Liturgia Diária – Santa Luzia, virgem e mártir – Memória, Quarta-feira (13/12/2023)

Reflexão do Evangelho de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Quarta-feira, 13 de dezembro de 2023.

Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Oração do dia e as Liturgias Diárias com reflexão. Leia aqui a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Isaías 40, 25-31

Leitura do livro do profeta Isaías:

25’Com quem haveis de me comparar, e a quem seria eu igual?’ – fala o Santo. 26Levantai os olhos para o alto e vede: Quem criou tudo isto? – Aquele que expressa em números o exército das estrelas e a cada uma chama pelo nome: tal é a grandeza e força e poder de Deus que nenhuma delas falta à chamada. 27Então, por que dizes, Jacó, e por que falas, Israel: ‘Minha vida ocultou-se da vista do Senhor e meu julgamento escapa ao do meu Deus?’ 28Acaso ignoras, ou não ouviste? O Senhor é o Deus eterno que criou os confins da terra; ele não falha nem se cansa, insondável é sua sabedoria; 29ele dá coragem ao desvalido e aumenta o vigor do mais fraco. 30Cansam-se as crianças e param, os jovens tropeçam e caem, 31mas os que esperam no Senhor renovam suas forças, criam asas como as águias, correm sem se cansar, caminham sem parar.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 102 (103)

– Bendize, ó minha alma ao Senhor.

– Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

– Pois ele te perdoa toda culpa, e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão.

– O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo. Não nos trata como exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 11, 28-30

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Eis que o Senhor há de vir, a fim de salvar o seu povo; felizes são todos aqueles que estão prontos para ir-lhe ao encontro.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Uma das atividades mais prazerosas e saudáveis ​​da vida é dormir. Este é especialmente o caso quando alguém consegue entrar em um sono profundo e revigorante. Ao acordar, a pessoa que dormiu profundamente sente-se revigorada e pronta para um novo dia. Claro, o oposto também é verdadeiro. Quando o sono é difícil e agitado, a pessoa pode sofrer inúmeros efeitos nocivos, especialmente quando a falta de um sono saudável se torna a norma.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

O mesmo se aplica à nossa vida espiritual. Para muitas pessoas, o “descanso espiritual” é algo estranho para elas. Eles podem fazer algumas orações por semana, assistir à missa ou até mesmo fazer uma hora santa. Mas, a menos que cada um de nós entre numa forma de oração profunda e transformadora, não seremos capazes de experimentar o descanso espiritual interior de que necessitamos.

O convite de Jesus no Evangelho de hoje para “Vinde a mim…” é um convite para nos transformarmos, interiormente, à medida que permitimos que Ele nos alivie dos fardos da nossa vida quotidiana. Todos os dias enfrentamos muitas vezes dificuldades e desafios espirituais, tais como tentações, confusões, decepções, raivas e coisas do gênero. Muitas vezes somos bombardeados diariamente com as mentiras do maligno, a hostilidade de uma cultura secularizada crescente e um ataque aos nossos sentidos através das numerosas formas de mídia que digerimos diariamente. Estas e muitas outras coisas que encontramos todos os dias terão o efeito de nos desgastar interiormente a nível espiritual. Como resultado, precisamos do revigoramento espiritual que vem somente do nosso Senhor. Precisamos do “sono” espiritual que resulta da oração profunda e revitalizante. E essa forma de oração só é possível se atendermos ao convite de Cristo para nos aproximarmos dele com todas as fibras do nosso ser, entregando tudo o que somos e tudo o que encontramos todos os dias.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

Reflita hoje se você se sente cansado às vezes. Pense, especialmente, em qualquer cansaço mental ou emocional. Muitas vezes, essas formas de cansaço são, na verdade, de natureza espiritual e precisam de um remédio espiritual. Busque o remédio que nosso Senhor lhe oferece, aceitando Seu convite para ir a Ele, profundamente em oração, e descansar em Sua presença. Fazer isso ajudará a aliviar os pesados ​​fardos com os quais você luta.

Oração do Dia

Meu amoroso Senhor, aceito Seu convite para ir até Você e descansar em Sua gloriosa presença. Atraia-me, querido Senhor, para o Seu coração que transborda de graça e misericórdia. Atraia-me para a Tua presença para que eu possa descansar em Ti e ser libertado dos muitos fardos da vida. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *