Liturgia Diária – Sábado depois das Cinzas (17/02/2024)

Liturgia Diária

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Sábado, 17 de fevereiro de 2024.

Receba diariamente a Liturgia Diária Comentada dos Católicos em nosso portal. Acompanhe as Leituras de Evangelho do dia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Is 58,9b-14)

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

Assim fala o Senhor, 9b se destruíres teus instrumentos de opressão, e deixares os hábitos autoritários e a linguagem maldosa; 10 se acolheres de coração aberto o indigente e prestares todo socorro ao necessitado, nascerá nas trevas a tua luz e tua vida obscura será como o meio-dia.

11 O Senhor te conduzirá sempre e saciará tua sede na aridez da vida, e renovará o vigor do teu corpo; serás como um jardim bem regado, como uma fonte de águas que jamais secarão. 12 Teu povo reconstruirá as ruínas antigas; tu levantarás os fundamentos das gerações passadas: serás chamado reconstrutor de ruínas, restaurador de caminhos, nas terras a povoar.

13 Se não puseres o pé fora de casa no sábado, nem tratares de negócios em meu dia santo, se considerares o sábado teu dia favorito, o dia glorioso, consagrado ao Senhor, se o honrares, pondo de lado atividades, negócios e conversações, 14 então te deleitarás no Senhor; eu te farei transportar sobre as alturas da terra e desfrutar a herança de Jacó, teu pai. Falou a boca do Senhor.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 85 (86)

— Ensinai-me os vossos caminhos e na vossa verdade andarei.

— Inclinai, ó Senhor, vosso ouvido, escutai, pois sou pobre e infeliz! Protegei-me, que sou vosso amigo, e salvai vosso servo, meu Deus, que espera e confia em vós!

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

— Piedade de mim, ó Senhor, porque clamo por vós todo o dia! Animai e alegrai vosso servo, pois a vós eu elevo a minh’alma.

— Ó Senhor, vós sois bom e clemente, sois perdão para quem vos invoca. Escutai, ó Senhor, minha prece, o lamento da minha oração!

Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 5,27-32)

— Glória a vós, Senhor Jesus, Primogênito dentre os mortos!

— Não quero a morte do pecador, diz o Senhor, mas que ele volte, se converta e tenha vida. (Ez 33,11)

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 27 Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: “Segue-me”. 28 Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu.

29 Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. 30 Os fariseus e seus mestres da Lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: “Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?”

31 Jesus respondeu: “Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. 32 Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Levi teve uma vida boa. Ele ganhava um bom dinheiro e tinha um emprego estável como cobrador de impostos. Mas num instante ele desistiu de tudo para seguir Jesus, e sua vida imediatamente mudou para melhor.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

Esta breve história do chamado de Levi é algo que devemos observar. Embora você provavelmente já tenha feito a escolha de seguir a Cristo, essa escolha precisa ser aprofundada a cada dia. E o testemunho de Levi deve inspirar você a fazer isso.

Muitas vezes, quando sentimos que Deus nos chama mais profundamente e para mais perto Dele, quando sentimos que Ele deseja que O sigamos mais completamente, podemos fazer uma pausa e hesitar. É comum que as pessoas queiram refletir sobre tal decisão e pesar os “prós e contras” antes de avançarem na fé. Mas não faça isso. O testemunho da escolha imediata de Levi de deixar tudo para trás e seguir a Cristo nos é dado para nos convidar a fazer o mesmo.

Como Jesus está convidando você, hoje, a imitar a radicalidade de Levi? Do que Ele está chamando você para se afastar para servi-Lo mais plenamente com amor e totalidade? Se você não sabe a resposta para essa pergunta, diga “Sim” ao nosso Senhor de qualquer maneira. Diga a Ele que você deseja imitar Levi e que deseja se comprometer de todo o coração com um seguimento completo e radical de Sua santa vontade.

Também é interessante notar que assim que Levi fez a escolha de seguir Jesus, ele organizou um jantar em sua casa para Jesus e outros cobradores de impostos. Levi não tinha medo de contar aos outros sobre sua escolha e queria oferecer a seus amigos a oportunidade de fazer o mesmo.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

Reflita hoje sobre a pessoa e o chamado de Levi. E ao começar este período de Quaresma, use o chamado e a resposta de Levi como uma oportunidade para ouvir Jesus chamando você. Você pode não ser chamado a “deixar tudo para trás” literalmente, mas expresse sua disposição de fazê-lo de qualquer maneira. Não coloque condições em sua escolha de seguir nosso Senhor e você será eternamente grato por ter feito isso.

Oração do Dia

Meu precioso Senhor, você chama todos os seus filhos para segui-lo sem reservas. Você nos chama para estarmos prontos e dispostos a abandonar tudo o que esta vida tem a oferecer para obter muito mais. Dá-me a graça que preciso para confiar em Ti o suficiente para dizer “Sim” a Ti hoje, amanhã e todos os dias. Minha vida é sua, querido Senhor. Faça comigo o que quiser. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A palavra “liturgia” já era comum nos tempos antigos, mas foi apenas depois dos séculos VIII e IX que a liturgia começou a ser usada pela igreja grega e passando a fazer parte da igreja católica alguns séculos a seguir.

A Liturgia Diária é sempre usada nas missas e existe uma liturgia para cada dia do ano. A Liturgia Diária é dividida em 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Em alguns dias, podem haver duas ou mais Leituras também.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *