Liturgia Diária – Terça-feira (22/02) – Cátedra de São Pedro, Apóstolo. Festa
Liturgia Diária de terça-feira, 22 de fevereiro de 2022.
Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia com Homilia Diária e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira Leitura (1Pd 5,1-4)
Leitura da Primeira Carta de São Pedro.
Caríssimos, 1exorto aos presbíteros que estão entre vós, eu, presbítero como eles, testemunha dos sofrimentos de Cristo e participante da glória que será revelada: 2Sede pastores do rebanho de Deus, confiado a vós; cuidai dele, não por coação, mas de coração generoso; não por torpe ganância, mas livremente; 3não como dominadores daqueles que vos foram confiados, mas antes, como modelos do rebanho. 4Assim, quando aparecer o pastor supremo, recebereis a coroa permanente da glória.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Responsório (Sl 22)
— O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
— O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.
— Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado, eles me dão a segurança!
— Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça, e o meu cálice transborda.
— Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.
Evangelho do Dia
Evangelho (Mt 16,13-19)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.
17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
Esta passagem deve nos dar grande conforto. Por que? Porque nesta passagem Jesus lança o fundamento de Sua Igreja. Ele dá a Pedro as chaves do Reino dos Céus. E, ao fazê-lo, Ele estabelece o que veio a ser conhecido como o dom da “infalibilidade”.
Pense nisso. O que significa receber “as chaves do Reino dos Céus?” Esta é uma afirmação e tanto. Mas ao falar clara e definitivamente, Jesus confiou um incrível poder espiritual a Pedro. Pedro pode não ter entendido exatamente o que isso significava na época, mas ele teria sido mudado ao receber tal autoridade.
Por “infalibilidade” queremos dizer que Pedro tinha a garantia de ensinar apenas o que era verdade nas áreas de fé e moralidade. Fé e moralidade são o que vivem para sempre no Reino dos Céus e, portanto, é com autoridade nessas áreas que Pedro é confiado.
Além disso, sabemos que os Apóstolos tiveram sucessores. Pedro foi para Roma e tornou-se Bispo de Roma. Ele foi sucedido por Linus, depois Cleto, depois Clemente, e assim por diante até o bispo de Roma hoje. Isso é importante notar porque essa autoridade espiritual que Jesus deu a Pedro não terminou com sua morte. Em vez disso, continuou com seus sucessores e continuará até o fim do mundo.
Hoje, ao celebrar a grande festa da Cátedra de São Pedro, não só honramos o Papa, mas também nos regozijamos na autoridade espiritual que foi confiada ao Santo Padre. E sabendo que Jesus está vivo de tal maneira, através da autoridade de ensino certa das Chaves do Céu, devemos estar confortados e em paz sabendo que as portas do inferno nunca prevalecerão contra a Igreja. Os papas são pecadores, mas também são instrumentos visíveis e infalíveis do próprio Cristo cada vez que exercem seu papel sagrado.
Reflita, hoje, sobre sua fé na Igreja. Não depositamos nossa fé em pessoas, depositamos nossa fé em Cristo, Sua Igreja e na autoridade espiritual confiada à Igreja. Reflita sobre sua própria fé a esse respeito e, se de alguma forma estiver faltando, renove-a em homenagem a esta grande festa da Cátedra de São Pedro.
Oração do Dia
Senhor Jesus, Tu confiaste Teu poder e autoridade a São Pedro e a todos os seus sucessores. Agradeço-vos o dom do nosso Papa. Eu oro por ele e o ofereço a Você para Sua orientação e proteção. Renovo minha fé no dom do Santo Padre e em sua promessa de nos conduzir sempre por meio dele. Que minha fé em Tua Igreja me traga consolo e esperança enquanto todos avançamos para o objetivo de nossa salvação, o glorioso Reino dos Céus. Jesus eu confio em vós.
A Liturgia Diária para os Católicos
Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre faça a Homilia Diária das palavras do Evangelho depois da sua leitura. Esta homilia é feita em geral por livre interpretação do celebrante.
O ponto mais importante da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.
Sobre o Autor
0 Comentários