Liturgia Diária – 30ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira (29/10/2024)

Liturgia Diária de Terça-feira, 29 de outubro de 2024.
Leia aqui diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Homilia Diária Comentada do Evangelho. Leia agora a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira Leitura (Ef 5,21-33)
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios
Irmãos, 21 vós que temeis a Cristo, sede solícitos uns para com os outros. 22 As mulheres sejam submissas aos seus maridos como ao Senhor. 23 Pois o marido é a cabeça da mulher, do mesmo modo que Cristo é a cabeça da Igreja, ele, o Salvador do seu Corpo. 24 Mas como a Igreja é solícita por Cristo, sejam as mulheres solícitas em tudo pelos seus maridos. 25 Maridos, amai as vossas mulheres, como o Cristo amou a Igreja e se entregou por ela. 26 Ele quis assim torná-la santa, purificando-a com o banho da água unida à Palavra. 27 Ele quis apresentá-la a si mesmo esplêndida, sem mancha nem ruga, nem defeito algum, mas santa e irrepreensível. 28 Assim é que o marido deve amar a sua mulher, como ao seu próprio corpo. Aquele que ama a sua mulher ama-se a si mesmo. 29 Ninguém jamais odiou a sua própria carne. Ao contrário, alimenta-a e cerca-a de cuidados, como o Cristo faz com a sua Igreja; 30 e nós somos membros do seu corpo! 31 Por isso o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne. 32 Este mistério é grande, e eu o interpreto em relação a Cristo e à Igreja. 33 Em todo caso, cada um, no que lhe toca, deve amar a sua mulher como a si mesmo; e a mulher deve respeitar o seu marido.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Salmo 127 (128)
— Felizes todos que respeitam o Senhor!
— Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem!
— A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa.
— Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.
Evangelho do Dia
Evangelho (Lc 13,18-21)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 18 Jesus dizia: “A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? 19 Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore, e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos”. 20 Jesus disse ainda: “Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus? 21 Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
Esta breve parábola deveria falar a muitas pessoas muito mais do que elas imaginam. Deveria ser uma fonte de grande encorajamento para todos nós, à medida que procuramos construir o Reino de Deus através de obras apostólicas.
A semente de mostarda é muito pequena. No início, quando alguém o segura na mão, pode não pensar muito nisso. Mas se a plantassem em condições ideais, essa semente poderia crescer e se tornar uma árvore com mais de 6 metros de altura.
Jesus usa esta parábola para nos ensinar muitas lições. Uma dessas lições é a das nossas obras apostólicas de caridade. Quando você pensa no chamado de ser apóstolo do Senhor, espalhando o Evangelho até os confins da terra, o que vem à mente? Talvez o primeiro pensamento seja daqueles a quem foi confiado um ministério muito grande, público e vibrante. Neste caso, é mais fácil ver nascerem os bons frutos das obras apostólicas. Mas e você? Para a maioria das pessoas, elas podem se esforçar para amar e servir os outros de todas as maneiras possíveis e não conseguem ver a abundância de bons frutos nascidos de seus esforços. Quando isso acontece, alguns podem ficar desanimados e perder o zelo pela difusão do Evangelho.
Se este for você, considere a semente de mostarda. Plantar esta pequena semente é representativo de muitos dos nossos esforços apostólicos. Deus nos chama a praticar pequenos atos de bondade, a compartilhar nossa fé de maneiras sutis e até mesmo ocultas, a servir por amor mesmo quando isso passa despercebido, e a fazê-lo sem cessar. Esses pequenos atos dão frutos para o Reino de Deus? Se você acredita nesta parábola do grão de mostarda, então a resposta deve ser um sonoro “Sim”.
Muitas vezes na vida, nunca veremos todos os efeitos que nossas ações têm sobre os outros. Nossa influência negativa irá afetá-los muito mais do que imaginamos. E os nossos atos amorosos de caridade, através dos quais partilhamos a nossa fé, também afetarão as pessoas muito mais do que imaginamos. Acreditar na mensagem desta parábola do grão de mostarda deve nos levar a acreditar que plantar essas pequenas sementes de fé, por meio de nossa caridade, virtudes e palavras, realmente produzirá uma abundância de bons frutos, muito mais do que podemos imaginar, até entrarmos nas glórias do Céu.
Reflita hoje sobre o seu dever de plantar diariamente as menores sementes de fé e amor. Não desanime se seus esforços não derem frutos abundantemente óbvios. Simplesmente comprometa-se com o plantio, repetidamente. Deleite-se em semear a semente da fé e veja isso como sua missão. Se você fizer isso durante toda a sua vida, do Céu você olhará para trás e ficará surpreso ao ver como Deus produziu poderosamente o Seu Reino através daqueles atos aparentemente insignificantes de fé e amor.
Oração do Dia
Meu glorioso Rei, Tu desejas que o Seu Reino cresça amplamente através de nossos esforços de amor. Por favor, use-me, querido Senhor, para plantar Suas sementes de fé e caridade todos os dias. Que eu nunca me canse desses esforços apostólicos e que sempre tenha grande prazer em servir-Te e construir o Teu Reino de todas as maneiras que puder. Jesus, eu confio em Ti.
A Liturgia Diária para os Católicos
Além da Liturgia Diária, o padre ou celebrante faz, por livre interpretação, a Homilia Diária das palavras do Evangelho depois da sua leitura.
O ponto mais importante da liturgia é o Mistério Pascal que descreve a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.
Sobre o Autor
0 Comentários