Liturgia Diária – Santa Luzia, virgem e mártir – Memória, Quarta-feira (13/12/2023)

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Quarta-feira, 13 de dezembro de 2023.

Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Oração do dia e as Liturgias Diárias com reflexão. Leia aqui a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Isaías 40, 25-31

Leitura do livro do profeta Isaías:

25’Com quem haveis de me comparar, e a quem seria eu igual?’ – fala o Santo. 26Levantai os olhos para o alto e vede: Quem criou tudo isto? – Aquele que expressa em números o exército das estrelas e a cada uma chama pelo nome: tal é a grandeza e força e poder de Deus que nenhuma delas falta à chamada. 27Então, por que dizes, Jacó, e por que falas, Israel: ‘Minha vida ocultou-se da vista do Senhor e meu julgamento escapa ao do meu Deus?’ 28Acaso ignoras, ou não ouviste? O Senhor é o Deus eterno que criou os confins da terra; ele não falha nem se cansa, insondável é sua sabedoria; 29ele dá coragem ao desvalido e aumenta o vigor do mais fraco. 30Cansam-se as crianças e param, os jovens tropeçam e caem, 31mas os que esperam no Senhor renovam suas forças, criam asas como as águias, correm sem se cansar, caminham sem parar.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 102 (103)

– Bendize, ó minha alma ao Senhor.

– Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!

Leia mais:  Liturgia Diária – 1ª Semana da Quaresma, Quarta-feira (21/02/2024)

– Pois ele te perdoa toda culpa, e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão.

– O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo. Não nos trata como exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 11, 28-30

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Eis que o Senhor há de vir, a fim de salvar o seu povo; felizes são todos aqueles que estão prontos para ir-lhe ao encontro.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Uma das atividades mais prazerosas e saudáveis ​​da vida é dormir. Este é especialmente o caso quando alguém consegue entrar em um sono profundo e revigorante. Ao acordar, a pessoa que dormiu profundamente sente-se revigorada e pronta para um novo dia. Claro, o oposto também é verdadeiro. Quando o sono é difícil e agitado, a pessoa pode sofrer inúmeros efeitos nocivos, especialmente quando a falta de um sono saudável se torna a norma.

Leia mais:  Liturgia Diária – Cátedra de São Pedro, Apóstolo - Festa, Quinta-feira (22/02/2024)

O mesmo se aplica à nossa vida espiritual. Para muitas pessoas, o “descanso espiritual” é algo estranho para elas. Eles podem fazer algumas orações por semana, assistir à missa ou até mesmo fazer uma hora santa. Mas, a menos que cada um de nós entre numa forma de oração profunda e transformadora, não seremos capazes de experimentar o descanso espiritual interior de que necessitamos.

O convite de Jesus no Evangelho de hoje para “Vinde a mim…” é um convite para nos transformarmos, interiormente, à medida que permitimos que Ele nos alivie dos fardos da nossa vida quotidiana. Todos os dias enfrentamos muitas vezes dificuldades e desafios espirituais, tais como tentações, confusões, decepções, raivas e coisas do gênero. Muitas vezes somos bombardeados diariamente com as mentiras do maligno, a hostilidade de uma cultura secularizada crescente e um ataque aos nossos sentidos através das numerosas formas de mídia que digerimos diariamente. Estas e muitas outras coisas que encontramos todos os dias terão o efeito de nos desgastar interiormente a nível espiritual. Como resultado, precisamos do revigoramento espiritual que vem somente do nosso Senhor. Precisamos do “sono” espiritual que resulta da oração profunda e revitalizante. E essa forma de oração só é possível se atendermos ao convite de Cristo para nos aproximarmos dele com todas as fibras do nosso ser, entregando tudo o que somos e tudo o que encontramos todos os dias.

Leia mais:  Liturgia Diária – 1ª Semana da Quaresma, Sexta-feira (23/02/2024)

Reflita hoje se você se sente cansado às vezes. Pense, especialmente, em qualquer cansaço mental ou emocional. Muitas vezes, essas formas de cansaço são, na verdade, de natureza espiritual e precisam de um remédio espiritual. Busque o remédio que nosso Senhor lhe oferece, aceitando Seu convite para ir a Ele, profundamente em oração, e descansar em Sua presença. Fazer isso ajudará a aliviar os pesados ​​fardos com os quais você luta.

Oração do Dia

Meu amoroso Senhor, aceito Seu convite para ir até Você e descansar em Sua gloriosa presença. Atraia-me, querido Senhor, para o Seu coração que transborda de graça e misericórdia. Atraia-me para a Tua presença para que eu possa descansar em Ti e ser libertado dos muitos fardos da vida. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.