Liturgia Diária – Transfiguração do Senhor, Festa, Terça-feira (06/08/2024)

Liturgia do Dia

Liturgia Diária de Terça-feira, 6 de agosto de 2024.

Confira diariamente a Liturgia de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia e Oração de hoje. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Dn 7,9-10,13-14 ou 2Pd 1,16-19)

Leitura da Profecia de Daniel

9 Eu continuava olhando até que foram colocados uns tronos, e um Ancião de muitos dias aí tomou lugar. Sua veste era branca como neve e os cabelos da cabeça, como lã pura; seu trono eram chamas de fogo, e as rodas do trono, como fogo em brasa. 10 Derramava-se aí um rio de fogo que nascia diante dele; serviam-no milhares de milhares, e milhões de milhões assistiam-no ao trono; foi instalado o tribunal e os livros foram abertos. 13 Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do Ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença. 14 Foram-lhe dados poder, glória e realeza, e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá.

ou

Leitura da Segunda Carta de São Pedro 1,16-19

Caríssimos: 16 Não foi seguindo fábulas habilmente inventadas que vos demos a conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, mas sim, por termos sido testemunhas oculares da sua majestade. 17 Efetivamente, ele recebeu honra e glória da parte de Deus Pai, quando do seio da esplêndida glória se fez ouvir aquela voz que dizia: “Este é o meu Filho bem-amado, no qual ponho o meu bem-querer”. 18 Esta voz, nós a ouvimos, vinda do céu, quando estávamos com ele no monte santo. 19 E assim se nos tornou ainda mais firme a palavra da profecia, que fazeis bem em ter diante dos olhos, como lâmpada que brilha em lugar escuro, até clarear o dia e levantar-se a estrela da manhã em vossos corações.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 96 (97)

— Deus é Rei, é o Altíssimo, muito acima do universo.

Leia mais:  Liturgia Diária – 23ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira (10/09/2024)

— Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, e as ilhas numerosas rejubilem! Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, que se apoia na justiça e no direito.

— As montanhas se derretem como cera ante a face do Senhor de toda a terra; e assim proclama o céu sua justiça, todos os povos podem ver a sua glória.

— Porque vós sois o Altíssimo, Senhor, muito acima do universo que criastes, e de muito superais todos os deuses.

Evangelho do Dia

Evangelho (Mc 9,2-10)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Eis meu Filho muito amado, nele está meu bem-querer, escutai-o, todos vós!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 2 Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou sozinhos a um lugar à parte sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles. 3 Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar. 4 Apareceram-lhe Elias e Moisés, e estavam conversando com Jesus. 5 Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. 6 Pedro não sabia o que dizer, pois estavam todos com muito medo. 7 Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!” 8 E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles. 9 Ao descerem da montanha, Jesus ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos. 10 Eles observaram esta ordem, mas comentavam entre si, o que queria dizer “ressuscitar dos mortos”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Pouco antes da Transfiguração, Jesus começou a revelar aos Seus discípulos que Ele sofreria muito, seria rejeitado pelos anciãos, seria morto e ressuscitaria no terceiro dia. Isto causou muito medo aos discípulos enquanto eles lutavam com esta revelação perturbadora de nosso Senhor. E embora Jesus tenha permanecido firme com eles e até mesmo repreendido Pedro por seu medo, Jesus também deu a três de Seus discípulos um presente muito precioso.

Leia mais:  Liturgia Diária – 23ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira (11/09/2024)

Depois de muitas viagens, pregações, milagres e conversas particulares sobre Sua paixão com os Doze, Jesus convidou Pedro, Tiago e João para subirem com Ele a um alto monte para orar. Esses discípulos provavelmente não tinham ideia do que encontrariam em breve. Ao fazerem a difícil e árdua jornada, suas mentes devem ter ponderado não apenas os feitos poderosos realizados por Jesus nos meses anteriores, mas também Suas palavras sobre o sofrimento que estava por vir. Enquanto lutavam contra isso, para sua surpresa, Jesus “foi transfigurado diante deles, e suas roupas tornaram-se de um branco resplandecente”. De repente, Moisés e Elias apareceram diante deles, representando a Lei e os profetas. Essas duas figuras do Antigo Testamento apareceram como uma forma de dizer a esses discípulos que tudo o que Jesus lhes dizia aconteceria para que se cumprisse tudo o que havia sido predito sobre Ele desde os tempos antigos. Talvez Jesus pensasse que se Seus discípulos não O ouvissem plenamente, ver Moisés e Elias ajudaria. Mas Jesus foi ainda mais longe. A Voz do próprio Pai trovejou e disse: “Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!”. Assim, se estes discípulos não ouvissem apenas Jesus, ou se mesmo Moisés e Elias não conseguissem convencê-los, então a última esperança era o próprio Pai. E Jesus concedeu tal graça.

A Transfiguração foi uma verdadeira misericórdia. Esses discípulos nunca tinham visto nada parecido antes. Mas foi muito provavelmente este ato de misericórdia que os ajudou a aceitar a dura verdade que Jesus estava a tentar ensinar-lhes sobre o Seu sofrimento e morte vindouros. Se o Pai Celestial deu testemunho pessoal de Jesus, então tudo o que Jesus disse era confiável.

Ao lermos os Evangelhos e os muitos ensinamentos que Deus nos deu através da Igreja, pense se há alguns ensinamentos com os quais você tem dificuldade. Ou na sua própria vida, a nível pessoal, há algumas coisas que você sabe que Deus quer de você, mas que você acha difícil aceitar? Quando a confusão se instala, isso significa que não estamos ouvindo, não estamos ouvindo plenamente o que Deus está nos dizendo ou não estamos entendendo. E embora não vejamos o Senhor Transfigurado com os nossos olhos e ouçamos a Voz do Pai com os nossos ouvidos como estes três discípulos fizeram, devemos escolher acreditar em tudo o que Deus disse como se fosse o Senhor Transfigurado, com Moisés, Elias, e o próprio Pai falando clara e diretamente conosco. “Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!”. Essas palavras não foram ditas apenas para o bem dos discípulos, mas também são ditas a nós.

Leia mais:  Liturgia Diária – 23ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (12/09/2024)

Reflita hoje sobre esta poderosa experiência dada a esses discípulos por nosso Senhor. Procure colocar-se em cena para testemunhar Jesus transfigurado da forma mais gloriosa, com Moisés e Elias e com a Voz trovejante do Pai. Permita que o Pai fale também com você, dizendo-lhe que tudo o que Ele falou através das Escrituras, da Igreja e dentro de sua própria consciência é verdade. Permita que esta revelação o convença, no nível mais profundo, a reconhecer não apenas a divindade de Jesus, mas também a “ouvi-Lo” em todos os sentidos.

Oração do Dia

Meu Senhor transfigurado, Tu és glorioso além da imaginação e revelou um pequeno vislumbre dessa glória aos Seus discípulos para ajudá-los a confiar mais plenamente em Ti. Que eu também confie mais completamente em Ti, sabendo que tudo o que Tu me falaste é verdade. Por favor, remova qualquer dúvida e medo da minha vida para que nada me impeça de abraçar a Tua santa vontade. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Apesar da palavra “liturgia” já ser comum na antiguidade, foi apenas depois dos séculos VIII e IX que a liturgia começou a ser utilizada pela igreja grega e passando a fazer parte da igreja católica alguns séculos depois, por volta de XVI.

A Liturgia Diária é sempre usada nas missas e existe uma liturgia para cada dia do ano. A Liturgia Diária é formada por 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Em alguns dias, também podem haver duas ou mais Leituras.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.