Liturgia Diária – Páscoa do Senhor | Domingo (20/04/2025)

Liturgia Diária de Domingo, 20 de abril de 2025.
Leia diariamente a Liturgia do Dia aqui no Mundo dos Católicos. Reflita a Homilia do Dia do Evangelho e acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira Leitura (At 10,34a.37-43)
Leitura dos Atos dos Apóstolos
Naqueles dias, 34a Pedro tomou a palavra e disse: 37 Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judeia, a começar pela Galileia, depois do batismo pregado por João: 38 como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele. 39 E nós somos testemunhas de tudo o que Jesus fez na terra dos judeus e em Jerusalém. Eles o mataram, pregando-o numa cruz. 40 Mas Deus o ressuscitou no terceiro dia, concedendo-lhe manifestar-se 41 não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus havia escolhido: a nós, que comemos e bebemos com Jesus, depois que ressuscitou dos mortos. 42 E Jesus nos mandou pregar ao povo e testemunhar que Deus o constituiu Juiz dos vivos e dos mortos. 43 Todos os profetas dão testemunho dele: ‘Todo aquele que crê em Jesus recebe, em seu nome, o perdão dos pecados'”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Salmo 117 (118)
— Este é o dia que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos!
— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! “Eterna é a sua misericórdia!” A casa de Israel agora o diga: “Eterna é a sua misericórdia!”
— A mão direita do Senhor fez maravilhas, a mão direita do Senhor me levantou. Não morrerei, mas ao contrário, viverei para contar as grandes obras do Senhor!
— A pedra que os pedreiros rejeitaram, tornou-se agora a pedra angular; pelo Senhor é que foi feito tudo isso! Que maravilhas ele fez a nossos olhos!
2ª Leitura
Segunda Leitura (Cl 3,1-4)
Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses
Irmãos: 1 Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, 2 onde está Cristo, sentado à direita de Deus; aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres. 3 Pois vós morrestes, e a vossa vida está escondida, com Cristo, em Deus. 4 Quando Cristo, vossa vida, aparecer em seu triunfo, então vós aparecereis também com ele, revestidos de glória.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Ou
Segunda Leitura (1Cor 5,6b-8)
Leitura da Carta de São Paulo aos Coríntios
Irmãos: 6b Acaso ignorais que um pouco de fermento leveda a massa toda? 7 Lançai fora o fermento velho, para que sejais uma massa nova, já que deveis ser sem fermento. Pois o nosso cordeiro pascal, Cristo, já está imolado. 8 Assim, celebremos a festa, não com velho fermento, nem com fermento de maldade ou de perversidade, mas com os pães ázimos de pureza e de verdade.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Evangelho do Dia
Anúncio do Evangelho (Jo 20,1-9)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— O nosso cordeiro pascal, Jesus Cristo, já foi imolado. Celebremos, assim, esta festa, na sinceridade e verdade.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João
— Glória a vós, Senhor.
1 No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2 Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. 3 Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4 Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5 Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. 6 Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7 e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. 8 Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu, e acreditou. 9 De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Ou:
Anúncio do Evangelho (Lc 24,13-35)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas
— Glória a vós, Senhor.
13 Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois dos discípulos de Jesus iam para um povoado, chamado Emaús, distante onze quilômetros de Jerusalém. 14 Conversavam sobre todas as coisas que tinham acontecido. 15 Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles. 16 Os discípulos, porém, estavam como que cegos, e não o reconheceram. 17 Então Jesus perguntou: “O que ides conversando pelo caminho?” Eles pararam, com o rosto triste, 18 e um deles, chamado Cléofas, lhe disse: “Tu és o único peregrino em Jerusalém que não sabe o que lá aconteceu nestes últimos dias?” 19 Ele perguntou: “O que foi?” Os discípulos responderam: “O que aconteceu com Jesus, o Nazareno, que foi um profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e diante de todo o povo. 20 Nossos sumos sacerdotes e nossos chefes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. 21 Nós esperávamos que ele fosse libertar Israel, mas, apesar de tudo isso, já faz três dias que todas essas coisas aconteceram! 22 É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos deram um susto. Elas foram de madrugada ao túmulo 23 e não encontraram o corpo dele. Então voltaram, dizendo que tinham visto anjos e que estes afirmaram que Jesus está vivo. 24 Alguns dos nossos foram ao túmulo e encontraram as coisas como as mulheres tinham dito. A ele, porém, ninguém o viu”. 25 Então Jesus lhes disse: “Como sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram! 26 Será que o Cristo não devia sofrer tudo isso para entrar na sua glória?” 27 E, começando por Moisés e passando pelos Profetas, explicava aos discípulos todas as passagens da Escritura que falavam a respeito dele. 28 Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez de conta que ia mais adiante. 29 Eles, porém, insistiram com Jesus, dizendo: “Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!” Jesus entrou para ficar com eles. 30 Quando se sentou à mesa com eles, tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e lhes distribuía. 31 Nisso os olhos dos discípulos se abriram e eles reconheceram Jesus. Jesus, porém, desapareceu da frente deles. 32 Então um disse ao outro: “Não estava ardendo o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho, e nos explicava as Escrituras?” 33 Naquela mesma hora, eles se levantaram e voltaram para Jerusalém, onde encontraram os Onze reunidos com os outros. 34 E estes confirmaram: “Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!” 35 Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
Os anjos de Deus estiveram presentes nos momentos mais significativos da história humana. Há inúmeras menções a anjos no Antigo Testamento. No Novo Testamento, a Encarnação do Salvador do Mundo foi anunciada por um arcanjo. Miríades de anjos estiveram presentes em Seu nascimento. Um anjo falou a São José em quatro ocasiões diferentes. Quando Jesus iniciou Seu ministério público e venceu as tentações do diabo no deserto, anjos do Céu vieram para ministrar a Ele. Quando Jesus orava em solidão, especialmente durante Sua agonia no jardim, Ele era confortado por anjos. No túmulo vazio, foi um anjo quem primeiro anunciou a boa nova de que nosso Senhor havia ressuscitado. E no fim dos tempos, serão os anjos de Deus que realizarão a justiça de Deus.
A saudação angélica de hoje a Maria Madalena e à outra Maria no túmulo vazio deve nos ensinar que a mensagem da Ressurreição está entre as lições mais importantes que podemos aprender. Além disso, a mensagem deste anjo, dada a essas santas mulheres, não se destinava apenas a elas, mas também é dirigida a nós hoje.
O anjo fez uma aparição que representa poder e santidade absolutos. Ele chegou com a velocidade de um raio. Seu semblante irradiava luz celestial. Ele imediatamente moveu a grande pedra e sentou-se sobre ela, apontando o túmulo vazio para essas santas mulheres. Hoje, se tivermos os olhos da fé, também receberemos uma revelação interior do Céu, assim como essas mulheres. Embora não vejamos com nossos olhos o que elas viram, veremos e ouviremos pela fé tudo o que lhes foi dito.
A mensagem da Ressurreição de Cristo está sendo transmitida a vocês hoje. Vocês a ouvem? Compreendem a voz deste anjo do Céu? Se compreenderem, a primeira coisa que ouvirão serão as palavras: “Não tenham medo!”. O medo é um dos maiores obstáculos para a recepção da Palavra de Deus em nossas vidas. O maligno semeia o medo; os anjos de Deus o dissipam. Portanto, comecem a considerar se o medo obscurece sua capacidade de receber a Palavra de Deus.
O anjo então disse: “Eu sei que vocês estão procurando Jesus, o crucificado”. Em outras palavras, essas mulheres ainda não haviam compreendido a Ressurreição. Elas ainda buscavam o corpo morto de nosso Senhor. Da mesma forma, muitas vezes nos encontramos focados em nossas perdas, sofrimentos e provações. Como resultado, pode ser difícil para nós enxergar as maneiras pelas quais nosso Senhor deseja transformar as cruzes em nossas vidas e extrair delas a glória da Ressurreição. O anjo então disse: “Ele não está aqui, pois ressuscitou, como havia dito”. Quando permitimos que Deus transforme cada cruz em nossas vidas, essas cruzes e sofrimentos desaparecem, dando lugar à nova vida que Deus faz surgir a partir deles.
Finalmente, o anjo diz às mulheres: “Venham ver o lugar onde ele jazia. Depois, vão depressa e digam aos seus discípulos: ‘Ele ressuscitou dos mortos…’” Quando chegamos à fé na morte e ressurreição de Cristo, não podemos guardá-la para nós mesmos. Devemos ir e proclamar a ressurreição de Cristo aos outros. Ela não pode ser contida.
Reflita hoje sobre a mensagem mais gloriosa, inspiradora e transformadora da Ressurreição de Cristo. Se você não entende esta mensagem, então este Tempo Pascal é um momento importante para você. Deve ser um momento em que você dissipa qualquer medo que obscureça seu pensamento. Deve ser um momento em que você ouve com a maior atenção e fé. Deve ser um momento em que você ouve Deus falar com você sobre Seu glorioso triunfo sobre o pecado e a morte. Deve ser um momento em que você penetra mais plenamente no mistério da Ressurreição. E deve ser um momento em que você se compromete novamente a ir adiante e compartilhar essa mensagem com os outros. Ouça os anjos de Deus. Receba a mensagem deles e permita que a Ressurreição de Cristo transforme sua vida para sempre.
Oração do Dia
Santíssimos anjos de Deus, por favor, venham a mim, falem comigo e revelem-me a mensagem mais gloriosa da Ressurreição de Cristo. Senhor, rogo que meu coração seja liberto de todo medo e que minha mente se abra a tudo o que desejas me revelar. Eu creio na glória da Tua Ressurreição; ajuda-me a crer de todo o coração e a proclamar essa verdade aos outros. Jesus, eu confio em Vós.
Sobre o Autor
0 Comentários