Liturgia Diária (22 de abril de 2020)

Liturgia diária de quarta-feira, 22 de abril de 2020.

Confira diariamente a Liturgia Diária dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia e Salmo. Você também pode acompanhar diariamente o Salmo do Dia aqui no Mundo dos Católicos.

A liturgia diária

Para os católicos, a liturgia é uma forma de renovação do sacrifício de Jesus Cristo para a salvação da humanidade. A liturgia diária são as lembranças de Jesus e da salvação trazendo para os cristãos uma reflexão que pode ser inserida em suas vidas.

A liturgia diária vem do grego derivado de duas palavras. A primeira “Leito” que significa: público. E a segunda palavra “Ergos” que magnifica: aquele que faz um trabalho público para o povo. A Liturgia é entendida como uma cerimônia estabelecida previamente segundo a tradição da igreja católica.

A Liturgia Diária na Igreja Católica

Liturgia Diária

Apesar da palavra “liturgia” já ser comum na antiguidade, foi apenas depois dos séculos VIII e IX que a liturgia começou a ser utilizada pela igreja grega e passando a fazer parte da igreja católica alguns séculos depois, or volta de XVI.

A liturgia diária é sempre usada nas missas e existe uma liturgia para cada dia do ano. A liturgia diária é formada por 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Em alguns dias, também podem haver duas ou mais Leituras.

Reflexão

Que coisa estranha de ser tão verdadeira. Deus Pai enviou o Filho ao mundo para ser Luz para todos nós. Ele é a luz que dissipa todas as trevas. Mas, de acordo com o evangelho acima, “as pessoas preferiam as trevas à luz”. Eles preferiram seus próprios pecados à libertação do pecado. Por que é que?

Leia mais:  Liturgia Diária - sexta-feira, 22/05/2020

Como exemplo dessa realidade, tudo o que precisamos fazer é assistir as notícias ou ler o jornal. Parece que 90% do que é relatado na mídia é uma apresentação sensacionalista da escuridão. Ouvimos falar de um assassinato após o outro ou de um escândalo após o outro. Por que a mídia se concentra tanto nisso? Porque é o que vende. E por que vende? Porque muitas vezes somos atraídos pelas trevas mais do que pela luz.

Certamente esse não é o caso para todos. Muitos estão desinteressados ​​pelas trevas do mundo e pelos pecados sensacionalistas ao nosso redor. Mas o fato de as trevas do mal estarem tão à frente e centralizadas o tempo todo deve nos oferecer um certo aviso sobre nossa natureza humana decaída. Nós tendemos a ser arrastados para a lama e, com muita frequência, somos muito felizes lá.

A Páscoa é uma época para examinar para que você é atraído. Você se deixa levar pela luz? Você é atraído por aquelas coisas que iluminam o seu dia? Você é atraído pelas muitas maneiras pelas quais Deus está presente e ativo no mundo ao seu redor? Espero que você seja. Mas provavelmente existe algum grau de atração pela desordem, pecado e escuridão. Pode haver um conflito interior que todos experimentam. É bom estar ciente disso, identificá-lo como parte de nossa tendência humana decaída e procurar despertar todo interesse pelo caos e pelo mal ao nosso redor.

Como seguidor de Cristo, somos chamados a manter nossos olhos nele e somente nele. Somos chamados a penetrar nas trevas com a nossa fé e deixar todo o nosso ser atraído e atraído por Cristo Jesus. Perfeição significa que mesmo as nossas paixões e desejos são finalmente atraídos por Cristo como a Luz da nossa vida.

Leia mais:  Evangelho do Dia - quinta-feira, 24/12/2020

Reflita hoje sobre o que você mais atrai. Comprometa-se com a Luz nesta época da Páscoa. Mova seus olhos da tentação de se sentir atraído e fascinado pelo mal que nos rodeia, para a alegre visão de nosso Senhor Ressuscitado vivo e trabalhando ao nosso redor. Deixe esta Luz guiar sua vida diária.

Senhor, ajuda-me a viver na luz. Ajuda-me a manter meus olhos firmemente focados na glória de Sua Ressurreição. Que a alegria desse olhar me afaste das incontáveis ​​distrações do mal ao meu redor. Jesus eu confio em vós.

Liturgia Diária com Reflexão

Além da liturgia diária, é comum que nas missas o padre ou celebrante na ocasião, faça uma reflexão das palavras do evangelho do dia. Esta reflexão é feita em geral por livre interpretação, não seguindo um texto pré-definido.

A História da Liturgia Diária

O ponto principal da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

Leia mais:  Evangelho do Dia - Sexta-feira, 19ª Semana do Tempo Comum, 13/08/2021

A Liturgia Diária na Missa

A liturgia faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A liturgia diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Utilizada nas missas, a liturgia também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.

Dessa forma, a liturgia diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a liturgia diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.

A Liturgia nos dias de hoje

A Liturgia diária é vista por muitos como sendo um rito que trás uma certa formalização da missa, mas o verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia vem para fazer com que os cristãos reflitam as palavras e busquem trazê-las para a sua vida e para os seu dia a dia como forma de viver a Palavra de Deus não apenas na missa mas também na vida cotidiana.

A liturgia vem mostrar o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A liturgia vem nos trazer orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.

Publicado por: Mundo dos Católicos

Artigos relacionados

Liturgia Diária – 2ª Semana Comum, Segunda-feira (17/01)

Liturgia Diária – 2º Domingo do Tempo Comum (16/01)

Liturgia Diária – 1ª Semana Comum, Sábado (15/01)

Liturgia Diária – 1ª Semana Comum, Sexta-feira (14/01)

Liturgia Diária – 1ª Semana Comum, Quinta-feira (13/01)

Liturgia Diária – 1ª Semana Comum, Quarta-feira (12/01)

Liturgia Diária – 1ª Semana Comum, Terça-feira (11/01)

Liturgia Diária – 1ª Semana Comum, Segunda-feira (10/01)

Liturgia Diária – Festa do Batismo do Senhor, Domingo (09/01)

Liturgia Diária – Sábado depois da Epifania do Natal (08/01)

Liturgia Diária – Sexta-feira depois da Epifania do Natal (07/01)

Liturgia Diária – Quinta-feira depois da Epifania do Natal (06/01)

Liturgia Diária – Quarta-feira depois da Epifania do Natal (05/01)

Liturgia Diária – Terça-feira depois da Epifania do Natal (04/01)

Liturgia Diária – Segunda-feira depois da Epifania do Natal (03/01)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.