Liturgia Diária – Sábado depois das Cinzas (17/02/2024)
Liturgia Diária de Sábado, 17 de fevereiro de 2024.
Receba diariamente a Liturgia Diária Comentada dos Católicos em nosso portal. Acompanhe as Leituras de Evangelho do dia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira Leitura (Is 58,9b-14)
Leitura do Livro do Profeta Isaías.
Assim fala o Senhor, 9b se destruíres teus instrumentos de opressão, e deixares os hábitos autoritários e a linguagem maldosa; 10 se acolheres de coração aberto o indigente e prestares todo socorro ao necessitado, nascerá nas trevas a tua luz e tua vida obscura será como o meio-dia.
11 O Senhor te conduzirá sempre e saciará tua sede na aridez da vida, e renovará o vigor do teu corpo; serás como um jardim bem regado, como uma fonte de águas que jamais secarão. 12 Teu povo reconstruirá as ruínas antigas; tu levantarás os fundamentos das gerações passadas: serás chamado reconstrutor de ruínas, restaurador de caminhos, nas terras a povoar.
13 Se não puseres o pé fora de casa no sábado, nem tratares de negócios em meu dia santo, se considerares o sábado teu dia favorito, o dia glorioso, consagrado ao Senhor, se o honrares, pondo de lado atividades, negócios e conversações, 14 então te deleitarás no Senhor; eu te farei transportar sobre as alturas da terra e desfrutar a herança de Jacó, teu pai. Falou a boca do Senhor.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Salmo 85 (86)
— Ensinai-me os vossos caminhos e na vossa verdade andarei.
— Inclinai, ó Senhor, vosso ouvido, escutai, pois sou pobre e infeliz! Protegei-me, que sou vosso amigo, e salvai vosso servo, meu Deus, que espera e confia em vós!
— Piedade de mim, ó Senhor, porque clamo por vós todo o dia! Animai e alegrai vosso servo, pois a vós eu elevo a minh’alma.
— Ó Senhor, vós sois bom e clemente, sois perdão para quem vos invoca. Escutai, ó Senhor, minha prece, o lamento da minha oração!
Evangelho do Dia
Evangelho (Lc 5,27-32)
— Glória a vós, Senhor Jesus, Primogênito dentre os mortos!
— Não quero a morte do pecador, diz o Senhor, mas que ele volte, se converta e tenha vida. (Ez 33,11)
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 27 Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: “Segue-me”. 28 Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu.
29 Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. 30 Os fariseus e seus mestres da Lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: “Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?”
31 Jesus respondeu: “Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. 32 Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
Levi teve uma vida boa. Ele ganhava um bom dinheiro e tinha um emprego estável como cobrador de impostos. Mas num instante ele desistiu de tudo para seguir Jesus, e sua vida imediatamente mudou para melhor.
Esta breve história do chamado de Levi é algo que devemos observar. Embora você provavelmente já tenha feito a escolha de seguir a Cristo, essa escolha precisa ser aprofundada a cada dia. E o testemunho de Levi deve inspirar você a fazer isso.
Muitas vezes, quando sentimos que Deus nos chama mais profundamente e para mais perto Dele, quando sentimos que Ele deseja que O sigamos mais completamente, podemos fazer uma pausa e hesitar. É comum que as pessoas queiram refletir sobre tal decisão e pesar os “prós e contras” antes de avançarem na fé. Mas não faça isso. O testemunho da escolha imediata de Levi de deixar tudo para trás e seguir a Cristo nos é dado para nos convidar a fazer o mesmo.
Como Jesus está convidando você, hoje, a imitar a radicalidade de Levi? Do que Ele está chamando você para se afastar para servi-Lo mais plenamente com amor e totalidade? Se você não sabe a resposta para essa pergunta, diga “Sim” ao nosso Senhor de qualquer maneira. Diga a Ele que você deseja imitar Levi e que deseja se comprometer de todo o coração com um seguimento completo e radical de Sua santa vontade.
Também é interessante notar que assim que Levi fez a escolha de seguir Jesus, ele organizou um jantar em sua casa para Jesus e outros cobradores de impostos. Levi não tinha medo de contar aos outros sobre sua escolha e queria oferecer a seus amigos a oportunidade de fazer o mesmo.
Reflita hoje sobre a pessoa e o chamado de Levi. E ao começar este período de Quaresma, use o chamado e a resposta de Levi como uma oportunidade para ouvir Jesus chamando você. Você pode não ser chamado a “deixar tudo para trás” literalmente, mas expresse sua disposição de fazê-lo de qualquer maneira. Não coloque condições em sua escolha de seguir nosso Senhor e você será eternamente grato por ter feito isso.
Oração do Dia
Meu precioso Senhor, você chama todos os seus filhos para segui-lo sem reservas. Você nos chama para estarmos prontos e dispostos a abandonar tudo o que esta vida tem a oferecer para obter muito mais. Dá-me a graça que preciso para confiar em Ti o suficiente para dizer “Sim” a Ti hoje, amanhã e todos os dias. Minha vida é sua, querido Senhor. Faça comigo o que quiser. Jesus eu confio em vós.
A Liturgia Diária para os Católicos
A palavra “liturgia” já era comum nos tempos antigos, mas foi apenas depois dos séculos VIII e IX que a liturgia começou a ser usada pela igreja grega e passando a fazer parte da igreja católica alguns séculos a seguir.
A Liturgia Diária é sempre usada nas missas e existe uma liturgia para cada dia do ano. A Liturgia Diária é dividida em 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Em alguns dias, podem haver duas ou mais Leituras também.
Sobre o Autor
0 Comentários