Liturgia Diária – São Josafá, Sábado (12/11/2022)

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Sábado, 12 de novembro de 2022.

Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Confira as Leituras com a Reflexão do Evangelho de Hoje e Salmo do dia. Acompanhe a Liturgia do dia no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: São João 5-8

Leitura da terceira carta de São João:

5Caríssimo Gaio, é muito leal o teu proceder, agindo assim com teus irmãos, ainda que estrangeiros. 6Eles deram testemunho da tua caridade diante da Igreja. Farás bem em provê-los para a viagem de um modo digno de Deus. 7Pois, por amor do Nome, eles empreenderam a viagem, sem aceitar nada da parte dos pagãos. 8A nós, portanto, cabe acolhê-los, para sermos cooperadores da Verdade.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 111 (112)

Feliz aquele que respeita o Senhor!

– Feliz o homem que respeita o Senhor e que ama com carinho a sua lei! Sua descendência será forte sobre a terra, abençoada a geração dos homens retos!

– Haverá glória e riqueza em sua casa, e permanece para sempre o bem que fez. Ele é correto, generoso e compassivo, como luz brilha nas trevas para os justos.

– Feliz o homem caridoso e prestativo, que resolve seus negócios com justiça. Porque jamais vacilará o homem reto, sua lembrança permanece eternamente!

Leia mais:  Liturgia Diária – 1ª Semana da Quaresma, Quarta-feira (21/02/2024)

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 18, 1-8

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Pelo evangelho o Pai nos chamou, a fim de alcançarmos a glória de nosso Senhor Jesus Cristo (2Ts 2, 14)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo, 1Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, e nunca desistir, dizendo: 2″Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, e não respeitava homem algum. 3Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário!’4Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: ‘Eu não temo a Deus, e não respeito homem algum. 5Mas esta viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha agredir-me!'”6E o Senhor acrescentou: “Escutai o que diz este juiz injusto. 7E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? 8Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?”

– Palavra da salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Esta é uma boa e interessante pergunta que Jesus coloca. Ele a coloca a cada um de nós e nos pede que respondamos de maneira pessoal. A resposta depende de cada um de nós ter ou não fé em nossos corações.

Leia mais:  Liturgia Diária – 1ª Semana da Quaresma, Terça-feira (20/02/2024)

Então, qual é a sua resposta para Jesus? Presumivelmente, a resposta é “sim”. Mas não é apenas uma resposta sim ou não. Espero que seja um “sim” que cresce continuamente em profundidade e certeza.

O que é fé? A fé é uma resposta de cada um de nós a Deus falando em nossos corações. Para ter fé, devemos primeiro ouvir Deus falar. Devemos deixar que Ele se revele a nós nas profundezas de nossa consciência. E quando Ele faz isso, manifestamos fé respondendo a tudo o que Ele revela. Entramos em uma crença na Sua Palavra que nos foi falada e é este ato de crer que nos muda e forma a fé dentro de nós.

A fé não é apenas acreditar. É acreditar no que Deus fala conosco. É a crença em Sua própria Palavra e em Sua própria Pessoa. Curiosamente, quando entramos no dom da fé, crescemos na certeza sobre Deus e tudo o que Ele diz em um grau radical. Essa certeza é o que Deus está procurando em nossa vida e será a resposta à Sua pergunta acima.

Reflita, hoje, sobre quão autêntica e segura é sua fé. Reflita sobre Jesus lhe fazendo esta pergunta. Ele encontrará fé em seu coração? Deixe seu “sim” a Ele crescer e se comprometa a abraçar mais profundamente tudo o que Ele revela a você todos os dias. Não tenha medo de buscar Sua voz para que você possa dizer “sim” a tudo que Ele revela.

Leia mais:  Liturgia Diária – Cátedra de São Pedro, Apóstolo - Festa, Quinta-feira (22/02/2024)

Oração do Dia

Senhor, desejo crescer na fé. Desejo crescer em meu amor e em meu conhecimento de Ti. Que a fé esteja viva em minha vida e que você encontre essa fé como um presente precioso que ofereço a Ti. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.