Liturgia Diária – Santa Cecília, virgem e mártir, Terça-feira (22/11/2022)

Homilia Diária

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Terça-feira, 22 de novembro de 2022.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Aqui você fica sabendo qual o Evangelho do Dia de Hoje e acompanha a Liturgia aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Apocalipse 14, 14-19

Leitura do livro do Apocalipse de São João:

Eu, João, 14na minha visão, vi uma nuvem branca e, sentado na nuvem, alguém que parecia um “filho de homem”. Tinha na cabeça uma coroa de ouro e, nas mãos, uma foice afiada. 15Saiu do templo um outro anjo, gritando em alta voz para aquele que estava sentado na nuvem: “Lança tua foice e ceifa. Chegou a hora da colheita. A seara da terra está madura!” 16E aquele que estava sentado na nuvem lançou a foice, e a terra foi ceifada. 17Então saiu do templo que está no céu mais um anjo. Também ele tinha nas mãos uma foice afiada. 18E saiu, de junto do altar, outro anjo ainda, aquele que tem o poder sobre o fogo. Ele gritou em alta voz para aquele que segurava a foice afiada: “Lança a foice e colhe os cachos da videira da terra, porque as uvas já estão maduras”. 19E o anjo lançou a foice afiada na terra e colheu as uvas da videira da terra. Depois, despejou as uvas no grande lagar do furor de Deus.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 95 (96)

O Senhor vem julgar nossa terra.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3º Domingo da Páscoa (14/04/2024)

– Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” Ele firmou o universo inabalável, e os povos ele julga com justiça.

– O céu se rejubile e exulte a terra, aplauda o mar com o que vive em suas águas; os campos com seus frutos rejubilem, e exultem as florestas e as matas.

– Na presença do Senhor, pois ele vem, porque vem para julgar a terra inteira. Governará o mundo todo com justiça e os povos julgará com lealdade.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 21, 5-11

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Permanece fiel até a morte, e a coroa da vida eu te darei! (Ap 2,10);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo, 5algumas pessoas comentavam a respeito do templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: 6″Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”. 7Mas eles perguntaram: “Mestre, quando acontecerá isso? E qual vai ser o sinal de que essas coisas estão para acontecer?” 8Jesus respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ E ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente! 9Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que essas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”. 10E Jesus continuou: “Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. 11Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (15/04/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Esta profecia de Jesus certamente se revelará. Como isso vai se desenrolar, na prática? Isso ainda está para ser visto.

É verdade que algumas pessoas podem dizer que essa profecia já está se cumprindo em nosso mundo. Alguns tentarão associar esta e outras passagens proféticas das Escrituras com um determinado tempo ou evento. Mas isso seria um erro. Seria um erro porque a própria natureza de uma profecia é velada. Toda profecia é verdadeira e será cumprida, mas nem toda profecia será compreendida com perfeita clareza até o Céu.

Então, o que tiramos desta palavra profética de nosso Senhor? Embora esta passagem possa, de fato, referir-se a eventos mais grandiosos e universais que estão por vir, ela também pode falar de nossas próprias situações particulares presentes em nossa vida hoje. Portanto, devemos permitir que Suas palavras falem conosco nessas situações. Uma mensagem específica que esta passagem nos diz é que não devemos nos surpreender se, às vezes, parecer que nosso mundo está abalado até o âmago. Em outras palavras, quando vemos o caos, o mal, o pecado e a malícia ao nosso redor, não devemos nos surpreender e não devemos desanimar. Esta é uma mensagem importante para nós à medida que avançamos na vida.

Para cada um de nós, pode haver muitos “terremotos, fomes e pragas” que encontramos na vida. Eles assumirão várias formas e, às vezes, causarão muita angústia. Mas eles não precisam ser. Se entendermos que Jesus está ciente do caos que podemos encontrar e se entendermos que Ele realmente nos preparou para isso, ficaremos mais tranquilos quando os problemas vierem. De certa forma, seremos capazes de simplesmente dizer: “Oh, esta é uma daquelas coisas, ou um daqueles momentos, que Jesus disse que viria”. Essa compreensão dos desafios futuros deve ajudar a nos preparar para eles e suportá-los com esperança e confiança.

Leia mais:  Liturgia Diária – 2ª Semana da Páscoa – Sábado (13/04/2024)

Reflita, hoje, sobre quaisquer maneiras particulares pelas quais esta palavra profética de Cristo aconteceu em sua própria vida. Saiba que Jesus está lá no meio de todo caos aparente, conduzindo você até a gloriosa conclusão que Ele tem em mente para você!

Oração do Dia

Senhor, quando meu mundo parece desmoronar ao meu redor, ajude-me a voltar meus olhos para Ti e confiar em sua misericórdia e graça. Ajuda-me a saber que nunca me abandonarás e que tens um plano perfeito para todas as coisas. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre faça a Reflexão Diária das palavras do Evangelho depois dessa leitura. Esta reflexão é feita em geral por interpretação própria do celebrante.

O ponto mais alto da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *