário, as bem-aventuranças vão além do que imediatamente faz sentido e nos permitem viver em um nível totalmente novo de fé, esperança e amor. Eles nos ensinam que a sabedoria de Deus está muito além de nossa limitada compreensão humana.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (29/04/2024)

Reflita, hoje, sobre a incrível sabedoria de Deus ao revelar esses ensinamentos mais profundos da vida espiritual. Pelo menos, tente refletir sobre o fato de que a sabedoria de Deus está muito acima da sua sabedoria. Se você luta para entender algo doloroso e difícil em sua vida, saiba que Deus tem uma resposta se você buscar Sua sabedoria.

Oração do Dia

Senhor, ajuda-me a encontrar bênçãos nos muitos desafios e dificuldades da vida. Em vez de ver minhas cruzes como más, ajude-me a ver Sua mão trabalhando para transformá-las e a experimentar um derramamento maior de Sua graça em todas as coisas. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre faça a Homilia Diária das palavras do Evangelho depois da sua leitura. Esta homilia é feita em geral por livre interpretação do celebrante.

O ponto mais importante da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *