Liturgia Diária – São Felipe e São Tiago, Apóstolos – Festa, Terça-feira (03/05)
Liturgia Diária de terça-feira, 3 de maio de 2022.
Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do Dia e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira Leitura (1Cor 15,1-8)
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios
1Irmãos, quero lembrar-vos o evangelho que vos preguei e que recebestes, e no qual estais firmes. 2Por ele sois salvos, se o estais guardando tal qual ele vos foi pregado por mim. De outro modo, teríeis abraçado a fé em vão. 3Com efeito, transmiti-vos, em primeiro lugar, aquilo que eu mesmo tinha recebido, a saber: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; 4que foi sepultado; que, ao terceiro dia, ressuscitou, segundo as Escrituras’; 5e que apareceu a Cefas e, depois, aos Doze.
6Mais tarde, apareceu a mais de quinhentos irmãos, de uma vez. Destes, a maioria ainda vive e alguns já morreram. 7Depois, apareceu a Tiago e, depois, apareceu aos apóstolos todos juntos. 8Por último, apareceu também a mim, como a um abortivo.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Responsório (Sl 18)
— Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.
— Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia.
— Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz.
Evangelho do Dia
Evangelho (Jo 14,6-14)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: 6“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”.
8Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, 13e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
Hoje honramos dois dos Apóstolos, Filipe e Tiago, o Menor. Sabemos muito pouco sobre Tiago além de que ele foi escolhido por nosso Senhor para o ministério apostólico. Também temos uma de suas cartas que está contida no Novo Testamento. Após a Ressurreição, Jesus apareceu a Tiago, que acabou indo para Jerusalém e liderou a Igreja por algumas décadas, sendo apedrejado como mártir.
Filipe é conhecido por alguns de seus comentários que parecem revelar uma fraqueza de fé. Além do comentário acima, lembre-se de quando Jesus estava se preparando para multiplicar os peixes e os pães e perguntou a Filipe: “Onde podemos comprar comida suficiente para eles comerem?” (João 6:5). A resposta de Filipe foi: “Duzentos dias de salário de comida não seria suficiente para cada um deles ter um pouco” (João 6:7). Mas Jesus estava testando Filipe e, infelizmente, ele falhou no teste.
Mas Filipe não continuou a falhar em sua fé. Lembre-se, também, que Filipe é aquele que foi inspirado a batizar o eunuco etíope nos Atos dos Apóstolos. Eventualmente, a tradição afirma que Filipe pregou na Grécia, Frígia e Síria. Diz-se que ele e São Bartolomeu foram crucificados de cabeça para baixo. A tradição diz que Filipe pregou de cabeça para baixo da cruz até sua morte.
No final, Tiago e Filipe deram suas vidas por Cristo, sem esconder nada. Mas levou tempo para eles crescerem na fé e confiança em Jesus. Este é um testemunho significativo para nossas vidas.
Idealmente, nossa resposta a Jesus todos os dias será a de uma completa submissão a Ele e perfeita confiança em Sua vontade divina. Idealmente, não nos faltará fé.
No entanto, é mais provável que todos nós possamos olhar para trás em muitos momentos de nossas vidas e apontar maneiras pelas quais falhamos em nossa fé e confiança em nosso Senhor. Embora isso seja pecado, é bom olhar para esses momentos de fraqueza à luz da misericórdia de Deus. Jesus viu a fraqueza de Filipe, abordou-a, mas continuou a amá-lo e continuou a chamá-lo pelo caminho escolhido para ele. Jesus faz o mesmo com cada um de nós.
Reflita, hoje, sobre todas as maneiras pelas quais você pode se identificar com as dúvidas e fraquezas do apóstolo Filipe. Veja essas fraquezas pelo que elas são: seu pecado. Mas permita-se crescer em esperança hoje ao honrarmos Filipe e Tiago. O Senhor nunca desistiu deles e não desistirá de você. Ele continuou a chamá-los para um ministério santo e sagrado, e continuará fazendo o mesmo por você.
Oração do Dia
Senhor, eu Te agradeço por nunca desistir de mim, mesmo quando eu peco e me afasto de Ti. Ajuda-me a perseverar na minha fé em Ti e a responder ao chamado para Te seguir radicalmente onde quer que Tu conduzas. Santos Tiago e Filipe, rogai por nós. Jesus eu confio em vós.
A Liturgia Diária para os Católicos
Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre ou celebrante na ocasião, faça uma reflexão das palavras do Evangelho do Dia logo após a sua leitura. Esta reflexão é feita em geral por livre interpretação, não seguindo um texto pré-definido.
O ponto principal da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.
Sobre o Autor
0 Comentários