Liturgia Diária – Natividade de São João Batista, Sábado (24/06/2023)

Salmo de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Sábado, 24 de junho de 2023.

Receba aqui diariamente o Evangelho de Hoje Comentado da Liturgia em nosso site. Acompanhe o Evangelho do dia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Isaías 49,1-6

Leitura do livro do Profeta Isaías:

1Nações marinhas, ouvi-me, povos distantes, prestai atenção: o Senhor chamou-me antes de eu nascer, desde o ventre de minha mãe ele tinha na mente o meu nome; 2fez de minha palavra uma espada afiada, protegeu-me à sombra de sua mão e fez de mim uma flecha aguçada, escondida em sua aljava, 3e disse-me:’Tu és o meu Servo, Israel, em quem serei glorificado’. 4E eu disse:’Trabalhei em vão, gastei minhas forças sem fruto, inutilmente; entretanto o Senhor me fará justiça e o meu Deus me dará recompensa’. 5E agora diz-me o Senhor – ele que me preparou desde o nascimento para ser seu Servo – que eu recupere Jacó para ele e faça Israel unir-se a ele; aos olhos do Senhor esta é a minha glória. 6Disse ele:’Não basta seres meu Servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel: eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da terra’.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 138 (139)

– Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes!

– Senhor, vós me sondais e conheceis, sabeis quando me sento ou me levanto; de longe penetrais meus pensamentos; percebeis quando me deito e quando eu ando, os meus caminhos vos são todos conhecidos.

– Fostes vós que me formastes as entranhas, e no seio de minha mãe vós me tecestes. Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes!

– Até o mais íntimo, Senhor, me conheceis; nem uma sequer de minhas fibras ignoráveis quando eu era modelado ocultamente, era formado nas entranhas subterrâneas.

2ª Leitura

Segunda leitura: Atos dos Apóstolos 13,22-26

Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

Naqueles dias, Paulo disse: 22Deus fez surgir Davi como rei e assim testemunhou a seu respeito: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que vai fazer em tudo a minha vontade’. 23Conforme prometera, da descendência de Davi Deus fez surgir para Israel um Salvador, que é Jesus. 24Antes que ele chegasse, João pregou um batismo de conversão para todo o povo de Israel. 25Estando para terminar sua missão, João declarou: ‘Eu não sou aquele que pensais que eu seja! Mas vede: depois de mim vem aquele, do qual nem mereço desamarrar as sandálias’. 26Irmãos, descendentes de Abraão, e todos vós que temeis a Deus, a nós foi enviada esta mensagem de salvação.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 1, 57-66.80

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Serás chamado, ó menino, o profeta do Altíssimo: irás diante do Senhor, preparando-lhe os caminhos (Lc 1,76);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe porém disse: ‘Não! Ele vai chamar-se João.’ 61Os outros disseram: ‘Não existe nenhum parente teu com esse nome!’ 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. 63Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: ‘João é o seu nome.’ 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judéia. 66E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: ‘O que virá a ser este menino?’ De fato, a mão do Senhor estava com ele. 80E o menino crescia e se fortalecia em espírito. Ele vivia nos lugares desertos, até o dia em que se apresentou publicamente a Israel.

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

João Batista foi formado pela mão do Senhor. São Tomás de Aquino chega a dizer que João foi santificado no ventre de sua mãe, Isabel, como está escrito: “Ele será cheio do Espírito Santo desde o ventre de sua mãe” (Lucas 1:15). Desde o momento em que a bem-aventurada Virgem Maria saudou Isabel e João saltou de alegria, a mão do Senhor estava sobre João, santificando-o e conduzindo-o ao cumprimento da santa vontade de Deus.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

O início da vida de João não é registrado para nós, exceto na passagem citada acima. Somos informados de que ele “crescia e se fortalecia em espírito, e estava no deserto até o dia de sua manifestação a Israel”. Devemos ver nesta passagem a verdade de que João não foi apenas santificado no ventre de sua mãe, mas que, durante toda a sua infância e na idade adulta, ele permaneceu profundamente unido a Deus e foi cheio do Espírito Santo.

Hoje honramos um aspecto particular da vida de João – seu nascimento. Sabemos que ele foi abençoado não apenas por nascer na família abençoada de Isabel e Zacarias, mas também porque a Bem-aventurada Virgem Maria, a Mãe de Deus, também era sua parente e estava presente em seu nascimento. Zacarias, seu pai, deu-lhe o nome de “João”, embora fosse costume chamá-lo de Zacarias em homenagem a seu pai. Zacarias fez isso em obediência ao Arcanjo Gabriel, que apareceu a ele antes do nascimento de João e o instruiu a fazer isso.

Grande mistério e emoção cercaram o nascimento de João, e há poucas dúvidas de que aqueles que estavam presentes em seu nascimento teriam sido apanhados na intriga e na esperança de quem ele se tornaria. E João não decepcionou. Foi dele que um dia Jesus diria: “Digo-vos que, entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João…” (Lucas 7:28).

Embora você possa não ter tido o privilégio de ser santificado no ventre de sua mãe, ou de ter seu pai recebido uma revelação do Arcanjo Gabriel antes de seu nascimento, você é, no entanto, chamado para ser guiado pela mão do Senhor todos os dias. Deus quer que você se torne “forte em espírito” para que possa cumprir a vontade única que lhe foi dada. Honramos os grandes santos, em parte, porque eles nos dão um exemplo de como viver. Por isso, devemos ver na vida de cada uma delas o modelo ao qual devemos nos conformar. O principal testemunho dado por São João Batista é que ele foi inabalavelmente obediente a Deus e foi formado por Sua mão. O resultado foi o cumprimento glorioso de sua missão única na vida, até dar sua vida como mártir.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (03/05/2024)

Reflita, hoje, sobre o fato muito real de que, embora você não tenha sido santificado no ventre, você foi santificado pelo Batismo. A partir daí, você foi fortalecido pelo Espírito através da Confirmação e é regularmente alimentado pela Santíssima Eucaristia. De muitas maneiras, você é tão abençoado quanto João. Reflita sobre o fato simples, mas profundo, de que Deus deseja usá-lo para Sua santa missão. Ele lhe dá uma missão particular que não confiou a outro. Diga “Sim” a essa missão hoje para que você também seja visto como “grande” no Reino dos Céus.

Oração do Dia

Senhor de todas as grandezas, santificastes São João Batista no ventre e continuas a derramar sobre ele a vossa graça durante toda a sua vida. Ele respondeu a Ti e cumpriu sua gloriosa missão. Agradeço-Vos pela santificação que me foi dada pelo meu Batismo e fortalecida pela Confirmação e pela Santa Eucaristia. Ajuda-me a estar aberto a todas as graças que desejas conceder para que eu possa cumprir a missão única que me foi dada. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada em todas as missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outros momentos ou celebrações católicas.

A igreja celebra o Mistério de Cristo todos os dias do ano, e seu ponto mais importante é o domingo. Neste dia, os católicos vão à missa como maneira de cumprir um dos Cinco Mandamentos.

Sendo assim, a Liturgia é a ação em unidade do povo de Deus. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária costuma ser comentada por seu celebrante.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *