Liturgia Diária – 7ª Semana Comum, Quinta-feira (24/02)

Salmo de Hoje

Liturgia Diária de quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022.

Receba diariamente a Liturgia do Dia em nosso site. Primeira Leitura, Salmo de Hoje e Evangelho do dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Tg 5,1-6)

Leitura da Carta de São Tiago.

1E agora, ricos, chorai e gemei, por causa das desgraças que estão para cair sobre vós. 2Vossa riqueza está apodrecendo, e vossas roupas estão carcomidas pelas traças. 3Vosso ouro e vossa prata estão enferrujados, e a ferrugem deles vai servir de testemunho contra vós e devorar vossas carnes, como fogo! Amontoastes tesouros nos últimos dias. 4Vede: o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos, que vós deixastes de pagar, está gritando, e o clamor dos trabalhadores chegou aos ouvidos do Senhor todo-poderoso. 5Vós vivestes luxuosamente na terra, entregues à boa vida, cevando os vossos corações para o dia da matança. 6Condenastes o justo e o assassinastes; ele não resiste a vós.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 48)

— Felizes os humildes de espírito porque deles é o Reino dos Céus!

— Este é o fim do que espera estultamente, o fim daqueles que se alegram com sua sorte; são um rebanho recolhido ao cemitério, e a própria morte é o pastor que os apascenta.

— São empurrados e deslizam para o abismo. Logo seu corpo e seu semblante se desfazem, e entre os mortos fixarão sua morada. Deus, porém, me salvará das mãos da morte e junto a si me tomará em suas mãos.

— Não te inquietes, quando um homem fica rico e aumenta a opulência de sua casa; pois ao morrer não levará nada consigo, nem seu prestígio poderá acompanhá-lo.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (19/04/2024)

— Felicitava-se a si mesmo enquanto vivo: “Todos te aplaudem, tudo bem, isto que é vida!” Mas vai-se ele para junto de seus pais, que nunca mais e nunca mais verão a luz!

Evangelho do Dia

Evangelho (Mc 9,41-50)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 41Quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. 42E se alguém escandalizar um desses pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço.

43Se tua mão te leva a pecar, corta-a! 44É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. 45Se teu pé te leva a pecar, corta-o! 46É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno. 47Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno, 48‘onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga’”. 49Pois todos hão de ser salgados pelo fogo. 50Coisa boa é o sal. Mas se o sal se tornar insosso, com que lhe restituireis o tempero? Tende, pois, sal em vós mesmos e vivei em paz uns com os outros.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (17/04/2024)

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Você está pronto para ser “salgado pelo fogo”? Jesus deixa claro que todos passarão por essa “salga”. Então, o que isso realmente significa?

Adicionar sal à comida traz o sabor. Não muda tanto a comida em outra coisa; em vez disso, realça o que está lá, acrescentando mais ao sabor.

O sal também tem o efeito de purificação. É usado como conservante e ajuda a livrar os alimentos de bactérias. Vale a pena ver essas duas imagens de aromatizar e preservar.

Ser “salgado pelo fogo” significa que somos purificados por Deus. O fogo purifica e refina. O calor é usado para higienizar utensílios, o fogo é usado para purificar o ouro e também é usado para moldar metais preciosos em imagens ou jóias.

Então, isso é conosco. Devemos ser purificados pelo fogo de Deus em todos os sentidos. O pecado deve ser purificado e devemos nos tornar maleáveis ​​pelo fogo de Deus para que possamos ser moldados à Sua imagem divina.

Mas como isso acontece? Uma maneira é quando somos purgados de todos os desejos e apetites carnais que são egoístas e opostos à vontade de Deus. Isso pode ser doloroso e, portanto, a imagem do fogo. Outra maneira é quando somos purificados no nível mais profundo do espírito. Isso pode acontecer quando nos é dada uma cruz pesada para carregar e o fazemos com paciência e aceitação. Quando nossa vontade é desafiada e testada, temos a oportunidade de entregar nossa própria vontade a Deus e escolher Sua vontade. Mas Sua vontade muitas vezes inclui uma aceitação total de qualquer sofrimento que suportamos. Nesse caso, o sofrimento pode ter o efeito de nos purificar no nível mais profundo de nossa vontade e, assim, o sofrimento se torna redentor para nós.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (18/04/2024)

Reflita, hoje, sobre a ação purificadora de Deus em sua vida. Reflita, especialmente, sobre todas as maneiras pelas quais você sente a dor de algum sofrimento que você não quer abraçar. Saiba que um abraço completo desse sofrimento pode realmente produzir a purificação que Deus deseja em sua vida para torná-lo verdadeiramente santo e puro.

Oração do Dia

Meu Senhor purificador, eu oro para que Tu purifiques minha alma de todo pecado. Ajude-me, primeiro, a me libertar de todos os apegos carnais que interferem no meu amor por você. Ajude-me, também, a ser livre de minha própria vontade. Que os sofrimentos e a cruz da minha vida se tornem uma verdadeira graça, através da qual Tu me libertas e me ajudas a crescer forte na paciência e em toda a virtude. Eu me entrego a Ti, querido Senhor. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.

Dessa forma, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *