Liturgia Diária – São Josafá, Sábado (12/11/2022)

Homilia do Evangelho de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Sábado, 12 de novembro de 2022.

Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Confira as Leituras com a Reflexão do Evangelho de Hoje e Salmo do dia. Acompanhe a Liturgia do dia no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: São João 5-8

Leitura da terceira carta de São João:

5Caríssimo Gaio, é muito leal o teu proceder, agindo assim com teus irmãos, ainda que estrangeiros. 6Eles deram testemunho da tua caridade diante da Igreja. Farás bem em provê-los para a viagem de um modo digno de Deus. 7Pois, por amor do Nome, eles empreenderam a viagem, sem aceitar nada da parte dos pagãos. 8A nós, portanto, cabe acolhê-los, para sermos cooperadores da Verdade.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 111 (112)

Feliz aquele que respeita o Senhor!

– Feliz o homem que respeita o Senhor e que ama com carinho a sua lei! Sua descendência será forte sobre a terra, abençoada a geração dos homens retos!

– Haverá glória e riqueza em sua casa, e permanece para sempre o bem que fez. Ele é correto, generoso e compassivo, como luz brilha nas trevas para os justos.

– Feliz o homem caridoso e prestativo, que resolve seus negócios com justiça. Porque jamais vacilará o homem reto, sua lembrança permanece eternamente!

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (06/05/2024)

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 18, 1-8

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Pelo evangelho o Pai nos chamou, a fim de alcançarmos a glória de nosso Senhor Jesus Cristo (2Ts 2, 14)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo, 1Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, e nunca desistir, dizendo: 2″Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, e não respeitava homem algum. 3Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário!’4Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: ‘Eu não temo a Deus, e não respeito homem algum. 5Mas esta viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha agredir-me!'”6E o Senhor acrescentou: “Escutai o que diz este juiz injusto. 7E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? 8Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?”

– Palavra da salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Esta é uma boa e interessante pergunta que Jesus coloca. Ele a coloca a cada um de nós e nos pede que respondamos de maneira pessoal. A resposta depende de cada um de nós ter ou não fé em nossos corações.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6º Domingo da Páscoa (05/05/2024)

Então, qual é a sua resposta para Jesus? Presumivelmente, a resposta é “sim”. Mas não é apenas uma resposta sim ou não. Espero que seja um “sim” que cresce continuamente em profundidade e certeza.

O que é fé? A fé é uma resposta de cada um de nós a Deus falando em nossos corações. Para ter fé, devemos primeiro ouvir Deus falar. Devemos deixar que Ele se revele a nós nas profundezas de nossa consciência. E quando Ele faz isso, manifestamos fé respondendo a tudo o que Ele revela. Entramos em uma crença na Sua Palavra que nos foi falada e é este ato de crer que nos muda e forma a fé dentro de nós.

A fé não é apenas acreditar. É acreditar no que Deus fala conosco. É a crença em Sua própria Palavra e em Sua própria Pessoa. Curiosamente, quando entramos no dom da fé, crescemos na certeza sobre Deus e tudo o que Ele diz em um grau radical. Essa certeza é o que Deus está procurando em nossa vida e será a resposta à Sua pergunta acima.

Reflita, hoje, sobre quão autêntica e segura é sua fé. Reflita sobre Jesus lhe fazendo esta pergunta. Ele encontrará fé em seu coração? Deixe seu “sim” a Ele crescer e se comprometa a abraçar mais profundamente tudo o que Ele revela a você todos os dias. Não tenha medo de buscar Sua voz para que você possa dizer “sim” a tudo que Ele revela.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Terça-feira (07/05/2024)

Oração do Dia

Senhor, desejo crescer na fé. Desejo crescer em meu amor e em meu conhecimento de Ti. Que a fé esteja viva em minha vida e que você encontre essa fé como um presente precioso que ofereço a Ti. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *