Liturgia Diária – Santa Dulce Lopes Pontes, virgem – Memória, Terça-feira (13/08/2024)

Reflexão do Evangelho de Hoje

Liturgia Diária de Terça-feira, 13 de agosto de 2024.

Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Oração do dia e as Liturgias Diárias com reflexão. Leia aqui a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Ez 2,8-3,4)

Leitura da Profecia de Ezequiel

Assim fala o Senhor: 8 “Quanto a ti, Filho do homem, escuta o que eu te digo: Não sejas rebelde como esse bando de rebeldes. Abre a boca e come o que eu te vou dar”. 9 Eu olhei e vi uma mão estendida para mim e, na mão, um livro enrolado. Desenrolou-o diante de mim; estava escrito na frente e no verso e nele havia cantos fúnebres, lamentações e ais. 3,1 Ele me disse: “Filho do homem, come o que tens diante de ti! Come este rolo e vai falar aos filhos de Israel”. 2 Eu abri a boca, e ele fez-me comer o rolo. 3 Depois disse-me: “Filho do homem, alimenta teu ventre e sacia as entranhas com este rolo que eu te dou”. Eu o comi, e era doce como mel em minha boca. 4 Ele disse-me então: “Filho do homem, vai! Dirige-te à casa de Israel e fala-lhes com as minhas palavras”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 118 (119)

— Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!

— Seguindo vossa lei me rejubilo muito mais do que em todas as riquezas.

— Minha alegria é a vossa Aliança, meus conselheiros são os vossos mandamentos.

— A lei de vossa boca, para mim, vale mais do que milhões em ouro e prata.

— Como é doce ao paladar vossa palavra, muito mais doce do que o mel na minha boca!

Leia mais:  Liturgia Diária – Bem-aventurada Virgem Maria da Conceição Aparecida - Solenidade, Sábado (12/10/2024)

— Vossa palavra é minha herança para sempre, porque ela é que me alegra o coração!

— Abro a boca e aspiro largamente, pois estou ávido de vossos mandamentos.

Evangelho do Dia

Evangelho (Mt 18,1-5.10.12-14)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Tomai meu jugo sobre vós e aprendei de mim, que sou de coração humilde e manso!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1 os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” 2 Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3 e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. 4 Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. 5 E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe. 10 Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus. 12 Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? 13 Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. 14 Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

É tão fácil se perder. Existem muitas almas errantes que estão perdidas, confusas e necessitadas do Pastor. Talvez haja muitas razões para esse desvio, incluindo a atração da indulgência carnal, a atração do dinheiro, as tentações do orgulho, da raiva e do egoísmo, a confusão e muito mais. A passagem do Evangelho de hoje não é tanto sobre o facto de as pessoas se desviarem; antes, trata-se do desejo de Deus de reconquistá-los.

Leia mais:  Liturgia Diária – 27ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira (11/10/2024)

Quando uma pessoa se afasta de Deus, ela fica vazia. Essa é a realidade da nossa condição humana. A única maneira de estar satisfeito na vida é entregar-se a Deus por amor. Deus e somente Deus nos realiza. Deus e somente Deus pode nos conceder alegria e felicidade. Então, quando uma pessoa se desvia e fica vazia por dentro, ela tem que fazer uma escolha. Eles se arrependerão de seus pecados e voltarão para Deus? Ou continuarão a buscar satisfação em outro lugar?

Um dos maiores obstáculos ao arrependimento dos pecados e ao retorno a Deus é o nosso orgulho. É difícil admitir o pecado. É difícil admitir que nos extraviamos. É difícil assumir a responsabilidade pelo que fizemos e voltar-nos para Deus em busca de Sua misericórdia e compaixão.

O Evangelho de hoje é especialmente para o pecador que se desviou. Apresenta-nos uma imagem de Deus que é excepcionalmente convidativa. É a imagem de um Deus que sai em busca da ovelha perdida. Mas a imagem mais importante do Evangelho de hoje é a da alegria do Pastor. Devemos perceber que quando Deus nos procura e chega até nós, não devemos mais ter vergonha. Deus não condena a pessoa que tem tristeza. Em vez disso, Ele se alegra e leva aquela alma de volta para casa. Sempre que começamos a nos desviar na vida e a entrar numa vida de pecado, devemos compreender esta imagem de Deus e saber que ela se aplica a nós.

A verdade é que o pecado é humilhante. E enfrentar a humilhação é difícil. Mas também é purificador. E se você estiver disposto a aceitar a humilhação experimentada ao confessar seu pecado, uma quantidade infinita de liberdade o aguarda. A liberdade vem especialmente na forma de Deus se regozijando e levando você para casa.

Leia mais:  Liturgia Diária – 28º Domingo do Tempo Comum (13/10/2024)

Reflita hoje sobre a santa imagem do Bom Pastor que o procura diligentemente. Veja Seu desejo amoroso de chegar até você, de se reunir com você, de perdoá-lo e de levá-lo amorosamente para casa. Permita que o medo do julgamento se disperse. Humilhe-se e reconheça seu pecado. Admita que você é incapaz de superar isso sozinho. Se você fizer isso, o coração do Bom Pastor se alegrará quando Ele o elevar e o levar à liberdade.

Oração do Dia

Jesus, meu Bom Pastor, Seu amor e compaixão são incríveis. Você é um Deus de extrema misericórdia. Por favor, abra meus olhos para vê-lo como você é e dissipe todo medo do meu coração. Por favor, perdoe-me pelo meu pecado, levante-me e leve-me de volta ao Seu rebanho. Jesus, eu confio em Ti.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.