Liturgia Diária – 7ª Semana Comum, Sexta-feira (25/02)
Liturgia Diária de sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022.
Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Homilia do evangelho do dia e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira Leitura (Tg 5,9-12)
Leitura da Carta de São Tiago.
9Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para que não sejais julgados. Eis que o juiz está às portas. 10Irmãos, tomai por modelo de sofrimento e firmeza os profetas, que falaram em nome do Senhor. 11Reparai que consideramos como bem-aventurados os que perseveraram. Ouvistes falar da perseverança de Jó e conheceis o êxito que o Senhor lhe deu — pois o Senhor é rico em misericórdia e compassivo. 12Sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outra forma de juramento. Antes, que o vosso sim seja sim, e o vosso não, não. Então não estareis sujeitos a julgamento.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Responsório (Sl 102)
— O Senhor é indulgente, é favorável.
— Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!
— Pois ele te perdoa toda a culpa, e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão.
— O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo. Não fica sempre repetindo as suas queixas, nem guarda eternamente o seu rancor.
— Quanto os céus por sobre a terra se elevam, tanto é grande o seu amor aos que o temem; quanto dista o nascente do poente, tanto afasta para longe nossos crimes.
Evangelho do Dia
Evangelho (Mc 10,1-12)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Jesus foi para o território da Judeia, do outro lado do rio Jordão. As multidões se reuniram de novo, em torno de Jesus. E ele, como de costume, as ensinava. 2Alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher.3Jesus perguntou: “O que Moisés vos ordenou?” 4Os fariseus responderam: “Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la”. 5Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento. 6No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. 7Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. 8Assim, já não são dois, mas uma só carne. 9Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!”
10Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto. 11Jesus respondeu: “Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. 12E se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
Os fariseus estavam constantemente tentando prender Jesus. Embora este seja um fato triste, ele nos ensina uma lição sobre buscar a verdade.
Um dos objetivos mais básicos pelos quais devemos lutar na vida é buscar a verdade. Devemos procurar conhecer a verdade e, então, permitir que essa verdade nos liberte. Em um nível, os fariseus estavam buscando a verdade. Eles fizeram uma pergunta a Jesus sobre a Lei de Moisés e Sua interpretação dessa lei. Embora seja bom fazer tal pergunta e buscar uma resposta de Jesus, há uma distinção sutil que devemos fazer.
A distinção tem a ver com o motivo do solicitante. Nesse caso, os fariseus estavam fazendo uma pergunta a Jesus não porque buscassem a verdade; em vez disso, eles estavam perguntando com a intenção de trapaça e manipulação. Eles estavam procurando qualquer coisa que pudessem para tentar prender Jesus e condená-lo. A maneira muito melhor de fazer uma pergunta a Jesus é ir a Ele por duas razões.
Primeiro, devemos ir a Ele fazendo perguntas porque humildemente acreditamos que Ele é a fonte de toda a Verdade. Isso requer humildade porque requer que reconheçamos que Jesus sabe melhor. Ele tem a resposta, uma resposta melhor do que nós.
Em segundo lugar, quando fazemos uma pergunta a Jesus, devemos examinar nossa motivação. Felizmente, nossa motivação consiste no único fato que queremos saber. Passamos a acreditar que Ele é a fonte da verdade e, portanto, nos voltamos para Ele para que possamos entender. Assim, não apenas acreditamos humildemente que Ele tem as respostas, mas também desejamos conhecê-las sinceramente. Essa forma de coração inquisitivo e aberto nos dispõe a receber tudo o que Ele nos diz, como se fôssemos terra seca pronta para absorver uma chuva suave.
Reflita, hoje, se você coloca regularmente todas as suas perguntas na vida diante de nosso Senhor. Se você fizer isso, examine sua motivação. Esforce-se para ter um coração humilde que deseja receber a pura verdade da fonte que é a própria Verdade.
Oração do Dia
Meu verdadeiro Senhor, volto-me para Ti como a fonte de toda a Verdade. Ensina-me os teus caminhos e enche-me com a tua sabedoria. Ajuda-me a compreender a vida como Tu a vês e, nessa compreensão, ajuda-me a abraçar a Tua santa vontade. Jesus eu confio em vós.
A Liturgia Diária para os Católicos
A Liturgia Diária é vista por muitos como sendo um rito que traz uma certa formalização da missa, mas o verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia vem para fazer com que os cristãos reflitam as palavras e busquem trazê-las para a sua vida e para os seu dia a dia como forma de viver a Palavra de Deus não apenas na missa mas também na vida cotidiana.
A liturgia vem mostrar o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A liturgia vem nos trazer orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.
Sobre o Autor
0 Comentários