Liturgia Diária – 7ª Semana Comum, Quarta-feira (23/02)

Evangelho do Dia de Hoje

Liturgia Diária de quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022.

Receba diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Salmo e o Evangelho do Dia de Hoje com reflexão. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Tg 4,13-17)

Leitura da Carta de São Tiago.

Caríssimos, 13e agora, vós que dizeis: “Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, passaremos ali um ano, negociando e ganhando dinheiro”. 14No entanto, não sabeis nem mesmo o que será da vossa vida amanhã! Com efeito, não passais de uma neblina que se vê por um instante e logo desaparece.

15Em vez de dizer: “Se o Senhor quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo”, 16vós vos gloriais de vossas fanfarronadas. Ora, toda a arrogância deste tipo é um mal. 17Assim, aquele que sabe fazer o bem e não o faz incorre em pecado.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 48)

— Felizes os humildes de espírito porque deles é o Reino dos Céus!

— Ouvi isto, povos todos do universo, muita atenção, ó habitantes deste mundo; poderosos e humildes, escutai-me, ricos e pobres, todos juntos, sede atentos!

— Por que temer os dias maus e infelizes, quando a malícia dos perversos me circunda? Por que temer os que confiam nas riquezas e se gloriam na abundância de seus bens?

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (22/04/2024)

— Ninguém se livra de sua morte por dinheiro nem a Deus pode pagar o seu resgate. A isenção da própria morte não tem preço; não há riqueza que a possa adquirir, nem dar ao homem uma vida sem limites e garantir-lhe uma existência imortal.

— Morrem os sábios e os ricos igualmente; morrem os loucos e também os insensatos, e deixam tudo o que possuem aos estranhos.

Evangelho do Dia

Evangelho (Mc 9,38-40)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 38João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue”. 39Jesus disse: “Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. 40Quem não é contra nós é a nosso favor”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Esta passagem nos oferece uma lição de ciúme ou o que podemos chamar de “exclusivismo”. João e os outros apóstolos testemunham alguém com quem não estavam familiarizados, fazendo a boa ação de expulsar um demônio em nome de Jesus. É uma imagem um tanto estranha de se imaginar. João vê esse bom ato e tenta interferir pedindo que a pessoa pare. Então ele vai e fala sobre esse homem para Jesus, esperando que Jesus intervenha. Mas Jesus faz o contrário.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Terça-feira (23/04/2024)

De certa forma, essa história é semelhante a uma criança que fofoca sobre um irmão. Digamos que um irmão faz algo que é permitido pelos pais, mas outro irmão tem inveja disso. O resultado é que o irmão ciumento fala por um motivo bobo.

“Exclusivismo” pode ser definido como uma tendência a pensar que algo é bom apenas quando eu o faço. É uma forma de ganância espiritual na qual temos dificuldade em nos regozijar e apoiar as boas ações do outro. Esta é uma luta perigosa, mas muito comum para muitos.

O ideal, em nossa vida cristã, é buscar as obras de Deus em todos os lugares e em todas as pessoas. Devemos desejar tão profundamente que o Reino de Deus seja edificado que fiquemos muito felizes sempre que testemunhamos tal atividade. Se, por outro lado, nos sentimos invejosos de outra pessoa pelo bem que ela faz, ou se nos encontramos tentando encontrar falhas no que ela está fazendo, devemos estar cientes dessa tendência e reivindicá-la como nosso pecado, não deles.

Reflita, hoje, sobre sua própria reação em relação à bondade dos outros. Você é capaz de se alegrar com essa bondade? Ou te deixa com um certo ciúme ou inveja? Se o seu sentimento for de inveja ou ciúme, comprometa-se com o objetivo de se libertar dessas tentações. Nosso divino Senhor deseja que você participe de Suas boas obras. Você deve procurar ter esse mesmo desejo.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (24/04/2024)

Oração do Dia

Meu Senhor libertador, quando tenho ciúmes dos outros, especialmente quando tenho ciúmes de suas boas obras, ajude-me a ver isso como meu pecado. Em vez disso, ajude-me a procurar as muitas maneiras maravilhosas pelas quais você está trabalhando em nosso mundo e me ajude a me alegrar em tudo o que você faz por meio dos outros. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *