Liturgia Diária – Sábado depois das Cinzas (08/03/2025)

Liturgia Diária do Sábado depois das Cinzas, 8 de março de 2025.
Receba diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Leitura da Liturgia Diária de Hoje em nosso site. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira Leitura (Is 58,9b-14)
Leitura do Livro do Profeta Isaías
Assim fala o Senhor: 9b “Se destruíres teus instrumentos de opressão, e deixares os hábitos autoritários e a linguagem maldosa; 10 se acolheres de coração aberto o indigente e prestares todo socorro ao necessitado, nascerá nas trevas a tua luz e tua vida obscura será como o meio-dia. 11 O Senhor te conduzirá sempre e saciará tua sede na aridez da vida, e renovará o vigor do teu corpo; serás como um jardim bem regado, como uma fonte de águas que jamais secarão. 12 Teu povo reconstruirá as ruínas antigas; tu levantarás os fundamentos das gerações passadas: serás chamado reconstrutor de ruínas, restaurador de caminhos, nas terras a povoar. 13 Se não puseres o pé fora de casa no sábado, nem tratares de negócios em meu dia santo, se considerares o sábado teu dia favorito, o dia glorioso, consagrado ao Senhor, se o honrares, pondo de lado atividades, negócios e conversações, 14 então te deleitarás no Senhor; eu te farei transportar sobre as alturas da terra e desfrutar a herança de Jacó, teu pai”. Falou a boca do Senhor.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Salmo 85 (86)
– Ensinai-me os vossos caminhos e na vossa verdade andarei.
– Inclinai, ó Senhor, vosso ouvido, escutai, pois sou pobre e infeliz! Protegei-me, que sou vosso amigo, e salvai vosso servo, meu Deus, que espera e confia em vós!
– Piedade de mim, ó Senhor, porque clamo por vós todo o dia! Animai e alegrai vosso servo, pois a vós eu elevo a minh’alma.
– Ó Senhor, vós sois bom e clemente, sois perdão para quem vos invoca. Escutai, ó Senhor, minha prece, o lamento da minha oração!
Evangelho do Dia
Evangelho (Lc 5,27-32)
— Glória a vós, Senhor Jesus, Primogênito dentre os mortos!
— Não quero a morte do pecador, diz o Senhor, mas que ele volte, se converta e tenha vida.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 27 Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: “Segue-me.” 28 Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu. 29 Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. 30 Os fariseus e seus mestres da Lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: “Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?” 31 Jesus respondeu: “Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. 32 Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
Levi teve uma vida boa. Ele ganhava um bom dinheiro e tinha um emprego estável como cobrador de impostos. Mas em um instante, ele desistiu de tudo para seguir Jesus, e sua vida imediatamente mudou para melhor.
Esta curta história do chamado de Levi é uma que devemos anotar. Embora você provavelmente já tenha feito a escolha de seguir Cristo, essa escolha precisa ser aprofundada a cada dia. E o testemunho de Levi é algo que deve inspirá-lo a fazer isso.
Muitas vezes, quando sentimos Deus nos chamando mais profundamente e mais perto Dele, quando sentimos que Ele quer que O sigamos mais completamente, podemos parar e hesitar. É comum que as pessoas queiram pensar em tal decisão e pesar os “prós e contras” antes de dar um passo de fé. Mas não faça isso. O testemunho da escolha imediata de Levi de deixar tudo para trás e seguir Cristo nos é dado para nos convidar a fazer o mesmo.
Como Jesus está convidando você, hoje, a imitar a radicalidade de Levi? Do que Ele está chamando você para se afastar para servi-Lo mais plenamente com amor e totalidade? Se você não sabe a resposta para essa pergunta, diga “Sim” ao nosso Senhor de qualquer maneira. Diga a Ele que você quer imitar Levi e que você quer se comprometer de todo o coração a um seguimento completo e radical de Sua santa vontade.
Também é interessante notar que assim que Levi fez a escolha de seguir Jesus, ele organizou um jantar em sua casa para Jesus e outros cobradores de impostos. Levi não tinha medo de deixar os outros saberem de sua escolha, e ele queria oferecer a seus amigos a oportunidade de fazer o mesmo.
Reflita, hoje, sobre a pessoa e o chamado de Levi. E ao começar esta temporada da Quaresma, use o chamado e a resposta de Levi como uma oportunidade de ouvir Jesus chamando você. Você pode não ser chamado para “deixar tudo para trás” literalmente, mas expresse sua disposição de fazê-lo de qualquer maneira. Não coloque condições em sua escolha de seguir nosso Senhor e você será eternamente grato por ter feito isso.
Oração do Dia
Meu precioso Senhor, Tu chamas todos os teus filhos para Te seguirem sem reservas. Tu nos chamas para estarmos prontos e dispostos a abandonar tudo o que esta vida tem a oferecer para obter muito mais. Dá-me a graça de que preciso para confiar em Ti o suficiente para dizer “Sim” a Ti hoje, amanhã e todos os dias. Minha vida é Tua, querido Senhor. Faze comigo o que quiseres. Jesus, eu confio em Vós.
Sobre o Autor
0 Comentários