Liturgia Diária – Santos Basílio Magno e Gregório Nazianzeno, Segunda-feira (02/01/2023)

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Segunda-feira, 2 de dezembro de 2023.

Confira diariamente a Liturgia Diária dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (1Jo 2,22-28)

Leitura da Primeira Carta de São João.

Caríssimos: 22Quem é mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? O Anticristo é aquele que nega o Pai e o Filho. 23Todo aquele que nega o Filho também não possui o Pai. Quem confessa o Filho possui também o Pai. 24Permaneça dentro de vós aquilo que ouvistes desde o princípio. Se o que ouvistes desde o princípio permanecer em vós, permanecereis com o Filho e com o Pai. 25E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. 26Escrevo isto a respeito dos que procuram desencaminhar-vos. 27Quanto a vós mesmos, a unção que recebestes da parte de Jesus permanece convosco, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine. A sua unção vos ensina tudo, e ela é verdadeira e não mentirosa. Por isso, conforme a unção de Jesus vos ensinou, permanecei nele. 28Então, agora, filhinhos, permanecei nele. Assim poderemos ter plena confiança, quando ele se manifestar, e não seremos vergonhosamente afastados dele, quando da sua vinda.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmos 97(98)

— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.

— O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.

Leia mais:  Liturgia Diária – 2ª Semana da Quaresma, Segunda-feira (26/02/2024)

— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!

Evangelho do Dia

Evangelho (Jo 1,19-28)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Depois de ter falado, no passado, aos nossos pais pelos profetas muitas vezes, em nossos dias Deus falou-nos por seu Filho. (Hb 1,1-2)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

19Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” 20João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”. 21Eles perguntaram: “Quem és, então? És Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o Profeta?” Ele respondeu: “Não”. 22Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos de levar uma resposta àqueles que nos enviaram. Que dizes de ti mesmo?” 23João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’” — conforme disse o profeta Isaías. 24Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25e perguntaram: “Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?” 26João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, 27e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. 28Isso aconteceu em Betânia além do Jordão, onde João estava batizando.

Leia mais:  Liturgia Diária – 1ª Semana da Quaresma, Sábado (24/02/2024)

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Agora que nossa Oitava de Natal está completa, começamos imediatamente a olhar para o futuro ministério de nosso Senhor. No nosso Evangelho de hoje, São João Batista é quem nos aponta para esse futuro ministério de Jesus. Ele reconhece que sua missão de batizar com água é temporária e apenas uma preparação para Aquele que vem depois dele.

Como vimos em várias de nossas leituras do Advento, São João Batista é um homem de grande humildade. Sua admissão de que não é digno de desamarrar nem mesmo as tiras das sandálias de Jesus é prova desse fato. Mas, ironicamente, é essa humilde admissão que o torna tão grande!

Você quer ser grande? No fundo todos nós queremos. Esse desejo anda de mãos dadas com nosso desejo inato de felicidade. Queremos que nossas vidas tenham significado e propósito, e queremos fazer a diferença. A questão é “Como?” Como você faz isso? Como você alcança a verdadeira grandeza?

De uma perspectiva mundana, a grandeza muitas vezes pode se tornar sinônimo de sucesso, riqueza, poder, admiração dos outros, etc. Mas de uma perspectiva divina, a grandeza é alcançada ao humildemente dar a Deus a maior glória que pudermos com nossas vidas.

Dar a Deus toda a glória tem um efeito duplo em nossas vidas. Primeiro, fazer isso nos permite viver de acordo com a verdade da vida. A verdade é que Deus e somente Deus merece todo o nosso louvor e glória. Todas as coisas boas vêm de Deus e somente de Deus. Em segundo lugar, dar humildemente a Deus toda a glória e apontar para o fato de que somos indignos Dele tem o efeito recíproco de Deus nos descer e elevar para compartilharmos de Sua vida e Sua glória.

Leia mais:  Liturgia Diária – 2º Domingo da Quaresma (25/02/2024)

Reflita, hoje, sobre seu chamado para imitar a humildade de São João Batista. Nunca se esquive de se humilhar diante da grandeza e glória de Deus. Fazer isso não o rebaixará ou prejudicará sua grandeza. Em vez disso, somente na mais profunda humildade diante de Sua glória, Deus é capaz de atraí-lo para a grandeza de Sua própria vida e missão.

Oração do Dia

Senhor, eu dou toda glória e louvor a Ti e somente a Ti. Você é a fonte de todo bem; sem Ti nada sou. Ajude-me a me humilhar continuamente diante de Ti para que eu possa compartilhar a glória e a grandeza de Sua vida de graça. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Apesar da palavra “liturgia” já ser comum na antiguidade, foi apenas depois dos séculos VIII e IX que a liturgia começou a ser utilizada pela igreja grega e passando a fazer parte da igreja católica alguns séculos depois, por volta de XVI.

A Liturgia Diária é sempre usada nas missas e existe uma liturgia para cada dia do ano. A Liturgia Diária é formada por 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Em alguns dias, também podem haver duas ou mais Leituras.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.